10 ideias de salas de jantar espetaculares

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A sala de jantar é um ambiente agradável e acolhedor no qual reunimos amigos e familiares em torno de prazeres comuns, comer e bater um bom papo, num clima de descontração e intimidade. Por esta rezão, estamos sempre atualizando nossas ideias e dicas de como tornar este ambiente mais charmoso e sofisticado, sem perder a sua funcionalidade e conforto, itens indispensáveis em qualquer ambiente.

Já havíamos preparado um artigo sobre os itens essenciais na decoração da sala de jantar, que você encontra aqui, e agora apresentamos um novo artigo com ideias e dicas de como transformar a decoração da sala de jantar e torná-la mais confortável e charmosa.

Estilo vernacular

Residência Quinta da Baronesa: Salas de jantar modernas por Débora Aguiar
Débora Aguiar

Residência Quinta da Baronesa

Débora Aguiar

Outra obra de arte é destaque neste projeto. Se você gosta de obras de arte, a sala de jantar é um ótimo ambiente para expor uma tela da sua coleção, proporcionando momentos de contemplação e contato com a arte. Neste exemplo, além do requinte e das cores vibrantes da tela, destaca-se as superfícies em madeira, a mesa rústica, também em madeira, e as três luminárias pendentes de forma orgânica e delicada, que tornam o ambiente mais elegante e agradável.

Estilo jovial

É óbvio dizer que o principal item da sala de jantar é a mesa de jantar, certo? Portanto, você pode utilizar uma mesa de jantar marcante que expresse o seu estilo e sua filosofia de vida e deixe o ambiente mais personalizado. Neste exemplo, a mesa Jet, peça desenhada por Guilherme Torres, na cor vermelha, é presença marcante e funciona como objeto decorativo no ambiente, que conta ainda com dois jogos de luminárias despojadas, armários embutidos e superfícies brancas que destacam, além da mesa, uma obra de arte.  

Decoração zen

Além da mesa de jantar existem outros móveis e acessórios que você precisa incluir na decoração de modo a compor um ambiente funcional, mais aconchegante e personalizado. As possibilidades são infindáveis e dependem da atmosfera que se deseja criar ou de qual cultura se cultua. Neste exemplo, assinado por Carolina Mendonça, criou-se um ambiente mais intimista e apaziguador através do uso de cores neutras e abstratas, com o predomínio da cor branca, e a utilização de acessórios decorativos como bambu e uma estátua em madeira de uma divindade. O resultado é um ambiente elegante e uma atmosfera zen. 

A expressividade da madeira

Os materiais de acabamento são os elementos que dão qualidade material aos ambientes e ao imóvel de modo geral. Portanto, eles emprestam suas qualidades estéticas aos ambientes. Neste exemplo, a madeira empresta suas qualidades materiais e estéticas à sala de jantar. O painel de madeira possui portas e iluminação embutida, iluminando os objetos decorativos sobre o aparador, que se mimetiza no próprio painel de madeira. Mesa de madeira in natura, luminária pendente de vidro, de forma delicada e elegante, seis cadeiras individuais de cor bege e dois bancos de madeira, situados nas extremidades, complementam a decoração do ambiente.      

Decoração nobre e elegante

Apartamento AS: Salas de jantar modernas por Beth Nejm
Beth Nejm

Apartamento AS

Beth Nejm

Neste exemplo, primeiramente nos deslumbramos com a nobreza e requinte do mármore travertino que reveste todo o piso do living room. Além do acabamento nobre em mármore, destaca-se a imponente e longa mesa de jantar e o jogo de cadeiras, entre as quais se destacam as duas poltronas Monalisas, situadas nas extremidades, feitas de estrutura em metal e revestimento em cordas confeccionadas com garrafa pet e projetada por Cíntia Gomes. Venezianas em madeira complementam a decoração do ambiente. 

Estilo romântico

Salas de jantar modernas por kababie arquitectos
kababie arquitectos

Departamento DL

kababie arquitectos

Neste projeto, predomina a qualidade dos revestimentos, tons escuros e uma atmosfera intimista e romântica. Cheio de destaques e estilo, a sala de jantar possui uma parede revestida de pedra, com uma abertura inferior, no qual situa-se a lareira que serve também a sala de estar, piso de madeira, luminária composta de um suporte metálico para lâmpadas que imitam velas, duas cômodas de madeira e dois espelhos redondos, pendurados por cordas, que favorecem o clima aconchegante e tornam o ambiente mais agradável e elegante.

Galeria de arte

Sala de jantar  por Studio RUIM
Studio RUIM

​Modern en monumentaal wonen aan de gracht

Studio RUIM

Ninguém discorda de que a funcionalidade e o conforto são os principais requisitos de uma sala de jantar, não é mesmo? Portanto, tornar a sala de jantar um ambiente mais confortável é a primeira prioridade de uma intervenção. Uma solução eficaz e simples, que otimiza o uso do espaço, é adotar uma mesa longa junto à parede, na qual se pode utilizar um banco que se prolongue por toda a extensão da mesa e revesti-lo de material acolchoado ou com almofadas. Claro, para arrematar a decoração do ambiente, inclua uma luminária charmosa e destaque ao menos uma parede, com uma cor mais forte, papel de parede ou uma obra de arte.

Natureza e transparência

Neste exemplo, a natureza e a transparência do vidro são os destaques do ambiente. A mesa de jantar redonda com tampo de vidro e base escultural metálica, as cadeiras estofadas na cor turquesa, duas cristaleiras de vidro em formato de torre, o teto com acabamento em madeira e a ampla abertura que descortina a vista para o jardim vertical externo criam um ambiente elegante intimista e luxuoso.  

Estilo despojado

Integração com a Sala de Estar: Salas de jantar modernas por Bruno Sgrillo Arquitetura
Bruno Sgrillo Arquitetura

Integração com a Sala de Estar

Bruno Sgrillo Arquitetura

Você também pode apostar em um estilo mais despojado na sala de jantar. Neste projeto, uma mesa com tampo de vidro e base metálica, na cor amarela, com duas cadeiras avulsas, feitas em madeira, e um assento longitudinal, também em madeira, uma luminária com pendente, na cor amarela, é que divide a sala de jantar dos espaços da cozinha e sala de estar. A mistura de elementos coloridos, como a luminária com pendente, na cor amarela, e madeira resulta em um ambiente despojado e acolhedor. Um dos destaques do ambiente é a composição de quadros e fotografias, referências de amigos e historias da família, que traz mais vida e personalidade ao espaço. 

Estilo mediterrâneo

Salas de jantar  por MOA architecture
MOA architecture

Un vitrage toute largeur qui descend dans le sol

MOA architecture

Com uma vista destas, para o jardim e para o mar Mediterrâneo, a sala de jantar só poderia abrir-se para a paisagem externa e deixar que a natureza do jardim e a vista do mar ornamentasse o ambiente. Explore as vistas para o exterior, caso sua casa desfrute de uma localização privilegiada. Neste exemplo, além do protagonismo da paisagem natural, cadeiras tulipas sem braço, na cor branca, que servem como objetos decorativos, garantem o conforto e o requinte do ambiente.

Para obter mais informações sobre salas de jantar, acesse nossa seção especial.

Qual destas salas de jantar expressam melhor sua personalidade? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!