10 ideias inspiradoras de salas de estar conectadas com o quintal

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
homify Salas de estar minimalistas
Loading admin actions …

A sala de estar é o nosso lugar de descanso, de reunir a família e de receber os amigos. Um espaço com tantas funções precisa de cuidados especiais. Uma das maneiras de tornar a sala de estar mais aconchegante e agradável é integrá-la ao espaço externo, criando uma sensação de maior amplitude e otimizando o uso da iluminação natural. 

Neste artigo destacamos 10 salas de estar deslumbrantes integradas ao espaço exterior, ao quintal, ao jardim ou à paisagem circundante, que servem de inspiração para quem deseja renovar a sala de estar, agregando conforto, bem estar e qualidades estéticas ao ambiente.

Porta de correr

Neste projeto de reforma, assinado pelo estúdio Ivan Ventura Arquitetura, a edícula dos fundos foi demolida para dar lugar a um jardim com deck. A cozinha e a sala de estar foram integradas e conectadas ao deck exterior através de uma porta de correr de vidro. Esta solução inspiradora trouxe mais luz natural para o interior e deixou o ambiente mais amplo.

Diversas portas de correr

As portas de correr são uma ótima solução para integrar a sua sala de estar com o quintal. Além de permitir um melhor aproveitamento da luz natural e conectar o espaço interno com o espaço externo, as portas de correr dão um ritmo diferenciado à fachada, como neste projeto inspirador de estilo mediterrâneo.

Jardim de inverno

Para quem aprecia o contato direto e o convívio com a natureza, este jardim de inverno, que abriga um espaço lounge, servirá de inspiração. As paredes envidraçadas e o telhado transparente, protegido por uma rede de barbantes, proporcionam aos moradores a sensação de completa integração com o jardim, situado no espaço exterior.

Portas de vidro temperado integram melhor

O uso de portas de correr de vidro temperado proporciona uma experiência ainda mais intensa de contato com o espaço externo. Este tipo de vidro dispensa o uso de esquadrias e possibilita uma vista limpa da paisagem circundante. A presença do vidro é quase totalmente neutralizada. Portanto, se você quer ampliar a sensação de integração com o espaço exterior, prefira portas envidraçadas de correr sem esquadrias.

​Faça da varanda uma extensão da sala de estar

Se o quintal não vai até a sala de estar, ela vem até o quintal. Neste projeto, a varanda foi convertida em espaço lounge, com móveis de estilo rústico, feitos de materiais naturais, proporcionando o contato direto dos moradores com a atmosfera aconchegante e fresca do jardim.

​Portas de correr do chão ao teto

sala homify Salas de estar modernas Vidro

Neste projeto, as portas de correr se estendem do piso ao teto, permitindo a entrada abundante de luz natural e proporcionando uma total integração entre a sala de estar de pé-direito duplo e o jardim vertical, situado na parte externa.

Portas monumentais

homify Salas de estar minimalistas

Neste projeto, todo o living room se abre para a parte posterior do terreno através de portas de correr e painéis de vidro generosos, que permitem a total integração entre a sala de estar e o espaço externo, além da entrada abundante da luz natural. Os painéis de vidro fazem com que o jardim funcione como uma extensão da sala de estar. 

​Portas de correr de canto

Uma solução incrível para quem deseja integrar a sala de estar com a paisagem circundante ou com o quintal é empregar janelas ou portas de canto, como vemos neste projeto. A porta de correr de canto amplia as vistas para o espaço exterior e cria um efeito visual surpreendente, trazendo a paisagem para dentro do ambiente.

Sala de estar aberta para a área externa

A decoração da sala de estar também desempenha um papel importante na integração entre o ambiente e o espaço exterior. Neste projeto, todos os ambiente se abrem para a parte posterior do terreno, proporcionando vistas deslumbrantes da natureza circundante. Um mosaico, inspirado nas listras de zebra, e o tapete de couro realçam o estilo campestre da decoração, dialogando com a paisagem selvagem do entorno.

Sala de estar aberta para o pátio interno

Neste projeto, os ambientes foram dispostos de tal modo, que criou-se um pátio interno, convertido em jardim com vegetação exuberante. A sala de estar tira vantagem das vistas para o jardim e da atmosfera campestre. Os planos de vidro temperado permitem uma total fusão entre espaço interno e externo. E, o piso de madeira realça a integração com o jardim de palmeiras e a sensação de aconchego do ambiente.

Mais informações sobre salas de estar, você encontra aqui.

Quais destas salas de estar você gostaria que fosse a sua? 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista