Escolha a paleta de cores ideal para sua fachada!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

A fachada é o cartão de visitas da sua casa, porta de entrada para o seu lar. E quando você abre essa porta para alguém, as cores revelam sua personalidade, principalmente, para quem passa pela rua e pode imaginar como é dentro da sua casa. Saber escolher a paleta de cores ideal para sua fachada é importante, pois você pode brincar com o estilo e também com as tonalidades. A escolha da cor é item importantíssimo na hora de pensar na pintura da parte externa do seu lar – tom escolhido com certeza irá transmitir sensações para os visitantes, vizinhos, ou até mesmo servir de inspiração.  

Sabe aquela primeira impressão? Pois é! Pense como você estivesse uma entrevista de emprego, claro, que escolher qual roupa usar não é uma tarefa fácil, já que elas tem o poder total de influenciar, além de refletir o seu estado de espírito. Exatamente, por isso, que antes é necessário levar em conta alguns pontos em consideração, afinal é a escolha da cor da sua fachada e deixar sua casa espetacular

Vamos falar agora sobre a família da paleta decores: verde, amarelo, azul, vermelho, laranja, violeta e neutros. Com todas as considerações mencionada no artigo, decida a família que mais lhe agrada, ou seja, utilize uma cartela de cores de um fabricante de tintas da sua preferência, assim você terá uma base perfeita para ser guiado. Você pode questionar qual cor combina mais com a sua casa. Confira as dicas de cores para sua fachada e arrase!

Parede clara e telhado escuro

Você pesquisou a cor da sua fachada, simulou como irá ficar, mas esqueceu de um detalhe importante a cor do telhado. Afinal, você pode brincar também com a cor do seu telhado, ou deixar em harmonia, por exemplo, parede clara e telhado mais num tom escuro. Antes disso, leve em consideração o estilo da sua casa, preste atenção também nas cores das portas, janelas e portões. Aqui no Brasil, o branco é muito comum, e você pode usar tom sobre tom. O que importa aqui é o seu gosto pessoal. 

Paredes escura e teto luz

Escolheu a cor base mas ainda está em dúvida? Tente fazer uma simulação de como o ambiente ficará antes. Baixe aplicativos que permitam pintar as paredes virtualmente e faça testes de cores nas paredes antes de pintar. Existem algumas técnicas de combinações infalíveis de cor segundo estudos, que podem ser usadas após a escolha da família de cor/tom base. É possível usá-las tanto dentro de casa quanto na fachada, ou seja: tom sobre tom, cores contrastantes, cores harmônicas, tríades e cores dinâmicas.

Compatibilidade de materiais

Casas modernas por Kabaz

Uma forma de executar uma fachada colorida é fazer uma combinação de cores desde os tons mais suaves até os mais fortes. Mas na hora da criatividade é preciso ter um bom senso para que não fique um mistura de cores desagradável para a primeira impressão de quem passe na rua.

Tenha em mente que não existe a cor correta para a pintura e sim que ela deve harmonizar com outros detalhes arquitetônicos que compõem a fachada. Às vezes a proposta é somente destacar algum item da fachada, como uma janela, um volume ou uma porta. Para quem prefere algo mais chamativo a ideia é sempre revestir ela com uma cor forte e vibrante. A cor certa é aquela que agrade o morador de modo que atraia bem estar, conforto e uma aparência bonita.

Parede e teto da mesma cor

Casas modernas por homify
homify

Projekty domów – House 27.1 – realizacja

homify

Depois disso, o mais importante é escolher a família de cor. De acordo com suas observações, pensa em azul ou amarelo? Laranja ou verde? Por exemplo: se a construção for moderna e com linhas mais retas, dá para ousar com algumas cores vibrantes. Se for minimalista, melhor usar tons neutros como bege e marrom.

O mais comum é as pessoas preferirem cores neutras e off-whites. Ainda assim, é possível quebrar a monotonia usando cores mais fortes em detalhes ou partes dos muros.

Selecionando cores da casa, dependendo de um estilo

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Casas tropicais por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Sim. Você pode destacar uma das paredes ou muros com uma cor mais escura e pintar as demais com outras tonalidades, ou destacar com uma cor diferente algum detalhe da fachada, por exemplo. Gostou? Há diversas opções que ficam lindas em áreas externas! Depois de fazer este “passo-a-passo”, corra para a loja mais próxima e inspire os seus vizinhos! 

O tom das paredes deve harmonizar com os móveis e elementos decorativos. Se as cores forem mais fortes, use elementos que não conflitam entre si para que o efeito tenha o destaque que merece. O projeto foi desenvolvido pelo escritório A Arquitetando Ideias, localizado em Porto Alegre, sempre com projetos inovadores para deixar o seu lar do seu jeitinho.

A Arquitetando Ideias faz arquitetura. Da maior à menor escala. Da tua casa à tua luminária. Da sede do teu negócio à mesinha do teu delicioso café. Do sonho da tua vida àquela solução rapidinha e urgente.

Estilo clássico

A casa no estilo clássico é chamativo por sua arquitetura detalhada e cores em tons claros. A primeira dica é levar em conta o seu gosto pessoal. Claro que junto disso, é importantíssimo prestar atenção no estilo do imóvel e também nas cores das portas, portões, janelas, móveis e decoração. Questione se você gosta de algo mais clássico e elegante ou se prefere o moderno, vibrante e despojado antes de escolher uma família de cor.

Estilo barroco

Muita gente pergunta: Posso usar duas ou mais cores no ambiente? Claro que sim! Você pode destacar uma das paredes ou muros com uma cor mais escura e pintar as demais com outras tonalidades da mesma família, ou com uma cor diferente.

Estilo Renascença

Uma das dúvidas mais comuns é sobre a cor da fachada. Ela necessariamente deve combinar com a cor dentro de casa? Não. Ela deve combinar com o estilo da casa, com a cor dos portões, portas e janelas, levando em consideração o seu gosto pessoal. Nada impede também de ter a mesma cor fora e dentro, como nessa foto abaixo em que o vermelho acompanha o jardim interno. Tome cuidado apenas para a cor não ficar sobrecarregada por toda a casa.

Estilo românico

Animou? Você não precisa pintar a sua casa de uma só vez, mas que tal começar a pensar em transformá-la através das cores? Independente de qualquer teoria, o importante é ser feliz e se sentir bem dentro do seu espaço. Pesquise, teste, erre, aprenda e divirta-se!

Gostou do artigo sobre paleta de cores para sua fachada? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!