Uma renovação de charme

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Casa em Cernache do Bonjardim, Nrtb Arquitectos Nrtb Arquitectos
Loading admin actions …

O projeto que lhe apresentamos hoje está cheio da nostalgia do passado ao mesmo tempo que abraça as necessidades e os gostos da vida moderna. Da autoria do gabinete de arquitetura ’Nrtb Arquitectos’, a reabilitação/reconstrução partiu de uma casa centenária construída na bonita vila de Cernache do Bonjardim e transformou-a numa fantástica moradia, cheia de charme e modernidade.

Da casa original utilizaram-se apenas as paredes exteriores e uma parede interior, em pedra, que marca a sala e o sótão. Os interiores foram totalmente redesenhados e os exteriores concebidos para transformar esta casa numa habitação dos nossos dias, sem perder de vista o seu passado!

Mas deixemo-nos de descrições e passemos às fotos. Desfrute!

Antes – Uma fachada principal de aspeto cansado

Antes das obras de renovação a imponência original da casa estava quase esquecida, escondida sob camadas de trabalhos mal executados ou de gosto duvidoso. Tudo invocava a necessidade de recuperação. Desde a pintura pela metade, às cablagens elétricas visíveis, passando pelo insólito desnível na cobertura e pelos restos de sinais publicitários de negócios já extintos. O aspeto antigo e cansado desta fachada gritava por ajuda… Afinal a casa tem mais de cem anos!

Antes – A desgastada fachada posterior

Tal como a fachada principal, também a fachada posterior era desalentadora e muito pouco digna. Portas estreitas e paredes enegrecidas dominam na casa, chegando a assustar. Mas é no pátio que o abandono é mais pungente! Árvores envelhecidas tapam a luz das janelas e ervas daninhas dificultam a entrada… Um cenário nada agradável à primeira vista, mas cujo potencial foi espetacularmente bem aproveitado pelos autores do projeto, como irá ver a seguir!

Depois – A bela fachada principal

Após a conclusão dos trabalhos de renovação a fachada outrora deprimente brilha! A superfície enegrecida foi substituída por um branco brilhante, o rodapé castanho foi substituído por um tom de cinza, as portas e janelas foram ou trocadas, os cabos desapareceram… Toda a fachada foi uniformizada e os restos das utilizações anteriores desapareceram. Mas a cara lavada e devidamente maquilhada do exterior não revela a profunda operação de reconstrução que sofreu o interior, nem a maravilha que nasceu no pátio!

Depois – Fachada posterior e espaço exterior de sonho!

E aquelas traseiras de pesadelo tornaram-se em área de lazer de sonho!

A vegetação foi organizada, renovada ou substituída, desimpedindo a fachada. E embora possa parecer ainda incipiente, com o tempo irá transformar o espaço num magnífico jardim.

O chão foi empedrado ou relvado e criou-se um lugar de estacionamento, um complemento imprescindível da vida moderna…

O espaço é complementado na perfeição por uma bela piscina de forma irregular, servida por um estrado de madeira, onde apetece caminhar numa tarde de verão

Acabou o caos, aqui reina a ordem!

Antes – A sala de estar a precisar de modernização

Se havia coisa que esta casa não tinha à partida era falta de estilo. Aliás a sala, com as suas madeiras antigas, estilo vintage, no teto e as suas altas janelas de portadas amplas, tinha um charme antiquado que a tornava deliciosa. No entanto estava longe de cumprir com as necessidades mínimas da vida moderna… As madeiras em geral estavam em bastante mau estado e o isolamento era inexistente. Apesar disso este espaço apresentava-se como um desafio de superação para o autor do projeto, que foi espetacularmente bem conseguido, como veremos a seguir.

Depois – Uma sala de estar única

E agora a magistral transformação! A sala mantém um estilo clássico e antigo, mas indo de encontro às tendências estéticas mais atuais. As madeiras do chão foram substituídas por um pavimento em madeira novo, brilhante e acolhedor. E as janelas foram trocadas por versões a lembrar as anteriores, mas devidamente isoladoras. No teto preservou-se o inestimável estuque antigo, devidamente restaurado. 

A manutenção da parede original em pedra, agora a descoberto, confere ao espaço um tom rústico, e torna-o ainda mais convidativo.

Antes – Interiores envelhecidos

Uma vez mais, os interiores não eram totalmente desprovidos de beleza… Mas os anos tinham roubado o brilho às cores e o caruncho já fizera os seus estragos nas madeiras, que se apresentavam desgastadas e escurecidas. Por outro lado as áreas eram pequenas e muito divididas, seguindo um estilo antiquado, o que tornava os espaços escuros e um pouco deprimentes. A precisarem de intervenção urgente sem dúvida!

Antes – Um sótão de casa assombrada!

Um verdadeiro depósito de pó e teias de aranha era o destino do sótão antes das obras de renovação da casa. Ainda assim podemos ver o potencial do espaço e imaginá-lo bem aproveitado. No entanto nada nos prepara para a radical transformação que sofreu!

Depois – Interiores encantadores

Agora sim! Espaços amplos e cores claras, que tornam o ambiente mais alegre e luminoso. Um chão em madeira natural que brilha e aconchega. E pormenores de estilo retro, como os varandins de inspiração “art nouveau” que dão um ar delicadamente antiquado, mas ao mesmo tempo perfeitamente atual. Um perfeito casamento entre o passado e o presente!

Depois – O sótão que todos desejamos

Totalmente diferente, não é verdade? Tão diferente que dificilmente conseguimos imaginar que é o mesmo sótão da imagem anterior. Mas é, e isso ainda se nota na parede de pedra que foi deixada a descoberto e embeleza o espaço atualmente. De resto… Um teto falso branco e amplas claraboias dão luz ao compartimento. O chão de madeira dá o toque aconchegante. E um armário de parede que aproveita a área mais baixa do espaço providencia arrumação. Um sótão de pesadelo que se transforma num espaço de lazer único!

Gostou da transformação deste sótão? Então veja mais ideias para o seu sótão no artigo ’Há vida no sótão!

Depois – A elegante cozinha não existia antes!

E por último a cozinha! Moderna, de linhas direitas, e prática como é necessário nos dias que correm, não existia na casa original. Na verdade este espaço foi construído como anexo à fachada posterior da casa, mas funde-se tão perfeitamente com esta que parece sempre ter lá estado. Genial!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista