9 Modelos De Portas Para Renovar A Sua Cozinha

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Una cocina de aire rústico que se adapta al entorno urbano, DEULONDER arquitectura domestica DEULONDER arquitectura domestica Cozinhas rústicas Madeira Efeito de madeira
Loading admin actions …

Cada vez mais os projetos de arquitetura modernos contemplam cozinhas integradas com a sala de jantar e estar. Essa opção traz um conceito de casa aberta, arejada, sempre pronta para receber convidados e reunir a família. Por isso, já não é mais comum ter porta na cozinha, a menos que seja para um quintal dos fundos ou como opcional para separar os ambientes em ocasiões específicas.

Então, é considerando essas duas situações que esse livro de ideias foi criado. Justamente para você conferir os modelos mais interessantes de portas, suas funcionalidades, e assim vai ficar mais fácil decidir se quer ou não colocar uma porta na sua cozinha.

Modelos de porta para cozinha: qual escolher?

No caso de querer uma porta para cozinha para fechá-la apenas quando houver necessidade, é muito comum escolher modelos que contenham vidro. Assim, as portas impedem a passagem do som e do cheiro dos alimentos, mas não bloqueiam a vista. Pode ser uma vantagem, conforme suas necessidades.

Outra opção muito utilizada é a porta de correr. Ela economiza espaço, pois sua estrutura para movimentação é fixada em uma parede já existente. Quando aberta, pode ficar praticamente invisível, dependendo do modelo que escolher. Se quiser bloquear a vista, mantendo a cozinha reservada, é só optar por uma porta de madeira ou de vidro com efeito, seja jateado, craquelado ou com adesivo.

Já se não houver espaço para uma porta de correr, mas precise de uma porta grande, pode também optar por um modelo de porta dupla ou tripla, com dobras. É interessante que elas abram o máximo possível para ficarem encostadas na parede quando abertas, assim não vão ocupar o espaço de passagem. Os modelos mais usado são as portas francesas, que são feitas de madeira com várias “janelinhas” de vidro.

Se a sua cozinha já for fechada com paredes, em um cômodo separado, mas a porta atual não é do seu agrado, é mais fácil ainda de adaptar. A dica é que o modelo de porta combine com a decoração. Ou, para ficar mais discreto, pinte a porta da mesma cor das paredes, assim ela não chama a atenção.

Agora que já tem ideia sobre os melhores modelos de porta para cozinha, é hora de se inspirar. Veja 9 exemplos de cozinhas com porta em projetos elaborados pelos arquitetos da homify.

1. Porta de cozinha de vidro com acesso para fora

Esse modelo é porta é bastante comum e uma das opções com melhor custo benefício. Por ser grande, contribui com a entrada de luz natural na cozinha, além de possuir vários modelos de esquadrias para combinar com a cor das paredes. É ótima para ter uma passagem à área externa da casa, em especial se tiver um cantinho organizado para relaxar, como nesse projeto da imagem acima.

2. Portas de vidro para cozinha em modelo simples

Já se não dispuser de espaço para a instalação de uma porta grande, ainda assim é interessante apostar em uma porta simples que seja de vidro. Esse modelo é bom quando o acesso é para uma área restrita da casa, já que é menos seguro. Se preza pela segurança, pode colocar uma cortina e uma grade de ferro para proteger. Vale a pena principalmente porque mantém a cozinha mais iluminada, o que é importante quando não tem muitas janelas.

3. Porta de cozinha de madeira com vidro

Além dos modelos de porta de vidro com esquadria de alumínio ou de PVC, você pode optar pelas de madeira. É mais uma questão estética, principalmente se a sua cozinha for em estilo tradicional ou rústico, com móveis também em madeira. Também pensando na questão estética, note que uma das portas dessa cozinha está coberta com uma cortina muito leve e prática, sem atrapalhar a decoração e que é fácil de limpar. Tenha isso em conta na hora de escolher a cortina para esse cômodo da casa.

4. Porta de madeira para cozinha

Quando uma cozinha é pequena e fechada, em um cômodo separado e já contém uma porta de madeira, o ideal é que a porta seja camuflada com a mesma cor das paredes. Assim, a sensação de amplitude deixa o ambiente visualmente mais confortável.

5. Porta para cozinha de madeira em estilo rústico

Já quando a sua decoração é rústica, pode apostar em manter a cor natural da madeira na porta. Veja que lindo esse modelo de projeto, em que a madeira está por toda parte, inclusive com uma porta em estilo antigo, com dobradiças estilizadas de ferro.

6. Porta de cozinha de vidro com grades

Aqui está um modelo de porta de vidro simples com a instalação de grades na parte externa. Além de contribuir com um acabamento decorativo, certamente vão lhe trazer mais segurança, estando em casa ou não.

7. Porta dupla com vidro trabalhado

Como mencionado no início, um dos modelos que pode escolher para porta de cozinha é com abertura dupla. Se quiser manter a privacidade, mas permitir a entrada de luz, escolha um vidro trabalhado. Veja como essa porta harmonizou perfeitamente com o design da cozinha em um estilo meio campestre meio mediterrâneo nos pequenos detalhes.

8. Porta simples de madeira em cozinha grande

Dependendo do tamanho da cozinha, ter uma porta pequena não vai atrapalhar em nada. Então apenas tenha o cuidado de fazer com que ela combine com o ambiente. E mais uma vez, os modelos com vidro deixam a decoração mais leve e fluida, vale a pena apostar.

9. Cozinha com janela de vidro

Para concluir, um modelo de cozinha que valoriza muito a entrada na luz natural e a vista para a natureza. Para ter grandes janelas de vidro, precisa estar certo sobre a segurança do seu terreno e sentir-se à vontade ao permitir que o lado de fora veja o de dentro. Ou então, a melhor solução para aderir a essa ideia é colocar películas espelhadas do lado de fora, impedindo que o interior seja visto, mesmo à noite e sem o uso de cortinas.

Qual modelo de porta você colocaria na sua cozinha? Deixe o seu comentário

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista