Saint Thomas - Cobertura Belvedere:   por Anaíne Vieira Pitchon Arquitetura e Interiores

Maravilhosas ideias para iluminação externa da casa!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

A iluminação externa tem grande importância em um projeto residencial. Ela tem a função de fornecer segurança noturna, valorizar o paisagismo, iluminar as áreas de circulação e oferecer maior conforto e aconchego para o uso das áreas de lazer à noite.

Somente para a finalidade de manter os arredores na casa iluminados à noite, você até pode pensar que lâmpadas simples nas paredes e teto são o suficiente. Mas quando você tem todo o trabalho para construir a sua casa, se preocupando em ter uma bela fachada, um paisagismo exuberante e uma confortável área de lazer, tudo isso merece ser valorizado.

A forma de valorizar é investindo em um projeto de iluminação externa residencial. Veja a seguir quais são os tipos de iluminação mais utilizados e depois confira modelos aplicados em projetos feitos pelos arquitetos e paisagistas da homify.

​O que usar para fazer a iluminação externa residencial?

Os projetos de iluminação residencial são tão importantes, que há lojas especializadas somente nisso. Prestar atenção na iluminação que se coloca em uma casa, interna ou externamente, tem tanto valor quanto definir as cores das paredes e o estilo da mobília.

Isso porque a iluminação tem o poder de valorizar objetos decorativos, aquecer o ambiente, deixá-lo mais calmo, mais dinâmico ou mais acolhedor. Vai muito além de permitir enxergar o que não se pode ver na ausência da luz.

Então, no caso da iluminação externa residencial, existem alguns elementos principais que são os mais usados. É o caso das arandelas, que são as luminárias de parede, os postes decorativos, muito usados em jardins naquele estilo retrô, tem também as luminárias de chão, usadas para demarcar caminhos e os spots usados para valorizar o jardim e a fachada.

Esses são os principais, e dentro de cada tipo ramificam-se uma infinidade de modelos para todos os gostos, bolsos e estilos. Há também outros tipos de luminárias usadas em áreas externas, como os cordões de luz decorativos e os pendentes em pergolados e gazebos.

Depois de conhecer os principais, vai ficar mais fácil nortear o estilo de iluminação que deseja, e então descobrir outros modelos que combinem com o que está planejando. Veja agora lindos projetos que mostram como os profissionais da homify já utilizaram a iluminação externa para valorizar residências.

Luminária de parede externa para fachada

Certamente você preza por se sentir seguro ao chegar em casa. Por isso, ter o tipo certo de iluminação para lhe receber e chegar à porta de casa com facilidade é muito conveniente e tranquilizador.

Para iluminar a entrada da casa, é necessário focar em pontos estratégicos, garantindo uma boa iluminação. Nesse sentido, as arandelas são uma ótima opção. Nesse projeto há dois modelos, um frontal e outro ao lado da porta que também contribui para a iluminação do piso.

Embutidos de solo e espetos para valorizar o jardim

Use a iluminação embutida no solo para as plantas mais altas ou os espetos para as plantas mais baixas, criando um belíssimo efeito visual no seu jardim. Os modelos mais utilizados são os coloridos, especialmente as lâmpadas verdes, que valorizam o verde das plantas.

Esses tipos luminária para área externa são projetadas para ficarem sem proteção de teto, ou seja, não vão estragar ao pegar muita chuva ou muito sol. Muitos modelos têm até 10 anos de uso, então vale muito a pena fazer esse investimento e dar aquele charme especial ao paisagismo feito com tanto cuidado na sua casa.

Luminárias para valorizar o terraço

Da mesma forma que você pode iluminar um jardim com refletores de espeto ou embutidos no solo, pode fazer em áreas não gramadas, como terraços com plantas. Basta colocar as luzes nos vasos e elas podem tanto refletir as plantas, quanto criar um belíssimo efeito visual nas paredes. Acabam complementando a iluminação geral do ambiente.

Arandelas refletindo para baixo

Na hora de escolher arandelas de parede, você pode optar como a luz irá refletir, se para baixo, para cima ou os dois. Nesse modelo de arandela pra área externa, a iluminação para baixo foi escolhida para valorizar os vasos com buchinhos encostados na parede.

Luminárias externas indicando o caminho

cobertura  - área externa: Terraços  por Michele Moncks Arquitetura
Michele Moncks Arquitetura

cobertura – área externa

Michele Moncks Arquitetura

Uma boa forma de garantir segurança e beleza a um espaço com caminho ou escadas, é usando luminárias de chão. Assim não há necessidade de deixar o espaço com uma iluminação exagerada e dura, mantendo o aconchego e o estilo que uma luz suave confere.

Essas pequenas lâmpadas ficam embutidas no chão e são mais fracas, pois têm a função de iluminar apenas o suficiente, sem atrapalhar a visão de quem está passando. Elas também conferem um belo efeito visual e pode usar no caminho até à porta, na entrada da garagem e, como nesse projeto, para subir as escadas ao deck da piscina. Um luxo!

Iluminação externa jardim com árvores

Se você tem um jardim com grandes árvores, que não necessitou criar um novo paisagismo, não deixe de valorizá-las também. Utilize spots de chão, com luz voltada para cima, que alcance até a copa das árvores. Um bom profissional vai lhe ajudar a colocar as luzes na distância e na posição corretas para conseguir o efeito desejado.

Luminária para varanda

Jardim  por OutSide BCN LED Lighting
OutSide BCN LED Lighting

Bolas decorativas naturales con luz led

OutSide BCN LED Lighting

Nesse projeto de uma casa rústica, essa linda varanda ficou ainda mais aconchegante com os três tipos de iluminação que foram utilizados. As arandelas nas paredes demarcam a entrada com uma iluminação para baixo e para cima. Há também um delicado pendente com um cordão de luz em volta que cumpre com uma função decorativa. E por fim, as luminárias de chão rústicas, em estilo antigo, que fecham com chave de ouro.

Luminárias para área externa de piscina

Dentro das piscinas também se ilumina, especialmente quando há desenhos no interior que mereçam realce noturno. A iluminação pode focar em locais específicos, como nas paredes laterais, ou das bordas para baixo iluminado o fundo.

Nesse mesmo projeto há ainda mais um exemplo de iluminação para escada, dessa vez com as lâmpadas no centro dos degraus. As plantas desse mesmo espaço recebem espetos de luz e nas demais áreas desse espaço há iluminação feita por arandelas nas paredes e outras de chão valorizando as plantas.

​Postes de jardim

Nesse exemplo de jardim com um paisagismo delicado e agradável de observar, os dois postes deram um acabamento perfeito. Mesmo de dia, quando estão apagados, são tão bonitos que fazem parte da decoração. Junto com o banco de ferro eles criam um cenário de praça de antigamente, muito convidativo.

​Iluminação externa de pergolado

Escritório Jardim: Jardins  por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Escritório Jardim

CP Paisagismo

Além das lindas arandelas com foco para baixo valorizando a entrada da residência, observe também o belíssimo detalhe das luminárias de chão embutidas no pergolado. São ótimas fonte de luz, tanto para decorar quanto para fornecer uma iluminação suave, deixando o ambiente muito mais agradável à noite.

​Conjunto de arandelas e fogueira

Campinas Decor: Jardins  por Lightinox
Lightinox

Campinas Decor

Lightinox

Você pode ainda usar as arandelas para criar um efeito visual diferenciado, não apenas uma ou duas, mas trazendo-as para fazerem parte efetiva da estética. Nesse exemplo usou-se arandelas roliças metalizadas para iluminas as plantas de cima e de baixo, e o visual é complementado por uma linda fogueira, que é outra opção interessante.

​Iluminação externa de área de lazer

Vendo essa imagem é perfeitamente possível imaginar um belo jantar com os amigos, durante horas nesse ambiente agradável, que teve esse resultado por conta do projeto de iluminação. Aqui é possível comprovar o quanto uma iluminação bem planejada faz diferença no que você deseja transmitir às pessoas.

Qual o tipo de iluminação ideal para sua casa? Deixe seu comentário. 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!