Como escolher o fogão ideal

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Essencial. Se tem um item que pode ser definido desta maneira no lar, bem, este é o fogão. É por meio dele que, em nossa cozinha, temos momentos incríveis  - ou nem tanto ao saborear as delícias nas quais nos arriscamos em nossa casa. Afinal, o que seria de um livro de receitas sem o fogão? Para complementar mais uma ideia para a decoração perfeita no seu lar, que hoje, nós, do homify, trouxemos algumas dicas sobre como você poderá ter em casa o fogão que melhor se enquadra na personalidade da sua casa. Sabemos que nem sempre é fácil escolher os itens essenciais para o nosso lar. São inúmeras opções disponíveis no mercado e muitas delas que mudam completamente a estrutura de nossa cozinha. Estar atento a alguma essenciais irá fazer toda a diferença se você deseja trocar ou comprar um novo fogão para sua casa. 

Para começar, podemos citar os tipos de fogões mais comuns disponíveis no mercado: 

- De piso: os mais tradicionais. Fáceis de serem realocados no espaço e geralmente com o forno acoplado.

- De embutir: para cozinhas planejadas que tenham um espaço em específico para ser encaixado no armário.

- De mesa: os famosos cooktops, utilizados com facilidade ao serem acoplados em balcões ou mesas.

- Industriais: para cozinhas grandes, com grande demanda de refeições. Geralmente são encontrados em restaurantes.

- A lenha: deixa um sabor especial nas refeições e é muito comum em casas do interior.

Cada um destes modelos deve ser direcionado para o tipo e tamanho de cozinha disponível. E isto tem uma ligação direta com o número de pessoas que habitam a casa e, por consequência gostam de cozinhar. Oura informação importante também é a respeito do tamanho do fogão. Existem modelos de 6 ou mais bocas que precisam de mais espaços do que os demais. E existem os modelos básicos que podem ser de uma ou duas bocas, sem forno, perfeitos para quem não precisa de muito esforço do equipamento e vê o ato de cozinhar como uma necessidade rotineira.

Para ajudar a você escolher a melhor opção, trouxemos algumas sugestões que os profissionais homify ao redor do mundo utilizaram nas decorações de algumas cozinhas incríveis. São opções com os mais diferentes modelos, para que, ao começar a planejar o seu novo lar, você acerte da melhor forma possível em sua escolha. Por isso, calce suas luvas, prepare suas melhores panelas e apronte o livro de receitas: o seu novo fogão estará em uma destas imagens perfeitas para ajudar em sua escolha. Venha conosco e aproveite! 

Cooktop + forno

Com cinco bocas, fácil de ser acoplado em balcões e mesas e muito fácil para a limpeza, o cooktop é um modelo de fogão que pode ser utilizado com gás ou de forma elétrica. Geralmente na cor escura – mas, possível de ser encontrado em outras cores, este foi o modelo que o escritório Isabela Cannan Arquitetos e Associados, de Nova Lima (MG), escolheu para projetar esta cozinha incrível feita com elementos escuros. O balcão decorado com pastilhas escuras traz com perfeição uma forma quase invisível de utilizar o cooktop na decoração. Prático para a utilização no dia a dia, esta é certamente uma escolha perfeita para lares onde a cozinha é utilizada por poucas pessoas. 

Cooktop na ilha

Esta maravilhosa cozinha planejada na cor vermelho traz uma decoração romântica e perfeita para horas de boa utilização do espaço para preparos culinários a dois. Romântica em cada ponto, a soma da cor vermelha e branca é perfeita para casais. A escolha de um cooktop a ser utilizado na ilha, deixada ao centro do cômodo, melhora a mobilidade no espaço e facilita o diálogo no ambiente, já que todos os pontos do espaço são facilmente vistos. A não opção por um forno mostra que o cômodo é utilizado com rapidez no dia a dia, sem grandes elaborações culinárias. No teto, um moderno exaustor é utilizado para purificar o ambiente, enquanto o conjunto centralizado de lâmpadas funciona como uma forma equilibrada de utilizar a iluminação sobre o eletrodoméstico. 

Elétrico

Cozinhas modernas por homify
homify

La cucina

homify

Ainda mais fácil de limpar do que o cooktop, os fogões elétricos funcionam por indução e oferecem maior segurança para quem deseja se aventurar pelos aromas de temperos que permeiam a cozinha. Estes modelos não possuem fornos e são utilizados a partir da rede elétrica. Os painéis são digitais e isto pode reforçar o ar de modernidade no espaço. Outro diferencial deste fogão é que a chama acende apenas quando uma panela específica é pressionada sobre uma de suas bocas. Esta é uma forma segura de manusear o equipamento, principalmente se você não tem muita habilidade com a rotina culinária. 

Escolhendo a melhor posição

Se você tem uma cozinha planejada de forma a ter que utilizar os corredores do ambiente para se deslocar, a melhor forma, mais uma vez, é optar por modelos de fogões cooktop ou elétricos. Isto porque, pelo formato destes modelos, é possível utilizá-los de forma fácil em balcões para o uso em ambos os lados. Sua estrutura simples e o uso por botões colocados na parte superior do painel, trazem uma utilização perfeita e fácil dos utensílios. Este foi o modelo utilizado pela arquiteta Camila Tannous, de Campo Grande (MS). Utilizando um lindo piso estampado em tons vermelhos e um balcão clássico e forte na cor vermelha, o ambiente ficou simplesmente incrível e aconchegante. 

Embutidos

Cozinhas minimalistas por cs
cs

Lo útil

cs
cs
cs

Para cozinhas planejadas, os fogões embutidos são as melhores opções. Com um tamanho menor do que os convencionais utilizados no chão, os fogões embutidos trazem as mesmas opções de números de bocas e um forno pouco menor. Sua vantagem é ficar perfeitamente acoplado ao local, facilitando a mobilidade no momento de limpeza e afazeres culinários. Mais discreto do que os fogões convencionais, o embutido foi uma  ótima opção neste projeto que traz um conjunto de armário e balcão perfeitos na cor branca. 

Convencionais

Os mais utilizados nos lares brasileiros. Com modelos de 4,5 e 6 bocas, os modelos convencionais – também chamados de modelos de chão, são vendidos em material inox e alumínio. As vantagens deste modelo é o custo econômico, o forno grande e o fácil deslocamento do mesmo no cômodo. Já a limpeza demanda mais cuidado, isto porque as gorduras são de difícil remoção quando deixadas nos botões – local conhecidamente como o que mais acumula germes na cozinha. Nesta cozinha, a simplicidade dos fogões ficou perfeita na utilização dos demais itens do espaço. 

Industrial

Cozinhas clássicas por La Cornue
La Cornue

Ilot Château

La Cornue

Modelos industriais ou inspirados nestes tipos de fogões, são perfeitos para famílias com grande números de pessoas ou cozinhas que demandam muitas utilizações. Neste projeto, o modelo de base branca, colocado na ilha, traz uma elegância perfeita para o conjunto também branco na cozinha. 

No final, o que vale é conforto

Lembre-se sempre: o que faz toda a diferença é o conforto que você busca. A cozinha deve ser um cômodo aconchegante onde você irá tentar fazer os melhores sabores do seu lar, onde as histórias serão contadas e os sorrisos serão os melhores ingredientes. Aposte nestas dicas e seja muito feliz!

Qual destes é o seu modelo preferido?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!