Shades of White: Salas de estar rústicas por Helô Marques Associados

Melhores decorações com madeira de demolição

Julia Maretto Julia Maretto
Google+
Loading admin actions …

A madeira de demolição é um elemento que nunca sai de moda. Esse tipo de madeira é sucesso em decoração e arquitetura entre clientes, arquitetos e decoradores. 

Se a madeira por si só já é um material que traz aconchego e calor aos ambientes, a madeira de demolição, por ter uma história e por ser sustentável, ganha ainda mais peso e estilo. 

Você sabe o que é uma madeira de demolição? É simples: é uma madeira que já foi utilizada anteriormente, seja na estrutura de uma casa, em trilhos de trem ou outros móveis que pode ser reutilizada, de preferência combinada com itens mais modernos. Criar um contraste entre o velho e o novo é bem vindo tanto em uma decoração mais moderna quanto em uma decoração mais tradicional. 

Descubra mais sobre a madeira de demolição e veja os melhores exemplos de como usá-la para decorar sua casa ou seu apartamento!

Madeira de demolição no banheiro

Esse banheiro ficou lindíssimo com a madeira de demolição por todos os lados: no chão, na parede, no gaveteiro e no móvel criado exclusivamente para o projeto: essa tábua grossa e grande de madeira de demolição à qual foram adicionadas quatro rodinhas e serve de apoio para o gaveteiro e o cesto de roupas sujas. Outra característica incrível e única da madeira de demolição é que ela possui boas propriedades de isolamento e de controle da umidade. Ou seja, uma boa pedida para banheiros modernos como esse da foto. 

Porta de correr

As portas corrediças são a cara de uma decoração moderna. Você instala um trilho na parede acima do batente por onde a porta vai correr. Assim, a madeira de demolição é uma boa escolha para a porta. Algumas madeiras de demolição costumam ser pesadas, pois antigamente usava-se muita madeira maciça, mas como é fácil abrir esse tipo de porta, você pode usar a madeira de demolição sem problemas com uma porta corrediça. 

Madeira de demolição na parede

Muita gente tem usado a madeira de demolição como revestimento de paredes. Como existem diversos tipos de madeira de demolição, é possível ter desde uma parede com madeira clara até paredes com madeiras mais escuras. O interessante é que esse tipo de madeira costuma ter uma textura mais presente e antigas marcas de pregos, o que dá mais estilo para a decoração. 

Esta deslumbrante sala, tem a combinação perfeita de madeira de demolição textura clara, que dá a este ambiente uma vibe urbana vintage que adiciona uma tonelada de personalidade ao espaço. Se você é um entusiasta por história, pode até imaginar que uma dessas unidades seja feita com madeira histórica recuperada.

Na estrutura

Casa ReFit: Quartos  por Ferraro Habitat

Essa casa é um projeto todo idealizada com materiais reaproveitados, desde os tijolos e madeiras de demolição até aos eletrodomésticos e móveis. Tudo foi garimpo minuciosamente com um olho de muito bom gosto. A madeira de demolição foi usada como revestimento e como a própria estrutura da casa, como se pode ver na parede desse quarto. 

O quarto se beneficiou de uma parede com madeira de demolição. Para tornar as coisas mais interessantes e divertidas, use madeira de demolição colorida e acabamentos diferentes e alterne-os. A parede também pode ser uma extensão da cabeceira, daria um charme todo especial ao quarto. Se você precisa de ajuda na pintura, confira aqui como pintar móveis de madeira e deixá-los como novos.

Na mesa

O balcão dessa cozinha de casa de praia foi criado por um  artista artesão mineiro. Ela é feita de cacos de madeira de demolição colorida. O resultado é uma peça original e inusitada. Combina bem também em uma cozinha gourmet, onde geralmente se tem também coisas ultra modernas com elementos mais tradicionais. Fica lindo e representa uma boa mistura de estilos e materiais!

Crie um espaço de entretenimento lindo e convidativo como esta maravilhosa bancada madeira de demolição. O padrão de grãos da madeira nesta bancada é absolutamente deslumbrante e traz os elementos naturais do ar livre em sua casa para uma sensação calorosa e acolhedora.

Na escada

A escada desse apartamento industrial ganhou em estética com a combinação entre o concreto, o pisante em madeira de demolição, e o guarda corpo em aço carbono. A madeira conferiu um ar de conforto à decoração e à arquitetura mais fria do estilo industrial. Projeto do Studio Fabrício Roncca, escritório de arquitetura de Londrina, Paraná.

Na bancada

Outra ideia interessante para o uso de madeira de demolição, desta vez é para a cozinha. Aposte em uma ilha de cozinha personalizada. Invista em um design simples, você pode improvisar e criar compartimentos de armazenamento úteis. Certifique-se de manter um bom acabamento rústico.

Nessa varanda gourmet arrebatadora, mais um exemplo do uso de madeira de demolição para a bancada da cozinha, onde se pode colocar a pia, o fogão ou mesmo um bar. Outra coisa legal é que no Brasil podemos encontrar madeiras de demolição de antigos postes de energia elétrica ou antigos dormentes de madeira de linhas de trem. Super bacana!

Em objetos

Projeto de Arquitetura de Interiores - Apartamento Família: Salas de estar ecléticas por Sarah & Dalira
Sarah & Dalira

Projeto de Arquitetura de Interiores – Apartamento Família

Sarah & Dalira

A madeira de demolição também fica linda em objetos menores, como no vaso da foto. Ela pode ser usada também para mesas de centro de sala de estar ou criados-mudos ou onde sua imaginação quiser. A exposição de anos gera essa textura intensa que você não encontra em nenhum lugar. Além disso, é possível encontrar a peroba-rosa, uma madeira super delicada dificílimo de ser encontrada atualmente, assim como outras madeiras de lei. Um ar super descontraído para a decoração da sua casa!

Decoração com móveis de madeira de demolição

Móveis Rústicos e Demolição: Sala de estar  por Art's Rústicos Móveis
Art's Rústicos Móveis

Móveis Rústicos e Demolição

Art's Rústicos Móveis

Se você estiver pensando em decorar sua casa e trocar a mobília, pense em algo funcional e sustentável. Móveis com madeira de demolição são uma opção excelente para decorar uma casa . O uso desse material é um meio ecologicamente correto de reutilizar madeira que já foi colhida de nossas florestas e impede que ela acabe no aterro. Há várias texturas de madeira de demolição, mas a madeira que é recuperada caida naturalmente no chão da floresta ou removida da estrada durante uma tempestade são  popularmente usadas para fazer móveis.

Esta estante para TV ficou super charmosa com a madeira de demolição e é uma ótima inspiração para você iniciar uma decoração em sua casa.

Portas antigas de demolição

Fachada Principal: Casas rústicas por Vida de Vila
Vida de Vila

Fachada Principal

Vida de Vila

Um dos benefícios do uso da madeira de demolição é a idade e a maturidade da madeira, que a torna mais durável e mais forte do que a madeira mais nova e menos madura. Esta porta de madeira de demolição nos mostra isso.  Além de resistência ela acrescenta ao ambiente um toque rústico que a torna convidativa e agradável. A madeira para a porta foi escolhida a dedo pela qualidade e belos padrões.

Pergolado com madeira de demolição

Para transformar uma casa, você deve começar pelos detalhes. Decorar com madeira recuperada faz uma casa se sentir acolhedora e convidativa. Pesquise sobre objetos de decoração em madeira de demolição  para deixar o ambiente muito mais elegante. Inspire-se e adicione vasos rústicos em sua casa ou ofereça como um presente para as pessoas especiais em sua vida.

Esta bela casa fez o uso da madeira de demolição nos pilares e vigas do pergolado da varanda. Um lindo acabamento para um ambiente externo.

Qual a decoração que você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!