10 Ideias Econômicas Para Decoração De Cozinha

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Apartamento no bairro Funcionários, Aptar Arquitetura Aptar Arquitetura Cozinhas modernas Azulejo
Loading admin actions …

Pensamos mais uma vez em apresentar dicas econômicas para decoração e, desta vez, o nosso alvo são as cozinhas! 

Não importa, se a sua cozinha é grande ou pequena, moderna ou rústica, pois as dicas que aqui apresentamos servem e podem ser aplicadas a todas elas em geral! Queremos que se sinta bem na sua cozinha e não que a encare como um ambiente desconfortável, onde você passe horas infinitas (e infelizes) cozinhando e limpando! 

Verá que com estas ideias simples e econômicas, você conseguirá uma cozinha nova, mas também bonita e funcional, e sem ter que gastar muito dinheiro! Como diz o ditado: economizar é preciso, principalmente em um momento de crise. 

Vamos conferir!

1. Papel de parede ou azulejo?

O azulejo é uma ótima alternativa ao papel de parede e conseguirá o mesmo tipo de efeito!

O lado bom do azulejo, sobretudo quando falamos da cozinha, é que se limpam e lavam facilmente, já que basta passar um pano úmido e um pouco de detergente, para retirar aquelas manchas chatas de gordura e de sujeira. Há azulejos lindos, com padrões únicos e pode até misturá-los para criar desenhos únicos, ao seu gosto!

2. Organize as gavetas!

De repente a sua cozinha está cheia de coisas, pratos, copas, taças e tigelas! Respire, inspire! Respire, inspire! Respire, inspire! Melhor?! Antes de pensar numa nova decoração, comece pelo básico: a arrumação do ambiente! Faça uma análise profunda e decida quais eletrodomésticos e louças deseja permanecer.

Livre-se daquilo que não gosta e/ou não usa mais, sem pena ou sentimentos de culpa! Ofereça coisas a instituições ou aos seus amigos! Lembre-se que o lixo de uns, é o tesouro de outros! Depois, aproveite para limpar armários e estantes e arrumar tudo nos devidos lugares. Organize a sua cozinha de uma forma eficiente e verá como no futuro, será mais fácil para si, cozinhar, limpar etc. Você nem irá precisar trocar a sua decoração.

3. A importância da luz

A luz natural tem efeitos incríveis na nossa boa disposição e bom humor! Além disso, aprender a tirar o máximo proveito dela, é uma excelente forma de economizar energia – o seu bolso agradece, mas também o meio ambiente!

Abra as suas janelas e permita que a luz natural entre! Use cortinas finas e opte por cores claras, que em vez de sugarem a luz, a filtragem permite iluminar a divisão. A luz elétrica também é importante. Por isso, se ainda não o fez, é hora de trocar as lâmpadas da sua cozinha (e da sua casa), por lâmpadas de baixo consumo.

É verdade que custam mais do que as ditas normais, mas lembre-se que permitem uma poupança de cerca de 70%, pois consomem entre três a cinco vezes menos, de energia. E mais, essas lâmpadas duram também mais tempo (entre seis a dez vezes mais) do que uma lâmpada incandescente tradicional!

4. Uma horta na cozinha!

O fato de que não ter um jardim  já não serve de desculpa, já que agora pode criar a sua própria horta, dentro da sua própria casa, aliás, cozinha! Para obter o seu espaço verde, pode sempre criar um jardim vertical ou usar pequenos vasos.

Espalhe uns vasos pela cozinha ou coloque uma nova prateleira, apenas para as suas plantas e verá como conseguirá um efeito bonito! E mais lindo ainda, será quando começar a obter frutos e a usar os seus cultivos no seu menu! Segundo os entendidos, as plantas, assim como o cultivo e a jardinagem, são terapêuticas. 

A própria cor verde é muitas vezes usada para combater casos de depressão, pois é uma cor cheia de boa energia. Se nem assim lhe conseguimos persuadir, pense no lado saudável da questão: você estará produzindo os seus próprios alimentos (ou parte deles) e alimentando a sua família de forma saudável e sustentável!

5. Moderna e com personalidade

Repense o mobiliário da sua cozinha! Tire as portas, organize gavetas, pendure as panelas e as frigideiras etc. Saia da sua zona de conforto, pense fora da caixa e explore todas as potencialidades!

Esta belíssima cozinha foi projetada em plano aberto. A ideia do projeto era utilizar materiais naturais na sua composição, assim como é possível notar a bancada de concreto, além do ferro para sustentar as prateleiras de madeira. O móvel da pia é em madeira pinus, sem pintura. 

Ideal para quem procura um ambiente com cara de lar, já que as marcas de uso sob os materiais vão conferindo ainda mais personalidade ao cantinho ao passar do tempo.

6. Revestimento diferente

Escolha um padrão, cola, estique bem o papel e voilá! Nem precisa de forrar toda a cozinha!

Use o papel de parede como mero item de decoração, para dar mais destaque à bancada, forrar uma gaveta ou para atribuir um toque de intimismo ao local onde tem a mesa da cozinha, por exemplo. Ou utilize um revestimento de acordo com o seu gosto e orçamento.

7. Dê vida ao mobiliário

Também pode pintar o armário da cozinha com uma nova cor; colocar diferentes fotografias das suas viagens na parede e pendurar todos os utensílios para facilitar o seu dia a dia etc. 

Todas estas ideias (simples e econômicas) irão dar um novo ar à sua cozinha! Se o mobiliário já têm uma certa idade, de certeza que a tinta já começou a desgastar ou a aparecer as primeiras manchas de ferrugem ou de gordura, aproveite as nossas sugestões para rejuvenescer o seu espaço.

8. Cozinhe com boa disposição!

Nada como umas frases motivadoras para animar o seu estado de espírito, enquanto tira a louça da máquina, descasca cebolas para o jantar ou varre o chão da sua cozinha, certo?!

Por vezes, esquecemo-nos da sorte que temos e de como há coisas piores na vida, do que a vida doméstica! Não é à toa, que o lema da marca é cozinhar com amor, para aqueles que mais amamos, com aqueles que mais gostamos. Você pode inserir uma tinta negra na parede para escrever recados ou mensagens para si mesmo ou para a sua família.

9. Utilize prateleiras

Todos gostamos de coisas novas, não é verdade? Mas nem sempre podemos fazer uma compra apenas por capricho! Porém, uma lixa e um balde de tinta, estão ao alcance de todos!

Seja após uma exploração na garagem dos seus pais ou depois de um passeio pelo feira de antiguidades da região ou até resgatando um móvel deitado fora, que tenha encontrado na rua, o importante é que adote um móvel antigo, que possa usar na sua cozinha e invista tempo, carinho e esforço nele, para que obtenha uma nova e única peça! Além disso, o vintage está na moda, a restauração e a bricolage nunca foram tão em alta para criar projetos divertidos. 

Você pode instalar apenas um prateleira de madeira na cozinha: simples e funcional.

10. As louças também importam!

Os pratos não têm que ser todos brancos, nem as canecas todas iguais ou os talheres do mesmo serviço!

Personalize os seus objetos ao gosto de cada um dos membros da família e permita que novas cores e padrões, de talheres, louças e copos invadam os seus armários e a mesa na hora de almoçar!  Quebre as regras, mas acima de tudo divirta-se e sinta-se feliz com as suas escolhas!

E aí?! Gostou das dicas para renovar a sua cozinha? Deixe um comentário

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista