SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

As mesas de jantar mais avassaladoras

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A sala de jantar é aquele espaço acolhedor e prazeroso no qual reunimos amigos e familiares em torno de prazeres comuns, como saborear refeições deliciosas e bater um bom papo, num clima de descontração e intimidade. Porém, existem alguns itens indispensáveis na sala de estar para assegurar o nosso conforto e claro, realçar as qualidades estéticas do ambiente. 

Certamente a mesa de jantar é o principal item da sala de jantar que atende a sua função primordial, mas que possui também um protagonismo na decoração do ambiente. Por esta razão, os designer têm se dedicado a criar mesas de jantar que são verdadeiras obras de arte, que além de cumprirem sua função essencial, realçam as qualidades estéticas do ambiente e combinam com os mais variados estilos de decoração.   

Neste artigo apresentamos exemplos fascinantes de mesas de jantar de vários estilos, com os quais você certamente se identificará com um ou mais modelos para posteriormente decidir qual mesa de jantar você pode incluir na sua sala de estar para realçar a decoração do ambiente e expressar sua personalidade. 

Mesa Jet

Arquitetura Residencial | Casa de luxo na Barra da Tijuca: Salas de jantar  por Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica
Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica

Arquitetura Residencial | Casa de luxo na Barra da Tijuca

Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica

Um exemplo da relevância da mesa de jantar como objeto que desempenha um papel essencial na decoração do ambiente é a mesa Jet, concebida pelo arquiteto Guilherme Torres. A Mesa jet, disponível em diversas cores, possui linhas retas e forma delicada. Sua essência minimalista realça a sutileza da forma e da qualidade material, acabamento em laca, e descarta qualquer ornamentação. Neste projeto, a combinação de superfícies neutras e da madeira realça a presença marcante da mesa jet como objeto decorativo e protagonista da decoração.

Mesa Fifties

Para desenvolver a mesa de jantar Fifties, o inconfundível trabalho do gênio da arquitetura Oscar Niemeyer serviu de inspiração para o novo ícone da arquitetura e do design brasileiros. Torres inverteu os pilares em forma de V dos edifícios do Parque do Ibirapuera projetados por Niemeyer, os quais se tornaram a base e equilíbrio da mesa super contemporânea. A estrutura é composta por uma estrutura metálica interior revestida por chapas de MDF de altíssima qualidade, também uma marca das obras do designer. 

Estilo moderno

Salas de jantar  por Gantous Arquitectos
Gantous Arquitectos

Polanco Penthouse

Gantous Arquitectos

Este modelo de mesa celebra a racionalidade da forma e as qualidades estéticas da madeira. A mesa é composta de madeira sem qualquer detalhe trabalhado. O conjunto de mesas também é composto de cadeiras feitas em madeira sem qualquer ornamentação. Com exceção da luminária com pendentes e cristais, a decoração abstrata de cores brancas reforça o protagonismo da madeira e seu ciclo de transformação, de organismo e recurso disponível na natureza, demostrado nos três quadros na parede, à objeto funcional e decorativo.    

Estilo sofisticado

Neste exemplo, a madeira desempenha também um papel de protagonismo na decoração. Seja nos elementos de marcenaria, como a estante com nichos irregulares e na moldura que evidencia o painel espelhado, à esquerda, no qual o aparador se fixa, seja no mobiliário, com elementos em madeira, como a mesa de jantar, com estrutura metálica, na cor preta, que emoldura a base em madeira. 

Design contemporêno

EDIFÍCIO DE APARTAMENTOS EM LUGANO:   por spbr arquitetos
spbr arquitetos

EDIFÍCIO DE APARTAMENTOS EM LUGANO

spbr arquitetos

Neste exemplo, a mesa de jantar, também em madeira, é composta de duas partes assimétricas que não se tocam e formam uma base retangular. Apesar da sobriedade e racionalidade da forma dos seus elementos, o acabamento na cor vermelha, dá à mesa mais personalidade e realça sua presença no ambiente como objeto decorativo e dotado de qualidades materiais únicas.   

Mesa de madeira in natura

CASA DE FIM DE SEMANA EM SÃO PAULO: Casas  por spbr arquitetos
spbr arquitetos

CASA DE FIM DE SEMANA EM SÃO PAULO

spbr arquitetos

Obviamente a mesa de jantar é parte de um contexto e está inserida em um lugar habitado por pessoas com personalidades e estilos próprios e únicos. Portanto, a mesa de jantar deve ser um elemento que expressa de forma harmoniosa as personalidades dos moradores e comunica os valores valorizados por eles. Neste projeto, a sala de jantar situada em meio ao jardim e protegida pelo volume principal da casa, suspensa por dois apoios, possui uma mesa de jantar em madeira in natura e piso em pedra portuguesa. Os materiais naturais realçam o protagonismo da natureza e sua relevância para a experiência dos moradores.   

Estilo rústico

Mais uma vez, inspirado na natureza, este modelo de mesa de jantar realça as qualidades estéticas da madeira in natura com seus veios e imperfeições à mostra. A combinação de piso de madeira, móveis rústicos de madeira e a integração com o jardim tornam o ambiente mais charmoso e aconchegante.

Estilo rústico e contemporâneo

Mesa de Raiz: Sala de jantar  por Boulle
Boulle

Mesa de Raiz

Boulle

Esta peça funcional e ornamental da Boulle possui tampo de vidro e a base é composta de um tronco de madeira in natura, de forma escultural, que combina o contemporâneo e o rústico, acrescentando um charme e uma exuberância irresistíveis ao ambiente.

Estilo contemporâneo

Neste projeto, assinado pelo Estúdio Barino, detalhes curvos e marcantes tornam o ambiente mais elegante. A mesa de jantar é composta de tampo de vidro, com suas quinas arredondadas e uma base de madeira em forma de U. As cadeiras também apresentam elementos em madeiras com curvas suaves. A luminária quadrangular e um amplo espelho emoldurado em madeira complementam a decoração eclética e sofisticada do ambiente.

Mesa House of Cards

APTO ANTONIO CARLOS: Salas de jantar  por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

APTO ANTONIO CARLOS

Mauricio Arruda Design

Neste projeto, a mesa House of Cards, desenhada pelo próprio arquiteto Mauricio Arruda, com tampo de vidro temperado e apoios que reproduzem cartas de baralho gigantes convive em harmonia com as cadeiras verdes dobráveis Air, Tom Dixon, e contribui para criar um ambiente despojado e jovial. Na parede, diversas obras de artistas brasileiros complementam a decoração do ambiente, que conta ainda com um aparador vintage, peça da coleção particular do proprietário. 

Estilo minimalista

Cozinhas  por BLA Architects
BLA Architects

​Sheen Lane, Kitchen

BLA Architects

O vidro é um material com qualidades únicas e capaz de materializar soluções criativas e inusitadas. Sua transparência, leveza e resistência são atributos que o tornam um material versátil e sofisticado. Neste exemplo, uma mesa inteiramente de vidro temperado incolor e bancos dois bancos também em vidro temperado incolor compõem a mesa de jantar em estilo minimalista.

Mesa metálica colorida

Neste exemplo, temos uma mesa metálica colorida de arestas geometrizadas, que  . Esta mesa na cor amarela torna o ambiente mais vibrante e dá mais personalidade ao ambiente.

Estilo despojado

Projeto Amauri: Salas de jantar  por Suite Arquitetos
Suite Arquitetos

Projeto Amauri

Suite Arquitetos

Para quem aprecia ambientes com cores mais vibrantes e uma decoração mais despojada, a mesa de jantar também deve expressar esta irreverência. Neste ambiente, além de cores vibrantes, laranja e turquesa, a mesa de jantar cria um ambiente despojado e alegre.

Estilo casual

A dimensão espacial do ambiente, portanto o espaço livre disponível no ambiente é um fator determinante na escolha da mesa de jantar. Neste projeto, uma mesa de jantar redonda de cor branca e cadeiras acrílicas otimizam o espaço da sala de jantar compacta e contribuem para realçar a marcenaria e o piso de madeira, tornando o ambiente mais delicado e aconchegante.

Para obter mais informações sobre salas de jantar, acesse aqui nossa seção especial.

Qual mesa de jantar corresponde melhor ao seu estilo? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!