SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

10 salas de estar deslumbrantes

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Existem alguns ambientes que experimentamos, seja nas telas do cinema ou da televisão, nos livros e revistas de arquitetura ou no próprio mundo real, que a princípio nos despertam um arrebatamento encantador que depois se converte em inveja ou desejo de posse, afinal é natural desejarmos aquilo que nos cativa e com o qual nos identificamos. Claro, não podemos ter o mesmo ambiente que nos cativou nos livros de arquitetura, mas podemos apreender o que é que nos cativa numa sala de estar e por que desejamos intensamente um determinado ambiente em detrimento de outros. Portanto, se compreendermos o que torna uma sala de estar cativante, seremos capazes de decorar os nossos próprios ambientes de modo a nos despertar a mesma sensação arrebatadora do início, porém, sem o sentimento de inveja subsequente. Não é o máximo?   

Confira conosco dez exemplos de salas de estar fascinantes, que analisaremos para que você possa apreender e extrair de cada situação uma evidência do que torna um ambiente cativante aos seus olhos. Com base nesta compreensão, você saberá exatamente qual o estilo de decoração que desperta em você as sensações de prazer e satisfação.

​Atmosfera intimista e decoração arrojada

loft casal sala estar e cozinha: Casas  por cioli arquitetura e design
cioli arquitetura e design

loft casal sala estar e cozinha

cioli arquitetura e design

Neste ambiente, os ambientes estão todos integrados e o teto é composto de placas metálicas pintadas de preto, revestimento original do contêiner utilizado na concepção do loft, que realçam a integração espacial e criam ainda um atmosfera mais intimista e introspectiva. Se você apreciou este ambiente, é porque você se identifica com uma estética mais arrojada, marcada por elementos metálicos, mas não abre mão da sensação de conforto e de uma atmosfera intimista.

​Forma consagrada

MOSTRA ARTEFACTO RIO 2015: Salas de estar  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

MOSTRA ARTEFACTO RIO 2015

BC Arquitetos

Se você apreciou este ambiente é porque há elementos contidos nele que te cativaram. Nós o auxiliaremos na tarefa de compreender o que cativa em um ambiente como a sala de estar. Primeiramente o ambiente está contido em um volume, cuja forma é facilmente reconhecida pelo usuário. Nosso inconsciente cria uma identificação imediata com a forma triangular do teto, em duas águas, gerando uma sensação de conforto. Além disto, o ambiente possui cores suaves e revestimentos que realçam a sensação de conforto.  

Decoração despojada e elegante

Este ambiente é marcado pelo predomínio de superfícies brancas e com toques de requinte e sofisticação dos elementos em madeira, como o painel que reveste a parede e algumas peças do mobiliário, como a mesa de centro e o aparador. Portanto, se este ambiente te cativou, é porque você se identifica com ambientes de cores predominantemente neutras com toques de cores suavemente contrastantes, como o bege e o marrom e não abre mão da elegância e do conforto. 

​Decoração com obras de arte

Residência CN: Salas de estar  por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Residência CN

Gláucia Britto

Este ambiente possui uma painel em madeira, que surpreendentemente é interrompido sem tocar o teto, e uma mistura de mobiliário contemporâneo e rústico. Além disto, obras de arte complementam a decoração e trazem elegância e sofisticação ao ambiente. Se esta sala de jantar lhe encanta, é porque você aprecia a combinação de elementos contemporâneos e rústicos e almeja conviver e estar cercado de obras de arte, que inspiram e trazem conforto ao espírito.

​A estética da madeira

Salas multimídia  por homify

Neste projeto, a decoração buscou conciliar peças clássicas do design nacional e internacional, como o sofá de linhas retas desenhado por Le Corbusier, e optou por materiais que criam sensações de conforto e acolhimento, como o amplo painel de madeira, que reveste duas paredes perpendiculares formando um L. Se você se encantou com este ambiente, certamente você valoriza estar em ambientes acolhedores e revestidos com materiais naturais como a madeira.

Estilo loft

Neste projeto de autoria de Yamagata Arquitetura, a sala de estar está inserida no living do loft. A separação entre a área social e a área íntima dá-se por meio de uma cortina e o espaço do dormitório é composto de um volume dentro do volume principal do loft. Se este espaço despertou-lhe encantamento, é porque você aprecia o estilo de vida inspirado nos lofts, espaços compactos e integrados, marcados por tubulações aparentes, elementos metálicos, etc. Claro, você pode incrementar a decoração do ambiente com elementos personalizados, como quadros, obras de arte, vegetação e mobiliário que expresse a sua personalidade. 

​Ambiente rebaixado

Se você foi cativado por este ambiente, é porque para você a sala de estar deve priorizar a sensação de conforto em um ambiente intimista e acolhedor. Neste projeto, criou-se um desnível no ambiente, com o rebaixamento do piso, onde o sofá foi disposto em forma de U, criando um espaço onde os olhares se cruzam e tornando o ambiente mais aconchegante e intimista.

​Luz natural abundante

Neste projeto, a espacialidade monumental é resultante da combinação do pé-direito elevado e espaços integrados. A decoração é composta de mobiliário contemporâneo e da combinação de superfícies contrastantes, como concreto aparente, na estrutura portante, e madeira, no revestimento do piso. Se este ambiente te cativou, é porque você, ainda que inconscientemente, valoriza espaços amplos, altos, integrados e banhados de luz natural.

Minimalismo japonês

Casas  por CASE DESIGN STUDIO
CASE DESIGN STUDIO

House in Fujinomiya

CASE DESIGN STUDIO

Existem pessoas que independente do problema que possuem, consultam como os japoneses o resolveram. Portanto, é sempre válido vermos como os japoneses lidam com certas situações, pois sua cultura milenar e sabedoria ímpar podem ser bastante úteis. Neste projeto, a sala de estar, bem ao estilo tradicional japonês, se abre para o exterior e para o espelho d'água com pedras submersas. Se você se encantou por este ambiente, você se identifica com a cultura japonesa e possui uma tendência a valorizar os elementos essenciais da natureza, expressa de modo sintético.

Natureza exuberante

Se este ambiente te cativou, significa que você se identifica com ambientes que proporcionam contato direto com a natureza e coloridos, seja pela verde do jardim ou seja pelos detalhes, como almofadas coloridas. Portanto, sua sala de estar deve explorar as vistas para a paisagem do entorno, através do uso de planos envidraçados, que além de descortinar a paisagem, permitirá o aproveitamento da luz natural, deixando o ambiente mais agradável e charmoso.  

Para obter mais informações de salas de estar, visite nossa seção especial dedicada a este ambiente.

Com quais destes ambientes você se identifica melhor?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!