Upcycling: 8 dicas para transformar objetos velhos em coisas incríveis

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Você já ouviu falar em upcycling? Este é o termo utilizado quando objetos velhos são transformados em novos itens de maior valor. É algo diferente da reciclagem pelo motivo de não haver a completa destruição do objeto em questão ou o uso de energia e adição de materiais, algo que é feito, por exemplo, na reciclagem do papel. O upcycling  tem como finalidade a utilização da estrutura de algo para que ovo produto surja. Se você já leu alguns de nossos artigos DIY – Faça Você Mesmo, sabe, por exemplo, o que é possível fazer a partir de paletes, caixas e etc. Isto é upcycling. Para somarmos esta ideia que transforma o mundo ao salvar objetos para a decoração criativa que certamente ficará incrível em qualquer ambiente do seu lar.

A ideia de reutilizar materiais é algo que vem crescendo cada vez mais no mundo. A necessidade de evitar o descarte de itens que seriam tidos como lixo e degradariam o planeta, vem aumentando principalmente pelas formas que percebemos o planeta ser afetado com o aumento de temperaturas e, com isso, a devastação de regiões inteiras trazendo a extinção de animais. Preservar os recursos naturais é essencial para que os nossos filhos possam crescer em um mundo melhor. O upcycling mostra como muitas vezes basta ter um olhar mais criativo sobre um objeto para que este possa ser transformado em algo incrível. Além das vantagens ambientais com esta escolha, a atividade é lucrativa, já que fazer artesanalmente objetos criativos chama a atenção com a originalidade decorativa para o lar. Isto sem contar que é uma atividade prazerosa que pode incluir toda a família no processo criativo, algo que reforça ainda mais os laços familiares e educa os jovens para as necessidades que o nosso mundo apresenta. 

Neste artigo, mostraremos alguns objetos incríveis feitos a partir da melhor utilização de materiais que seriam descartados. São materiais feitos a partir da reutilização de paletes, panelas e até mesmo latas que ganharam um charme único nas decorações desenvolvidas por alguns dos melhores profissionais do mundo. Aproveite cada dica e comece a ver os objetos descartados de uma forma diferente e original. Temos certeza de que estas inovações ficarão incríveis no seu lar a partir de ideias utilizadas em projetos por todo o mundo. Venha conosco, coloque o seu caderno de anotações do lado, marque as opções que você mais gostar e inspire-se!

Caixote como mesa

Hotéis  por gabarage upcycling design
gabarage upcycling design

​Zimmer Nr. 3: Pippi Langstrumpf

gabarage upcycling design

Simples e muito fácil. Assim é a utilização desta ideia que a mesinha de canto seja substituída por um grande caixote de frutas. A ideia pode trazer muitas possibilidades, como, por exemplo, a personalização do objeto o utilizar cores e colagens para o interior e exterior da caixa. Forte e perfeito para objetos de decoração pesados, a utilização da caixa pode ser direcionada para que você tenha por perto alguns livros de cabeceira ou o abajur do quarto. Além disto, a madeira crua é um elemento fácil de ser combinado com qualquer cenário e cores na decoração. Vale a pena ter uma em casa e aproveitas suas múltiplas utilizações.

Latões de aço

O upcycling é mesmo incrível. A criatividade original para transformar objetos pode trazer resultados perfeitos para a decoração de sua casa. Com objetos desenvolvidos a partir desta técnica, a decoração dos cômodos torna-se única. Isto porque, mesmo com a rapidez na confecção, o objeto será de pouquíssimas peças semelhantes. Neste lindo projeto desenvolvido, um latão de aço foi transformado em uma mesa linda e muito original para a sala de estar. A pintura externa com um fundo branco e traços em preto traz uma combinação perfeita com o interior do objeto pintado em cinza com a utilização de pequenas prateleiras que ganharam a presença de pequenos objetos decorativos. A peça foi recortada ao meio, tendo uma das partes sendo somada com dobradiças para que a mesma possa ser utilizada aberta ou fechada. Na parte inferior, um conjunto de rodinhas melhora a mobilidade do móvel no ambiente.

Panelas

Criatividade com bom humor e elegância. Assim podemos descrever esta ideia maravilhosa desenvolvida pelo escritório Chicô Gouvêa – Arquitetura, do Rio de Janeiro (RJ). O conjunto de panelas de alumínio que seriam descartadas ganhou uma leitura perfeita sobre como decorar de forma criativa com o upcycling. Utilizadas como luminárias suspensas, as panelas de tamanho e formato igual foram furadas no fundo com a utilização de soquetes acoplados internamente para que as lâmpadas fiquem bem presas. Os cabos de aço utilizados para cobrir os fios ficaram perfeitos para complementar o conjunto. As peças além de muito originais, ficaram perfeitas para acentuar a decoração aconchegante de todo o ambiente da cozinha, que tem no vermelho e na madeira as cores principais.

Relógio de lata

Continuando a ideia de aproveitar da melhor maneiras os objetos descartados, trouxemos uma ideia perfeita para a utilização de um latão de aço recortado que foi transformado em um lindo relógio de parede. A peça foi pintada em um laranja vibrante combinando perfeitamente com os elementos metálicos que demarcam as horas e ponteiros. A forma convexa natural do latão circular foi perfeitamente aproveitada para a confecção do objeto. E o melhor: com apenas um latão é possível criar muitos relógios de cores diferentes. O custo benefício do objeto é ótimo e sua venda certamente será muito lucrativa.

Latas para iluminar

Assim como a utilização das panelas de alumínios para luminárias, outras alternativas sustentáveis são possíveis com a reutilização de peças que seriam descartadas. As luzes de sua casa ficarão ainda mais criativas e coloridas ao passo em que você opte por latas de alumínio para decorar o lar. Em mais um projeto criativo de upcycling, algumas latas foram recortadas, lixadas e pintadas em cores brilhantes para que ganhem uma nova utilização. As luminárias coloridas ficam perfeitas e têm um baixíssimo custo para sua confecção. O resultado é lindo, criativo e vai dar um toque maravilhoso em seu lar.

Caixotes II

Além de servirem como mesas, como mostrado acima, os caixotes de frutas podem ser ainda perfeitos para que seu interior seja utilizado como estantes. A utilização crua do material pode ser variada com as cores que você preferir de um jeito que deixe seus livros perfeitamente organizados no seu quarto.

Banco de paletes

Jardim  por Tischlerei Volker Frings
Tischlerei Volker Frings

Upcycling Gartenbank mit Lehne

Tischlerei Volker Frings

Este incrível banco feito com paletes ficará perfeito no seu jardim ou varanda. Basta desconstruir a peça e utilizar sua base como assento e encosto, enquanto peças de alumínio ou madeira deixam a base do móvel forte para aguentar por muito tempo.

Caixotes III

Hotéis  por gabarage upcycling design
gabarage upcycling design

​Zimmer Nr. 2: Die fabelhafte Welt der Amelie

gabarage upcycling design

Mais uma vez vemos uma utilização simples e perfeita de um caixote como móvel no lar. Neste projeto, a peça foi pregada à parede para servir como um nicho sustentável. Outras formas de upcycling no quarto, foi a utilização de peças de palete para a cabeceira e base da cama.

De qual destas ideia você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!