SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como decorar o quarto do bebê

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A chegada de um bebê é sem dúvida o momento mais importante da vida de qualquer ser humano. Apesar da apreensão pelo peso da responsabilidade de responder pela vida de um ser tão indefeso, o afeto e o sentimento de alegria brotam instantaneamente e tomam conta de qualquer casal que, após processar este turbilhão de emoções, já começa a pensar no ambiente para receber o novo ser.

Como nossa formação sensível e sensorial ocorre na infância, é essencial que os ambientes individuais e personalizados das crianças estimulem sua fantasia, sensibilidade e imaginação. Logo, os quartos infantis são certamente os lugares mais apropriados para a utilização de recursos que criem uma atmosfera lúdica e mágica. Claro que nada substitui o afeto materno e paterno, mas o ambiente no qual o bebê se desenvolve influencia a sua forma de apreender o mundo. Portanto, isto torna o trabalho do design de interiores, com a participação dos pais, uma tarefa de grande relevância. 

Neste artigo apresentamos dez projetos de quartos de bebê que buscam a criação de ambientes acolhedores e lúdicos para a boa interação do bebê com o espaço e tempo e para o seu bom desenvolvimento. 

Céu estrelado

Quarto de Bebê: Quarto infantil  por LM Arquitetura
LM Arquitetura

Quarto de Bebê

LM Arquitetura

Basicamente, um quarto de bebê requer um conjunto de mobiliários essenciais para sua funcionalidade e comodidade do bebê, a começar pelo berço, cômoda, poltrona ou sofá, para acomodar os pais e prateleiras ou nichos, para armazenar os objetos decorativos, retratos, brinquedos e livros. Neste projeto, além do mobiliário essencial, que realça a fantasia e a delicadeza, detalhes como a cor amarela em tom pastel e o forro em gesso que recria um céu estrelado, deixam o ambiente ainda mais lúdico e aconchegante.

Praticidade

Quarto de bebê: Quarto infantil  por LM Arquitetura
LM Arquitetura

Quarto de bebê

LM Arquitetura

Neste projeto, o ambiente foi revestido de papéis de parede em tons suaves e foram criados nichos em acrílico, emoldurados com molduras provençais na cor ouro velho, tornando o ambiente mais delicado e elegante. Um dos destaques do projeto é o guarda roupa desenhado sob medida com trocador e bicama embutida, que além de otimizar o espaço, tornam-o mais funcional e cômodo.

Decoração clássica

Neste projeto, de responsabilidade da arquiteta Ana Paula Carneiro e desenvolvido para Casa Cor Minas de 2014, a decoração foi inspirada no estilo clássico e inspirada na temática de anjos, a fim de criar um ambiente acolhedor e delicado. Cores neutras e os tons suaves do mobiliário de estilo clássico, tornam o ambiente delicado e elegante. Além disto, a iluminação foi cuidadosamente trabalhada de forma delicada e ao mesmo tempo marcante, com a intenção de criar cenários, harmonia e emoções.

Decoração lúdica

Este espaço, denominado Concept Baby, foi projetado pelas arquitetas do Espaço do Traço Arquitetura, com o objetivo principal de apresentar uma solução completamente original. Por esta razão, o projeto utilizou cores inusitadas para este tipo de ambiente, como o preto e o cinza, que remetem ao ambiente original do bebê, ou seja, o ambiente escuro e protetor do útero materno, que resultam em um ambiente aconchegante e agradável. Além disto, diversos detalhes, como a luminária em forma de nuvens, a parede que reproduz um bosque, o tapete com desenho de amarelinha, brincadeira infantil clássica, a cama inserida em um palco, lugar das futuras brincadeiras de teatro, e as cores suaves, criam um ambiente estimulante, delicado e lúdico.

Decoração temática

Árvores, corujinhas e outros bichinhos: Quartos de bebê  por Lígia Bisconti
Lígia Bisconti

Árvores, corujinhas e outros bichinhos

Lígia Bisconti

Este projeto apostou no uso das cores para criar um ambiente harmônico e delicado. No lugar do branco, cor usualmente adotada por expressar sensações de pureza e elegância, optou-se pela cor off white, combinada com o bege detalhes em verde escuro e vermelho, que resultou num ambiente igualmente delicado, elegante e sofisticado. Um dos destaques do ambiente é o painel decorativo exclusivamente desenvolvido para o ambiente pela artista Paola Abiko.

Abstração

Quarto do Bebê: Quarto infantil  por Casa 2 Arquitetos
Casa 2 Arquitetos

Quarto do Bebê

Casa 2 Arquitetos

Neste projeto predomina a abstração das superfícies brancas e do mobiliário de linhas sóbrias e cor branca. O colorido e o toque de fantasia fica por conta da decoração com bichos de pelúcia e quadros, que tornam o quarto do bebê um ambiente mais descontraído e acolhedor. 

Toque feminino

dormitório infantil, quartinho de bebê: Quarto infantil  por ABHP ARQUITETURA
ABHP ARQUITETURA

dormitório infantil, quartinho de bebê

ABHP ARQUITETURA

Neste projeto, a novidade é que o dormitório do bebê foi desenvolvido pensando-se no seu desenvolvimento. O quarto já contém uma cama prevista para a fase seguinte do desenvolvimento do bebê. Além disto, destalhes como nichos coloridos, com cores em tons suaves, tornam o ambiente mais alegre e dão-lhe também um toque mais delicado e feminino.  

Detalhes: bichinhos de pelúcia

Obviamente, existem muitos detalhes que incrementam a qualidade dos dormitórios para o bebê e podem ser utilizados para tornar o ambiente mais acolhedor e receptivo ao bebê. Neste projeto, nichos criam um jogo de cheios e vazios e também servem de suporte para bichinhos de pelúcia, que ficam à mostra e cercam o bebê de uma atmosfera lúdica e encantada.

Detalhes: papel de parede

Neste projeto, além das prateleiras que servem para expor objetos decorativos como bichinhos de pelúcia, o quarto do bebê recebeu decoração em estilo clássico, como mobiliário em estilo provençal, como a cômoda e a luminária de formas e cores delicadas, e um painel emoldurado revestido de papel de parede xadrez, com cores suaves, que realçam a delicadeza, o charme e o clima de serenidade do ambiente.

Detalhes: irreverência

CASA MM | MM HOUSE: Quarto infantil  por Sandro Clemes
Sandro Clemes

CASA MM | MM HOUSE

Sandro Clemes

Neste projeto, predomina o uso e a mistura de cores mais vibrantes e detalhes irreverentes como a moldura com um roupinha de bebê com a já célebre frase estampada: hoje é dia de rock, bebê, que tornam o ambiente mais despojado e lúdico. 

Mais informações e projetos de quartos de bebês e infantis, você encontra aqui.

Quais destes ambientes mais lhe serviram de inspiração para decorar o quarto do seu bebê?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!