Varanda Gourmet: Terraços  por Jamile Lima Arquitetura

8 dicas para construir a churrasqueira dos sonhos

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Uma das grandes paixões do brasileiro é o churrasco com os amigos e com a família. No verão, então, o churrasco é quase uma atividade diária para aqueles que estão aproveitando as suas férias na praia ou no campo. Ainda que boa parte das casas e apartamentos venham com churrasqueiras já prontas, nem sempre estes espaços são adequados ou correspondem ao desejo do morador. Nestas horas, nada melhor que construir a sua própria churrasqueira – ou então reformar a antiga e deixá-la exatamente do seu jeito.

Neste artigo do homify, vamos dar uma olhada nas orientações mais importantes que você deve seguir na hora de planejar e construir a sua churrasqueira perfeita. Venha com a gente!

O espaço para os convidados

Além da praticidade em ter uma churrasqueira própria em um lugar privilegiado, nada melhor que montar um espaço adequado para os convidados, certo? Além das facilidades que o churrasqueiro deve ter, pense naquilo que será importante para os convidados. Escolha mesas e cadeiras que sejam adequadas ao espaço, seja em termos de design como de conforto. Faça da sua churrasqueira um espaço em que o ar circule de forma eficiente, já que ninguém está ali para morrer de calor! Instale banheiros com pias e espelhos para a comodidade dos seus convidados e não esqueça de deixar copos e talheres sempre à mão. Uma geladeira e um freezer para as bebidas também são elementos que não podem faltar numa churrasqueira perfeita, como neste belo projeto de churrasqueira em uma casa na Bahia.

Onde construir

Na hora de construir a sua nova churrasqueira, uma das deias mais interessantes e práticas é buscar um espaço nos fundos da residência. Lá, é possível projetar um espaço próprio para a sua churrasqueira, de acordo com as suas expectativas. Nestas horas, é aconselhável buscar a ajuda de um profissional que faça um projeto que atenda as suas especificações. O espaço criado para a churrasqueira deve ser pensado de acordo com a sua rotina de churrasqueiro: se você gosta de receber amigos todo fim de semana para um churrasco, já pense em uma série de facilidades neste espaço, para que não seja necessário retornar à casa durante o período do churrasco. Quanto mais completa a sua churrasqueira, melhor será a sua experiência.

O tamanho da churrasqueira

O tamanho da churrasqueira e do espaço a ela reservado vai variar, como dissemos, da sua rotina de churrasqueiro. Se você costuma assar carnes como uma atividade mais íntima, somente para a família, é possível pensar em um espaço mais reduzido ou em uma churrasqueira com uma boca menor. Já se a sua vida social é mais agitada e você gosta, por exemplo, de chamar os amigos para um churras no fim de semana ou para ver os jogos do campeonato nas quartas-feiras à noite, a melhor opção é um espaço amplo e uma churrasqueira com uma grande abertura, como neste exemplo do escritório Tony Santos Arquitetura, no qual vemos uma churrasqueira de tamanho médio, capaz de atender entre 15 a 20 pessoas sem problemas.

Escolhendo os materiais

Jardim  por Wirth&Schmid AG
Wirth&Schmid AG

Outdoor Küche

Wirth&Schmid AG

As churrasqueiras podem ser feitas dos mais diversos tipos de materiais e conceitos. As mais populares são as churrasqueiras de alvenaria, mas é possível encontrar no mercado modelos pré-fabricados, que podem ser colocados para funcionar logo que montados, enquanto os modelos de alvenaria podem ficar prontos em prazos mínimos de dez a 15 dias ou ainda mais, dependendo do tamanho e da complexidade da obra. Especialistas afirmam que churrasqueiras construídas costumam durar mais e oferecem um melhor rendimento térmico – enquanto que no pré-moldado ou pré-fabricado, apenas a fornalha leva algum tipo de material refratário, no modelo de alvenaria ele também reveste o interior da coifa, aumentando a concentração de calor. Há ainda a questão de que churrasqueiras pré-moldadas não oferecem versatilidade em termos de tamanho e espaço, enquanto o model construído é feito de acordo com as necessidades do usuário.

Carvão, a gás ou elétrica

Uma das dúvidas mais frequentes, principalmente para aqueles que tem pouco espaço em casa ou aqueles em que a churrasqueira está na sacada e próxima à sala, é em relação ao tipo de churrasqueira que se deve escolher. Ainda que a escolha mais óbvia seja a churrasqueira a carvão, muitas pessoas costumam optar por modelos elétricos ou à gás. Os modelos elétrico ou a gás operam quase como um forno comum, mas o aquecimento é feito de forma unilateral. Para que o churrasco num modelo elétrico ou a gás fique ainda melhor, é importante procurar trabalhar com cortes de carne mais finos e de cozimento mais rápido, como picanha, maminha ou fraldinha. Além disso, é preciso ficar de olho para que a carne não seque muito rapidamente, o que pode acontecer na churrasqueira elétrica ou a gás.

Churrasqueira na varanda

Para quem já tem um apartamento com uma churrasqueira na varanda ou na sacada, não são as opções de alteração possíveis de serem feitas. Reformar ou ampliar a churrasqueira se torna inviável. Dessa forma, o jeito é trabalhar com o que se tem e investir em outros elementos do espaço, como uma bom conjunto de mesas e cadeiras, um correto isolamento da sala – para evitar que a fumaça invada o ambiente – um frigobar ou um mini freezer para deixar as bebidas sempre geladinhas, um balcão para cortar as carnes e lavar a mão e um bom espaço para a circulação e a movimentação das pessoas. Com estes passos simples, mesmo o menor dos espaços na sacada ou na varanda pode ser ainda uma ótima experiência para você e seus amigos.

Cuidado com a iluminação

Assim como na cozinha, a churrasqueira é uma área de manipulação de alimentos. Além da carne, há sempre uma salada, uma maionese e outras guloseimas transitando neste espaço. Por isso, é importante que este espaço este absolutamente bem iluminado – seja pela luz natural ao longo do dia como à noite. Por isso, aproveite o momento e pense em algumas soluções práticas, como luminárias criativas como as que ilustram este post – capazes de trazer cor e uma certa dinâmica ao ambiente. A higiene do local e seus convidados agradecem!

Espaço gourmet

Você pode ainda investir suas energias em transformar a sua churrasqueira em um elegante espaço gourmet, capaz de deliciar seus convidados tanto pelos pratos servidos como pela sofisticação do ambiente. Aqui na foto, por exemplo, temos uma churrasqueira localizada na cobertura de um apartamento em PInheiros, na cidade de São Paulo. Com um ótimo aproveitamento do espaço, o projeto de decoração investe nos tons azuis e nos contrastes oferecidos por elementos como as almofadas para criar uma atmosfera de leveza e descontração, aliado a uma design de altíssimo bom gosto. Aqui, todo churrasco vai ser uma festa memorável!

O que achou de nossas dicas? Precisa de outras orientações? Fale com a gente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!