SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como utilizar a energia do Vastu Shastra no seu lar

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Tradição é algo a ser respeitado. E hoje falaremos de uma tradiçãosobre decoração que traz uma influência direta na vibração do corpo e mente que tem mais de 5 mil anos. Vamos conhecer o Vastu Shastra,  uma tradição da Índia que, como o Feng Shui, trabalha a harmonização da casa de acordo com combinações geográficas e astrais para melhorar a vida da pessoa que ali reside. 

Esta tradição é descrita na enciclopédia de arquitetura clássica indiana, que diz: 

’Uma casa adequadamente desenhada e agradável será a morada da boa saúde, riqueza, inteligência, boa progênie, paz e felicidade e redimirá seu dono de débitos e obrigações. Negligenciar os cânones da Arquitetura resultará em viagens desnecessárias, mal nome, perda da fama, lamentações e desapontamentos. Todas as casas, vilas, comunidades e cidades, portanto, deverão ser construídas de acordo com o Vastu Shastra. Trazido à luz em favor do universo inteiro, esse conhecimento é para a satisfação, melhoria e bem-estar generalizado de todos.’ (Samarangana Sutradhara). 

Logo, se você é um entusiasta das tradições milenares hindus e gosta da ideia de harmonizar sua decoração de acordo com estas tradições, este artigo será perfeito para você. Para ter um resultado perfeito, você deverá ficar atento às orientações sobre a localização geográfica do espaço. Os principais elementos que devem ser equilibrados de acordo com a energia que nos rodeia são: Akasha – espaço ou vácuo; Vayu – ar ou elementos gasosos; Agni – fogo ou energia (luz, calor, radiações, etc.); Jala – água ou líquidos; e Bhumi – terra ou sólidos.

Guardadas as mudanças necessárias que uma tradição milenar mantém – afinal, é preciso estar sempre se adaptando para alcançar os melhores resultados, há algumas indicações sobre o posicionamento de cada cômodo e móveis para que a energia do morador seja a melhor possível.  A sala de estar deve ficar a Norte, Noroeste ou Leste. A cozinha, a sudeste, regida por Agni a controladora do fogo. O quarto a Sul, Sudoeste ou Oeste, dependendo do uso. 

A melhor opção de formato para os cômodos é a quadrada, já que traz melhor equilíbrio e harmonia ao ambiente. Portanto, se você for decorar de acordo com esta tradição, fique atento ao fato de manter os móveis formando um quadrado no ambiente.

Portanto, para que você  conheça o Vastu Shastra edeixe a harmonia ser completa no seu lar para aproveitar os bens que uma tradição de 5 mil anos, venha conosco e veja estas dicas simples que poderão ser seguidas na decoração do seu lar. Aproveite cada dica e conheça ainda mais sobre os mistérios indianos que movimentam cerca de R$ 250 milhões nos Estados Unidos. Inspire-se!

Formato do quarto

Com grande importância de significado, o formato do quarto é essencial no Vastu Shastra. Os quartos em formato quadrado são as melhores opções por significarem equilíbrio para promover a harmonia, o formato retangular também é considerado positivo. Já espaços em formato de T são considerados os mais desfavoráveis, enquanto os quartos com decoração em L, segundo a tradição, podem trazer muitos problemas econômicos. Quartos em formatos triangulares podem afetar o progresso espiritual e quartos octogonais, segundo o Vastu, é considerado ruim para as finanças. A tradição pede que um arquiteto especializado na tradição seja consultado sempre e que orações aos semideuses sejam feitas no terreno e lar a serem utilizados.

Cor da parede

Na tradição Vastu Shastra, as cores das paredes devem ser escolhidas de acordo com a localização geográfica do cômodo. Salas na posição leste devem ser pintadas na cor branca para favorecer a prosperidade. Quartos na direção oeste da casa será beneficiada se for pintada de azul. Já quartos construídos ao norte dos pontos cardeais, devem ser pintados em verde e quartos na direção sul devem ser pintados em azul. Caso você prefira, pode pintar apenas a parede que está localizada na extremidade da localização, melhorando a combinação do ambiente de acordo com suas preferências, como podemos ver neste lindo projeto indiano.

Elementos serenos

Salas de jantar  por homify

Escolha pelo menos um elemento de decoração que transmita serenidade para o ambiente em sua sala de estar. Esta escolha irá emanar vibrações positivas no ambiente onde está localizado. Como exemplo, vemos a escolha de uma imagem de Buda, desenhado pela Bonito Designs Bagalore, que transmite serenidade e calma. A presença deste simples elemento melhora a energia do ambiente e das pessoas ali localizadas. Caso você prefira a escolha por outros elementos não religiosos, a opção poderá ser por uma paisagem que transmita calma, como o mar, florestas ou imagens com climas felizes para que a energia positiva esteja sempre presente no cômodo.

Posição do espelho

Esta é uma escolha muito importante para o lar. A tradição Vastu Shastra considera os vidros e os espelhos como elementos que trazem uma forte influência para a casa. De acordo com a tradição, um espelho deverá ser direcionado apenas para as direções norte ou leste. Além deste cuidado, outra atenção especial deve ser tomada para grandes espelhos no quarto. Recomenda-se nunca utilizar estes objetos em frente à cama. A posição dos espelhos no quarto deve ser de uma forma em que quem está passando por fora do quarto, não tenha seu reflexo no espelho dentro do cômodo.

Porta a 90 graus

A atenção da decoração Vastu deve ser tida inclusive com a forma em que as portas estão instaladas no ambiente. A porta deverá ter sempre uma abertura em 90 graus para que todo o caminho seja aberto. Esta escolha permite que as energias positivas entrem completamente no lar. Um cuidado particular é não deixar que elementos fiquem atrás das portas para que o caminho não seja obstruído.

Iluminação

Sala de estar  por ik Design
ik Design

3-poot London

ik Design

A iluminação segundo a tradição, deve ser equilibrada e de acordo com a posição em que o lustre, abajur ou lâmpadas estejam posicionados. A iluminação no quarto deve ser calma com texturas delicadas para proporcionar harmonia. Para lâmpadas embutidas, a posição ideal é que fiquem ao longo das paredes que estão ao norte e leste, assim como uma luminária posicionada ao nordeste da casa, poderá aproximar prosperidade.

Quarto Vastu

Nesta decoração percebemos que o quarto tem um formato retangular, o que é favorecido segundo a tradição Vastu. A beleza da decoração traz elementos em madeira e mármore e a posição da cama próxima a grande área de ventilação. A posição dos criados mudos ao lado da cama, alinhados com os móveis ao fundo, deixa perfeita a dimensão geométrica do espaço.

Sala de jantar

Salas de jantar  por IS AND REN STUDIOS LTD
IS AND REN STUDIOS LTD

KITCHEN – DINING ROOM

IS AND REN STUDIOS LTD

A sala de jantar deve estar paralela à cozinha, sem obstruções no teto sobre a mesa de jantar. As melhores cores para este cômodo são rosa e laranja.

O que não fazer

Decorações devem ser por si só bem equilibradas nos elementos e cores. Colocar muitos objetos acumulados em um mesmo espaço não é uma boa escolha. Deve-se evitar também a posição de elementos sagrados, como imagens de Deuses diretamente postados no chão. Antes de iniciar sua decoração, faça uma pesquisa rápida sobre as tradições do Vastu Shastra e tenha toda a harmonia bem posicionada no seu lar.

Gostou de conhecer um pouco mais o Vastu?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!