Vai viajar? Confira estas dicas para deixar sua casa em segurança

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Seja no período de dezembro a fevereiro ou mesmo nas férias escolares de junho, é comum que as famílias deixem suas casas para uma temporada de descanso, podendo ser na praia, no campo ou mesmo fora do país. Nada mais merecido. Mesmo que seja por apenas uma semana ou u mês inteiro, é importante pensar sempre na segurança da casa – e não estamos falando de eventuais invasões no domicílio, mas de quaisquer imprevistos, sejam ele de causa natural, como ventos, inundações, ou causados por equipamentos eletrônicos com problemas, como pequenos incêndios ou vazamentos de gás.

Ainda que não seja possível impedir quaisquer destes imprevistos, é perfeitamente viável reduzir a sua probabilidade de ocorrência e, ainda assim, minimizar seus efeitos de forma eficiente. Para isso, basta seguir nossas orientações e garantir que a sua estadia fora de casa seja das mais tranquilas, com a certeza de que o seu lar está bem cuidado.

Faça uma revisão geral na casa

A maioria das viagens são planejadas com antecedência, tendo suas datas de início e fim bem determinadas. Por isso, nada melhor que que tirar alguns dias antes da viagem para fazer uma revisão geral na casa. Desta forma, você evita eventuais problemas que possam ocorrer e que sejam causados por simples desatenção. Confira se todos os armários estão limpos e sem nenhuma sujeira. Vá atrás de qualquer doce que seu filho pode ter deixado largado atrás do sofá: você não vai querer sua casa cheia de formigas quando voltar de viagem. Da mesma forma, deixe a geladeira limpa e sem nada que possa apodrecer em caso de falta de luz, como alimentos perecíveis em geral. Verifique se não há vazamentos visíveis que possam se acumular ao longo dos dias. São cuidados simples, mas que podem fazer uma grande diferença!

Cancela a entrega de jornais e revistas

Para quem é assinante de jornais ou de revistas semanais, a dica é bem simples: ligue para os serviço de atendimento ao cliente e peça para que a entrega destes exemplares seja cancelada no período em que estiver viajando. Jornais e revistas jogados na frente da casa ou no jardim são um sinal claro de que não há ninguém em casa, o que torna a sua residência um alvo preferencial para eventuais assaltantes. Com o cancelamento, a frente de sua casa fica limpa e sem nenhum sinal de que o morador está longe. Por garantia, faça esta ligação com certa antecedência e agende para que o cancelamento ocorra pelos menos dois dias antes da viagem. Assim, você já vai saber se esta solicitação foi atendida ou não.

Verifique portas, janelas e alarmes

Fachada Principal: Casas rústicas por Vida de Vila
Vida de Vila

Fachada Principal

Vida de Vila

Antes de colocar o pé na estrada, verifique se todas as portas e janelas estão fechadas, incluindo as de áreas como edículas, centrais de gás e outras. Confira se o alarme está funcionando e se está direcionado à empresa de vigilância ou a um telefone de emergência. Como os alarmes costumam cobrir diversas áreas da residência, aconselha-se que todas estas áreas sejam testadas antes de fechar a casa para a viagem. Desta forma, é possível garantir que todos os eventuais pontos de atenção da casa estejam sendo monitorados de forma correta. Evite deixar cortinas esvoaçando ou outros objetos que possam ativar o alarme por engano. Não vale a pena voltar para a casa por causa de um simples vento em uma das janelas.

Tire todos os aparelhos da tomada

Além de ser uma opção econômica – já que os aparelhos ficarão sem uso por diversos dias – tirar os aparelhos eletrônicos da tomada é também uma questão de segurança, pois evita que os mesmos possam ser danificados em casos de raios ou que entrem em combustão por causa de algum curto que possa ocorrer na rede elétrica. No caso das geladeiras, tire todos os alimentos perecíveis. Deixe ligados na tomada somente os aparelhos que não podem ser desligados em hipótese nenhuma, como freezers ou mini-adegas. Já no caso de aparelhos de televisão, luminárias, micro-ondas, fornos, impressoras e computadores, não tenha dúvida: tirar da tomada é a solução mais correta e mais segura.

Deixe seus contatos com os vizinhos

​Residência Condomínio Marina Philippi: Casas modernas por Mantovani e Rita Arquitetura
Mantovani e Rita Arquitetura

​Residência Condomínio Marina Philippi

Mantovani e Rita Arquitetura

Como já falamos em outro artigo, ter e manter uma boa relação com seus vizinhos é fundamental, principalmente quando nos ausentamos de casa por algum tempo. Por isso, antes de viajar, chame aquele seu vizinho mais próximo e em quem você mais confia para uma conversa, detalhando sua data de saída e de retorno e uma visão simples de toda a viagem. Não esqueça de deixar os seus números de telefone e/ou dos hotéis em que irá se hospedar. Desta forma, no caso de qualquer incidente, este vizinho poderá entrar em contato rapidamente com você para as eventuais providências que seja necessárias. Por segurança, deixe o contato de algum familiar próximo caso você não possa ser localizado de imediato. Assim, todas as possibilidades de contato ficam cobertas.

Deixe uma chave com parentes ou amigos próximos

Toda residência tem um conjunto extra de chaves. Quando for viajar, deixe um conjunto destas chaves com um parente próximo ou um amigo. Esta é outra ação preventiva que pode ser de extrema importância em caso de eventuais problemas. Por mais rápido que os moradores possam retornar à residência, em muitas situações é preciso que alguém possa entrar imediatamente em casa. Com as chaves extras, é possível entrar na casa e resolver parte das questões que sejam urgentes, enquanto se aguarda o retorno dos moradores. Para o caso de viagens mais longas, os parentes ou amigos podem entrar na residência pelo menos uma vez por semana para verificar se tudo está sem seu devido lugar.  

Limpe o jardim antes de viajar

Assim como deve ser feita uma revisão na casa antes da viagem, é recomendável fazer uma limpeza no jardim antes de fechar a casa, seja ele grande ou pequeno como este da foto. Com os crescentes casos de doenças causas por mosquitos, o jardim deve ser limpo com o todo o cuidado, seja buscando por eventuais pontos de contaminação como fazendo a prevenção e evitando deixar objetos que possam acumular água ao longo do tempo. Aparar a grama também é uma boa ideia, já que um jardim mal cuidado pode ser um sinal de que não há ninguém em casa. Retire todas das mesas e cadeiras dos jardins internos para que estes não sejam molhados em caso de chuvas e retire todos os objetos que possam ser danificados por ficar muito tempo ao sol.

Deixe o pet em segurança

Sete Gatos em 50m²: Cozinhas modernas por Fábrica Arquitetura
Fábrica Arquitetura

Sete Gatos em 50m²

Fábrica Arquitetura

Há muitos casos em que é possível fazer uma viagem levando o seu pet de estimação junto. Para quem tem cachorros, por exemplo, uma viagem a uma praia próxima pode ser uma oportunidade de levar o animal a conhecer novos locais. Já em viagens mais longas, o conselho é deixar o pet em um hotel, seja ele um cão ou um gato - e mesmo que sua casa seja um paraíso para os bichanos, como neste projeto da Fábrica Arquitetura. Deixar os animais em casa não é das soluções mais viáveis, já que os bichinhos podem se estressar por ficar sozinhos – assim como pela confusão que eles podem arrumar pela casa, quebrando objetos ou sujando a residência. Tente sempre deixar o seu pet em um hotel que seja exclusivo para a sua raça, ou seja, deixe cães em locais exclusivos para hospedagem de cachorros e gatos em locais exclusivos para os felinos. Assim, a estadia deles se torna mais confortável e menos traumática.

O que achou destas dicas para deixar sua casa mais segura? Mande sua opinião ou sua sugestão para a gente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!