12 ideias de como decorar com tapetes

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

Independente do tamanho da sua casa, pelo menos um tapete acaba por ser uma peça indispensável do seu conceito de décor. Não importa o tamanho, a espessura, a trama, a textura ou o estilo, o tapete com certeza agrega beleza, além de ser um artigo que ajuda a esquentar o cômodo, amortecer os ruídos ou demarcar espaços.

Esse item deve combinar com o restante da sua decoração, desde a mobília passando pelos estofados ou acabamento. Ainda tem o fato de que a posição do tapete no cômodo deve ser bem articulada e pensada, para combinar e, inclusive, funcionar. Assim, pense bem em qual parte da casa você quer instalar esse artigo. Por se tratar de uma peça curinga, se adequa em qualquer dependência, com estilo e funcionalidade. 

Outro fator relevante é que o tapete normalmente é uma mercadoria durável. A tapeçaria é uma arte milenar que trama diferentes matéria-primas como tecidos, linhas, lãs, fibras, etc, que no resultado final adornam pisos ou paredes. Tapetes são sinônimo de estirpe e há no mercado alguns modelos nobres como os persas ou os egípcios. Os segredos da tecelagem normalmente são guardados à sete chaves e o primordial é ter um lar visualmente bonito e harmonioso.

Confira então os diferentes exemplos de tapetes para os inúmeros ambientes da sua casa. Com certeza esse livro de ideias ira trazer grandes dicas e sugestões para você deixar o look do seu apê ou casa super chique, aconchegante e confortável. 

1. Na sala de estar

Essa sala de estar contemporânea mistura mobília com trama de fibra com estofado de couro e um tapete extra-grande listado, sóbrio na medida. Esse ambiente amplo e bastante iluminado foi concebido pela equipe de Cristina Menezes Arquitetura e dispõe de um tapete único, verdadeira peça curinga. Esse estilo de monograma, inclusive, se destacam pela sua versatilidade, otimizando espaços. Por exemplo, as listras na horizontal acomodam com precisão as linhas da mobília que decora a área. 

2. Sala de estar II

O estilo campestre dessa sala de estar combina com o tapete de monograma intenso, com cores fortes como o azul e o bordô. A peça demarca com preciso o ambiente social com o sofá, as poltronas e a mesinha de centro, sobre o artigo. Com uma espessura grossa e um material mais grosso, combina com o clima de frio que essa casa tem, por estar localizada nas montanhas. Entretanto, com essa paisagem, não há sala de estar que resista! Basta acender a lareira, tomar um chocolate quente e aproveitar essa vista. 

3. Sala de jantar

Um tapete espesso e com e fofo na sala de jantar com certeza acrescenta aconchego e luxo ao ambiente. O décor clássico se mescla a elementos contemporâneos nesse exemplo sofisticado de como o tapete é bem incorporado num cômodo.  Por fim, a iluminação desse cômodo, aparece com destaque criando diferentes planos de luz durante o dia, seja na captação da luminosidade natural filtrada por persianas e cortinas, seja nos cenários criados com a luminotécnica bem trabalhada. Os lustres em cristais enriquecem ainda mais o espaço.

4. No hall de entrada

O hall de entrada dessa casa ganha um composé com um aparador, duas poltronas e um pequeno tapete para centralizar as peças. Apesar de sua cor neutra, o tapete é bem trabalhado com tecidos que criam relevos e degrade de tonalidades. Singelo e sutil, deixa o ambiente amplo super aconchegante.  Para finalizar, o quadro sacro pendurado acima do móvel dá as boas vindas aos visitantes e moradores. 

5. No escritório

No home-office o tapete confere um ar de classe e sofisticação. O tom escuro do artigo combina com a poltrona de estofado de couro presto e os objetos de escritório, como o computador e a impressora. Alem disso, a biblioteca pessoal desse espaço é de dar inveja. Para outras ideias de composições para escritórios domésticos confira o site da homify com uma seleção de fotos incríveis para esse cômodo e muito mais. 

6. Na cozinha gourmet

Condomínio Aeronáutico : Terraços  por Spazhio Croce Interiores
Spazhio Croce Interiores

Condomínio Aeronáutico

Spazhio Croce Interiores

O ambiente gourmet normalmente integra áreas sociais da casa com dependências funcionais como a cozinha ou churrasqueira, transformando a reunião de amigos e familiares num evento de prazer ao comer e socializar. Assim, um tapete de fibras combina perfeitamente com um jogo de estofados confortáveis para passar tardes agradáveis jogando conversa fora enquanto saboreia uma comida maravilhosa regada a muito vinho ou cerveja, dependendo do clima e das preferências. 

7. Na suite

O quarto de casal normalmente é um espaço que acomoda muito bem um tapete. Alem de esquentar o ambiente, dispersa ruídos e deixa o lugar muito mais aprazível. O tapete extra grande que comporta a cama e as mesas de cabeceira sempre fica um charme!

8. No quarto

Outra alternativa é optar por uma peça menor que fique acomodada apenas em uma parte do cômodo, como nos pés da cama. Esse dormitório ganhou um artigo mais grosso e de material quente, entretanto, para não deixar a dependência muito aquecida, cobre apenas uma área diminuta. 

9. No quarto II

Novo e descolado.: Quartos  por C. Arquitetura
C. Arquitetura

Novo e descolado.

C. Arquitetura

Tapetes redondos estão em voga e essa tendência fica bem em qualquer cômodo. Nesse dormitório faz dupla com  um baú porta-trecos que alem de pequeno funciona como banco na hora do morador se arrumar ou para uma pausa nas atribulações diárias. É possível muda-lo de lugar no quarto, justamente por ter um porte módico. 

10. No banheiro

Seja para evitar escorregões ou para manter a manutenção do piso, o tapete no banheiro é um item must-have. A base normalmente deve ser antiderrapante, j o material e estampa varia com o gosto e o estilo. Nesse exemplo, tipo passadeira, acompanha a linha da pia em sua extensão. E, complementa o décor mais sóbrio e neutro desse espaço. 

11. No banheiro II

Alternativamente, é possível agregar mais de uma peça no espaço. Nesse banheiro, cada pia ganhou um tapete, fazendo a vez de banheiro para um casal. Por ser um ambiente úmido, o tapete funciona como capacho para os seus pés, garantindo a segurança de quem transita no recinto além de ficar super bonito esteticamente. E, por fim, ainda absorvem um pouco da umidade. 

12. Para a varanda

Terraços  por homify

A varanda ou sacada com área de estar é o espaço ideal para comportar um tapete super estiloso que eleva o nível da decoração do ambiente. Nesse caso, o visual P&B da mobília combinou com o tapete listrado nas mesmas cores. Como qualquer item de decoração, ao ser utilizado com delicadeza e harmonia, fica uma tetéia. 

Qual o tapete que mais combina com a sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!