12 dicas inusitadas para a decoração da cozinha

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A cozinha é um espaço estritamente funcional, no qual a disposição dos eletrodomésticos, bancada e pia, e a organização dos utensílios, é de suma importância para garantir a praticidade e a comodidade do usuário. Portanto, sobra pouco espaço para os cuidados com a sua ornamentação. Por causa disto, existem muitas dúvidas e insegurança quanto aos meios de decorar a cozinha e incrementar suas qualidades estéticas. Porém, as pessoas não se dão conta de que quando elas escolhem um armário planejado ou uma geladeira inox, apesar de pensarem primeiramente nas suas necessidades práticas, elas estão também interferindo na decoração e na qualidade estética do seu ambiente construído. Logo, embora a cozinha seja de fato um espaço estritamente funcional, até mesmo os objetos e utensílios mais essenciais constituem em seu conjunto o aspecto visual e a sua decoração, acrescidos, claro, dos revestimentos de pisos e paredes. Portanto, devido a este emaranhado de dúvidas, elaboramos este artigo especial sobre dicas de decoração para a cozinha.   

Confira a seguir nossas dicas e ideias de decoração para a cozinha, com as quais esperamos auxiliar você a tornar sua cozinha mais bonita e elegante, sem, claro, perder a sua essência funcional e prática. 

Cozinha planejada

Neste projeto a decoração da cozinha conta com armários planejados em laca branca e eletrodomésticos em aço inox. A combinação entre superfícies brancas e itens de aço inox resulta em um ambiente mais agradável e mais elegante.  

Nichos para a cozinha

A natureza é sempre bem vinda e traz boas vibrações e sensações aprazíveis. Uma solução simples para trazer a natureza para a cozinha é utilizar nichos para abrigar vasos de plantas. Neste exemplo, foram criados nichos que servem para acomodar vasos de plantas e temperos, que criam um contraste estimulante com as superfícies, armários e bancada, predominantemente brancas, e tornam o ambiente mais agradável e alegre.  

Utensílios à mostra

Uma destas tendências que acometem o design de cozinhas é deixar os utensílios à vista, como peças decorativas, sobre prateleiras, nichos abertos ou em armários com portas de vidro, que tornam o ambiente mais despojado e sofisticado. Neste exemplo, a cozinha com predomínio de superfícies neutras, paredes brancas e piso revestido de cimento queimado, possui uma ampla parede que serve de apoio para longas prateleiras que exibem os utensílios da coleção dos moradores, que incrementam a ornamentação do ambiente e tornam-o mais personalizado. 

Revestimentos com cores

Casa Cidade Jardim: Cozinhas modernas por Boutique Arquitetura
Boutique Arquitetura

Casa Cidade Jardim

Boutique Arquitetura

Os revestimentos são elementos essenciais para a funcionalidade e para a qualidade estética de qualquer ambiente. Neste projeto, a qualidade estética das pastilhas cerâmicas de cor amarela traz mais luz e energia para o ambiente, tornando-o mais vibrante e agradável. Além da qualidade dos materiais de acabamento, a cozinha se integra com a sala de jantar através de uma ampla abertura, que contém portas de correr de madeira, na cor branca, que portanto também permitem o seu fechamento, quando se deseja maior privacidade em algum ou ambos espaços.

Tijolinhos na cozinha

Apartamento Bela Vista 02: Cozinhas modernas por Francisco Humberto Franck
Francisco Humberto Franck

Apartamento Bela Vista 02

Francisco Humberto Franck

Neste projeto, assinado por Francisco Humberto Franck, além dos armários planejados em madeira, a cozinha conta com uma parede destacada com o revestimento em tijolos à vista, que tornam o ambiente mais aconchegante e sofisticado. Além disto, o projeto fundiu a cozinha com um bar e uma adega compactos, que atendem as necessidades do morador e tornam o ambiente mais funcional e personalizado.  

Revestimentos sóbrios

Neste projeto, predomina a sobriedade e a elegância dos revestimentos, como o granito na cor preto absoluto, que reveste o piso, as bancadas e a com ilha com cooktop, e o aço inox que cobre as partes superiores da parede sobre os armários superiores e a coifa industrial, tornando o ambiente mais sofisticado e elegante.

Armários personalizados

Armários planejados são elementos indispensáveis para quem deseja incrementar a decoração da cozinha, pois além de torná-la mais funcional, adaptando a dimensão e a disposição espacial do mobiliário às necessidades funcionais do usuário, possibilitam a sua customização, permitindo que o usuário expresse no mobiliário sua personalidade e suas preferências estéticas. Neste projeto, a cozinha foi reformulada e recebeu novos armários em madeira, com portas na cor amarela e com aberturas circulares distribuídas aleatoriamente, tornando o ambiente mais personalizado e descontraído. Além do novo mobiliário, o contraste entre os acabamentos, como o tijolo à vista e o vidro pintado, resulta em sofisticação e requinte.

Armários coloridos

As cores incrementam a decoração de qualquer ambiente e também dão-lhe mais personalidade, criando sensações diversas que tornam a presença no ambiente mais agradável e estimulante. Neste exemplo, além da bancada em forma de ilha no centro do ambiente, armários com acabamentos em vidro, na cor vermelha, criam um contraste vibrante com as superfícies brancas, de piso e teto, e deixam o ambiente mais colorido e personalizado.   

Estilo industrial

Neste exemplo, temos uma cozinha simples e pequena, mas cheia de sofisticação e personalidade. As paredes possuem revestimento cimentício e o piso é revestido em madeira, que torna o ambiente mais aconchegante. Os armários possuem portas revestidas de vidro, na cor preta, combinando com os utensílios em inox, como a geladeira e a coifa. Além disto, as tubulações aparentes dão um toque industrial e sofisticado à cozinha.  

Diferencial: quadro negro

Obviamente, existe uma série de recursos e elementos construtivos diferenciais que podem enriquecer a decoração da cozinha e torná-la, além de mais prática, mais charmosa e mais bonita. Neste exemplo, uma parede foi completamente pintada de preto, servindo como quadro negro para anotações de recados importantes, receitas e até para ilustrações divertidas , que estimulam a criatividade e principalmente a comunicação e a sociabilidade.    

Diferencial: iluminação

Outra maneira de incrementar sobremaneira a decoração da cozinha é investir no projeto de iluminação, de modo a destacar os itens e detalhes marcantes do ambiente. Neste exemplo, a iluminação na parte inferior da bancada tende a destacar o piso, em madeira, e também criar um impressão de que a bancada se mantém suspensa no ar. 

Diferencial: paisagem natural

Por fim, exibimos um último exemplo de como tornar sua cozinha funcional um espaço mais agradável e atraente. Você pode (e deveria) trazer a paisagem natural externa para dentro do ambiente. Além de aproveitar melhor o uso da luz e da ventilação naturais, esta solução proporciona vistas agradáveis e torna o ambiente mais aprazível.

Mais informações e projetos de cozinha, você encontra aqui.

Quais destas dicas você gostaria de implementar para melhorar a decoração da cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!