Ideias de churrasqueiras para todos os bolsos

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Existem alguns espaços da casa que possuem um status especial, seja por sua tradição, funcionalidade ou por suas qualidades ambientais e estéticas. E, alguns destes ambientes são tão enraizados no programa de necessidades da habitação brasileira quanto alguns hábitos que integram a nossa cultura. Que o brasileiro adora um churrasco, ninguém discordaria. Por este motivo, qualquer projeto arquitetônico completo contempla o espaço da churrasqueira. Afinal, ninguém quer ficar sem o tradicional ambiente para reunir amigos e familiares em torno de um saboroso churrasco?     

Embora a churrasqueira seja um espaço funcional e prático, ultimamente este espaço tem passado por upgrades, ganhando novas funções, como a de espaços gourmet, espaços lounges, mas sem perder de modo algum sua essência de servir de espaço de encontro e confraternização dos apreciadores do bom e tradicional churrasco e da culinária.

Neste artigo apresentamos ideias e exemplos de churrasqueiras que servirão de inspiração para quem está pensando em adicionar uma churrasqueira ao programa da casa, ampliar ou simplesmente renovar a decoração deste espaço culinário e cultural tão brasileiro quanto o samba, à bossa nova, a caipirinha e o futebol. 

Ambiente jovial e colorido

Aqui iniciamos um passeio pelas churrasqueiras externas. Neste projeto da cobertura SC, a maior atração é justamente o espaço gourmet, área de convívio e de encontros, localizado no terraço. O ambiente é composto de uma estrutura em madeira e fechamento em vidro temperado, que permite sua ampla integração visual e espacial com o exterior, tornando-o mais amplo e aprazível. Objetos de cores vibrantes, como a mesa, as luminárias com pendentes e o armário estilo colonial contrastam com a cor natural da madeira e dos tijolinhos da churrasqueira e criam um ambiente vibrante e jovial.

Estilo colonial

Situados no interior ou no exterior da residência, estes ambientes podem e devem ser personalizados, de modo a garantir maior conforto aos moradores e expressar suas personalidades. Neste exemplo, o espaço da churrasqueira consiste de uma estrutura de madeira, coberta com bambus, um volume revestido em pastilhas cerâmicas e mobiliário em madeira, criando um ambiente rústico e acolhedor. 

Mais informações sobre terraços, varandas e alpendres, você encontra aqui

Espaço gourmet

Espaço Gourmet: Cozinhas modernas por RABAIOLI I FREITAS
RABAIOLI I FREITAS

Espaço Gourmet

RABAIOLI I FREITAS

Como já mencionado, a churrasqueira foi incorporada ao espaço gourmet, um espaço mais elaborado e aconchegante que reúne os apreciadores da boa culinária, que inclui também um bom churrasco. Neste projeto da Casa Ferro, a churrasqueira, com seu revestimento bicolor, é um dos destaques do espaço gourmet, no qual predomina o uso de cores escuras e matérias com acabamento em tons escuros, que tornam o ambiente mais elegante e sofisticado. A mesa de jantar com base composta de um tronco de madeira escultural e tampo de vidro, complementa a decoração do espaço gourmet. 

Integração com a cozinha

Neste exemplo, a churrasqueira, revestida em tijolinhos à vista, também foi trazida para o espaço gourmet, que foi fechado com planos envidraçados, portas de correr de vidro temperado, otimizando o aproveitamento da iluminação natural e garantindo maior conforto e privacidade ao ambiente, que foi concebido para servir de área de encontro e confraternização com os amigos e familiares. Os armários planejados, feitos em marcenaria, na cor preta, o painel de pastilhas cerâmicas, também na cor preta, e o mobiliário feito em fibra sintética tornam o ambiente mais elegante e agradável.

Integração com o living

Neste proposta ousada, o espaço gourmet está integrado ao living room, evidenciando a prática dos moradores em receber amigos e familiares. Um dos destaques do living room é o espaço gourmet com churrasqueira, um ambiente que se destacada pelo revestimento em madeira, criando uma atmosfera rústica e aconchegante. É importante ressaltar que nestes ambientes, deve-se priorizar pisos de fácil limpeza devido aos riscos de respingos de gordura. Por este motivo, ao invés do acabamento em madeira no piso, buscou-se revestir em madeira o teto sobre a projeção do perímetro do espaço gourmet, que conta ainda com detalhes como o jogo de luminárias com pendentes que complementam o decór.

Integração com a paisagem

Casa | LM |: Salas de jantar modernas por Marcos Bertoldi
Marcos Bertoldi

Casa | LM |

Marcos Bertoldi

No projeto da Casa LM o espaço da churrasqueira está integrado à cozinha e ao espaço externo, com acesso à varanda e ao deck de madeira. A iluminação zenital, através dos planos envidraçados na cobertura, realça o contraste entre as superfícies verticais do concreto aparente e das superfícies do piso revestido em madeira, devidamente impermeabilizada. As vistas privilegiadas da paisagem circundante servem de ornamentação para o ambiente e tornam-o mais aprazível e sofisticado.

Integração com a sacada

Novo e descolado.: Salas de estar modernas por C. Arquitetura
C. Arquitetura

Novo e descolado.

C. Arquitetura

Uma prova da importância da churrasqueira como ambiente integrante do programa residencial é a disponibilidade de churrasqueiras em condomínios verticais, que também priorizam este espaço como espaço individual. Neste exemplo, a sacada com churrasqueira foi totalmente integrada ao living room, tornando o ambiente mais amplo e aconchegante. Soluções criativas, como o painel móvel em madeira, revelam ou escondem a churrasqueira conforme a necessidade de sua utilização. O destaque é a marcenaria e o projeto luminotécnico que dá personalidade e unidade aos ambientes.  

Espaço gourmet integrado ao lounge

Neste projeto de autoria de Mandril Arquitetura e Interiores, o espaço da churrasqueira também ocupa uma posição privilegiada. Situada na cobertura, o espaço arejado e com vistas para a cidade, tornou-se ainda mais aprazível e aconchegante com a adição da cobertura em estrutura de madeira e planos envidraçados, floreiras em torno do perímetro da cobertura, que trazem a natureza para o ambiente e um sofá em forma de L, com almofadas coloridas, que funcionam como espaço lounge. 

Integração com o terraço

Neste exemplo, o projeto de intervenção criou um espaço gourmet com churrasqueira e uma ampla mesa para refeições, situados sobre o sótão e sob a nova estrutura feita em madeira cumarú. A estrutura em madeira é formada por uma grelha com fechamento em vidro e fornece proteção sem prejudicar a sensação de liberdade e o prazer de estar ao ar livre, em pleno contato com a brisa e a paisagem do entorno. Além da amplitude do espaço, o piso em madeira torna o ambiente mais aconchegante.

Integração com o jardim

Para receber os amigos e proporcionar-lhes uma deliciosa refeição, você precisará de uma estrutura mínima que inclui uma bancada para a preparação das refeições, armários para armazenar os utensílios práticos, a churrasqueira para assar carne e vegetais e claro, um conjunto de mesas e cadeiras. Neste exemplo, a churrasqueira foi integrada ao jardim da casa, tornando o ambiente mais agradável. Portanto, o paisagismo, combinado com a estrutura mínima, podem tornar o seu espaço gourmet num ambiente aprazível e acolhedor como este.

Integração com a piscina

Neste exemplo, a churrasqueira consiste de uma estrutura situada nos fundos da residência e integrada ao jardim e à piscina. A estrutura de linhas retas e superfícies predominantemente brancas, dialogam com o corpo principal da residência. Embora exista no Brasil uma aversão aos puxadinhos, estas estruturas quando bem concebidas e executadas como uma extensão da casa, que dialoga com suas formas e materiais, podem, como neste projeto, agregar valor e comodidade aos moradores.

Quais destes ambientes expressam melhor o seu ideal de ambiente para receber os amigos e familiares?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!