Como ganhar mais espaço em casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Pequenos espaços, grandes desafios. Se você mora em um apartamento ou casa pequena, já sentiu o drama de ter que decorar os cômodos sem ter muitas possibilidades de colocar todos os móveis desejados de uma vez. Ou ainda, quando consegue utilizar todos os espaços, sempre existe algo que ficou para trás. É um dilema. Utensílios que não cabem na cozinha. Livros que sobram pelo quarto. Objetos decorativos que se acumulam pela casa. Não é nada fácil. E não é algo provisório. Ainda que você planeje mudar de apartamento ou casa, as construtoras têm apostados em espaços cada vez menores para os lançamentos imobiliários. Encontrar imóveis grandes é um desafio cada vez maior nas grandes cidades. Imóveis maiores têm o preço elevado ou são mais fáceis de achar em cidades longe dos grandes centros. Se esta não é uma saída real para você, então, bem, você pode seguir as nossas dicas para que o seu pequeno lar, vire um local para armazenar muitas coisas sem ter que abrir mão do conforto. 

Neste artigo, trouxemos algumas dicas que podem fazer toda a diferença na sua casa. Todas as dicas são básicas e irão surpreender você pelas formas simples de colocá-las em prática. Você sabia que, por exemplo, um tom de cor pode fazer toda a diferença e tornar a sensação de espaço maior? E que nem sempre os utensílios da cozinha precisam ficar amontoados? Isso sem falar nos espaços da casa que você às vezes ignora sem perceber. É claro que estas e outras dicas nem sempre são fáceis de serem colocadas em prática – mesmo que elas sejam as mais simples possíveis, e é por isso, que sempre reunimos os melhores profissionais do mundo para levar até você as melhores dicas de decoração projetadas nos 4 cantos do mundo. 

Além das já conhecidas dicas, como colocar grandes espelhos para aumentar a sensação de profundidade do lar, ou apostar nos móveis multifuncionais, outras novas e excelentes ideias foram juntadas especialmente para você e seu pequeno lar. Por isso, venha com a gente e aproveite cada sugestão. Certamente uma delas irá trazer ideias incríveis para que a sua casa seja cada vez mais espaçosa e do jeito que você deseja. Junte-se a nós e inspire-se!

Aposte nos planejados

Planejados sempre serão excelentes – se não as melhores – opções para a decoração do seu lar. Com eles é possível pensar e repensar cada detalhe do cômodo a ser decorado. Desta forma, você não perde nenhum centímetro que poderia fazer muita falta quando o assunto é sobre apartamentos ou casas de tamanho pequeno. Neste lindíssimo projetado, a ideia de utilizar toda uma estrutura planejada para dar a melhor acomodação possível para os móveis, trabalhou de forma inteligente, compacta e moderna. A escolha por itens de inox trouxe um visual moderno e perfeito para o cômodo, enquanto a soma da ilha com o gabinete na cor de madeira trouxe um complemento perfeito somado ao brando das paredes e armários. Para que cada espaço pudesse ser aproveitado as melhor forma, foi escolhida a instalação de uma pequena adega sobre a geladeira.

Crie espaços para armazenar

Cozinhas modernas por Harvey Jones Kitchens
Harvey Jones Kitchens

Painted Shaker kitchen by Harvey Jones

Harvey Jones Kitchens

Portas sempre abrem possibilidade – mesmo quando são portas de armários. E é isso o que vemos neste lindo projeto que trabalha com inteligência a utilização de uma ilha centralizada na cozinha. Com diferentes ângulos para a utilização do espaço, a ilha tem em sua parte inferior a instalação de pequenas portas para que sua estrutura seja mais do que um balcão para apoiar os utensílios. Neste espaço fica possível o armazenamento de diversos itens que poderiam tomar o espaço visual. Desta forma, além de ganhar um espaço novo para guardar seus utensílios, o local ficará também melhor organizado. A ilha traz um planejamento ainda para que possa ser utilizada como mesa e balcão com cooktop. Uma excelente alternativa para você repensar os objetos que ficam visualmente deslocados na sua cozinha.

Use os espaços ignorados

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Corredores e halls de entrada  por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

Muitas vezes não percebemos, mas muitos espaços ficam ignorados no lar. O espaço deixado embaixo das escadas é um ótimo exemplo disso. Você pode utilizar este espaço de muitas diferentes formas, como, por exemplo, projetando um jardim de inverno no espaço ou, ainda, colocando móveis que trazem mais opções de armazenamento de objetos no lar, como é o caso de pequenas cômodas, mesas de centro ou aparadores. Neste lindo projeto, a arquiteta Samara Barbosa, de Curitiba (PR), a utilização de uma pequena mesa em estilo clássico, soma elegância ao espaço e ainda traz a possibilidade de adicionar novos elementos decorativos e organizar melhor o ambiente. Tudo utilizando um local que na maioria das vezes é ignorado na casa.

Use mesinhas

Corredores e halls de entrada  por Studio Duggan
Studio Duggan

Hallway Console Table

Studio Duggan

Como dissemos anteriormente, a utilização de pequenas mesas melhora e muito a organização de itens decorativos do lar. Utilizar estes móveis adicionar praticidade e organização no ambiente, além de poder reforçar um estilo decorativo escolhido para a sua casa. Nesta imagem, percebemos a diferença que faz ter uma pequena mesa de 3 gavetas em um espaço que seria deixado apenas com o espelho. A utilização de objetos decorativos e um pequeno vaso de plantas melhora o ambiente, trazendo requinte ao lar. Perfeitas para serem colocados nos halls de entrada, esta é uma aposta certeira para compor a decoração do seu espaço.

Embutidos são mágicos

A forma inteligente que os móveis embutidos são utilizados para surpreender com mais discrição e espaço, são alternativas incríveis para dar novas possibilidades de armazenamento à sua casa. Afinal, multifuncionalidade em espaços pequenos, nunca é demais. Nesta imagem, um lindo armário foi planejado para aparentar discrição no ambiente, no entanto, ao serem abertas as portas, um incrível móvel com prateleiras e gavetas aparece com uma maneira criativa e perfeita de organizar o ambiente. Uma ideia para que você ganhe um espaço perfeito ao utilizar móveis como ilhas, balcões e mesmo os armários para a sua cozinha pequena, mas muito valente.

Lembre das prateleiras verticais

Salas de estar rústicas por Rachele Biancalani Studio
Rachele Biancalani Studio

Master bedroom – camera da Letto Padronale

Rachele Biancalani Studio

Não só de prateleiras horizontais vive as formas de organização. Lembre-se de variar as possibilidades com a utilização de prateleiras verticais. Perfeitas para acomodarem livros e outros objetos de forma quadrada ou retangular, as prateleiras verticais ficarão incríveis em espaços no quarto ou na sala. Neste projeto, a ideia de trabalhar diferentes tamanhos de prateleiras de acordo com a inclinação do teto, traz mais movimento e criatividade na combinação das peças de madeira presente também na cabeceira da cama.

Pendure os utensílios

Uma excelente alternativa para organizar os utensílios da cozinha, é deixá-los suspensos. Além de incrementar sua cozinha com os utensílios mais bonitos do lar, a ideia traz originalidade ao espaço. Esta foi a ideia neste espaço desenhado pela Ana Lore Burliga Arquitetura, de Taquara (RS). A beleza dos utensílios vermelhos combinando com o balcão, deixa o espaço fantástico e incrivelmente lindo.

Use cor escura em uma da paredes

Tem pouco espaço e quer melhorar a sensação de profundidade? Pinte uma das paredes em um tom mais escuro, como neste belo projeto que parece ter criado um novo cômodo neste truque visual incrível a partir da utilização de uma cor mais escura no ambiente.

Qual destas ideias ficaria melhor na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!