11 ideias de prateleiras que pode fazer você mesmo

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
The Urban Retreat, ZERO9 ZERO9 Salas de estar campestres
Loading admin actions …

As prateleiras são uma tendência intemporal! Muito práticas e fáceis de instalar, elas ajudam a expor objetos decorativos e a organizar devidamente um sem número de elementos, desde livros a discos, e por isso são um grande contributo para definir o estilo de uma casa. E tudo isto sem ocupar demasiado espaço! 

As opções no mercado são imensas, mas pela sua simplicidade de fabrico e instalação pode bem optar por fazê-las você mesmo. Assim além das vantagens naturais destes móveis ainda vai ter o benefício de ter um projeto para ocupar os seus tempos livres, o orgulho de fazer algo com a suas próprias mãos, e a felicidade de poupar alguns Euros!  

Não acredita ser possível? Então venha connosco, descubra onze prateleiras que com algum engenho pode fazer você mesmo e ponha mãos à obra!

1. Simples e lineares

Começamos por uma ideia relativamente de levar a cabo, tanto fazendo à medida como usando módulos pré cortados. Nesta imagem as prateleiras fazem tudo o que é preciso pela parede de televisão: – a prateleira de madeira serve para guardar os inevitáveis aparelhos eletrónicos do mundo atual, como boxes de televisão, leitores de DVDs e consolas de jogos, e à sua volta outras prateleiras brancas servem de suporte e expositor para os mais variados objetos de decoração. 

Embora pareça algo complexo, este conjunto é muito fácil de realizar, e pode ser construído todos em madeira (com madeira lacada de branco) ou utilizando prateleiras em pladur, para uma maior homogeneização com a parede. Tudo com materiais à venda em qualquer loja de bricolagem e sem grandes necessidades de conhecimentos específicos!

2. Mesmo conceito, utilizações diferentes

homify Cozinhas escandinavas

Nesta imagem, de uma cozinha da autoria da HOMESTORIES, temos um conceito bastante semelhante ao anterior: – prateleiras simples e direitas, corridas. Mas ao contrário da sugestão anterior, em que as prateleiras suportavam apenas alguns elementos decorativos de baixo peso, aqui suportam o peso substancialmente superior das loiças de cozinha. A técnica será a mesma, mas terá de ter um maior cuidado com solidez e resistência dos apoios!

3. Haja criatividade

homify Escritórios industriais

As finanças estão más? O orçamento para móveis esgotou-se naquela despesa inesperada? E logo agora que precisava mesmo de umas prateleiras para pôr os livros… Nada tema! Inspire-se na sugestão da imagem acima e crie as suas próprias prateleiras a partir de caixas de fruta. Certifique-se de que estão limpas e não têm manchas muito visíveis, e depois dê largas à sua imaginação! Pinte, forre os fundos, corte pela metade. Estas caixas podem ser encontradas em diversos locais a preços convidativos e têm imensas potencialidades. 

Mas nunca se esqueça de as aparafusar umas às outras e de fixar o conjunto à parede, pois como são bastante leves poder cair com muita facilidade. Uma ideia perfeita para um ambiente rústico industrial!

Para ver mais ideias de mobiliário reciclado, feito com caixas e paletes, não deixe de ler o artigo ’45 ideias DIY com paletes de madeira’.

4. Agora na casa de banho

O mesmo material da foto anterior, outro ambiente! Aqui as caixas e fruta foram pintadas de branco, tanto para se enquadrarem na atmosfera do local, como para proteger a madeira da humidade. Mais simples e baratos não podia ser, e é inegável que fica giríssimo!

5. Uma simples moldura de madeira

Hall de entrada homify Salas de estar modernas

Agora uma proposta para os mais arrojados, mas ainda assim de uma simplicidade que a torna possível até aos mais desastrados da bricolagem! Que tal pegar em algumas tábuas, uni-las em retângulo e colocar algumas na horizontal para servir de prateleira? Para fixar as tábuas horizontais o melhor é colocar alguns apoios por baixo (há-os de várias cores para se camuflarem na madeira), mas se sente o arrojo do faça você mesmo utilize parafusos ou pregos laterais, que permitem um resultado final mais sólido.

6. Algumas simples tábuas fazem um efeito fantástico

Algumas tábuas fininhas de cores diferentes são suficientes para criar uma prateleira alternativa com um efeito visual bastante chamativo para uma parede de sua casa! Se a madeira for suficientemente leve e a forma que criar for estável até pode prescindir de parafusos ou sistemas de fixação, sendo suficiente uma cola bem forte.

7. Improviso

homify Salas de estar modernas Estantes

Aqui temos uma ideia diferente para umas prateleiras bem engraçadas para a sua casa! Fixe caixas de papelão na prede. Pode fazê-las no formato que mais gostar pois consegue encontrar este tipo de caixas em vários formatos, e quanto ao método de fixação pode optar pelos clássicos sistemas de fixação com parafusos ou optar por uma solução mais rápida e menos agressiva para as paredes, usando pequenos ganchos e camarões.

8. Vintage

The Urban Retreat, ZERO9 ZERO9 Salas de estar campestres

Estas prateleiras tão simples foram feitas a partir dos frisos em relevo de uma antiga cómoda. Se tem um móvel em que pouco se aproveita, mas a que tem muita estima, esta pode ser a solução para o conservar, embora de uma forma ligeiramente diferente. 

9. Rústico

Em formato bem rústico, apresentamos-lhe agora esta prateleira construída com antigas peças de madeira trazidas pela maré. Criadas pelas árvores, moldadas pela força do mar e reunidas pela mão do Homem, estas peças parecem ligar-se como se sempre tivessem estado juntas. Então saia de casa, vá até à praia se puder. Recolha material… Gratuito! Inspire-se!

10. A arte de fazer uma garrefeira prática de de baixo custo

model A - walnut TU LAS Salas de jantar escandinavas Adega

Compre uma tábua simples, com uma cor bonita, que se enquadre bem com o espaço onde a obra ficará inserida. Depois pegue numa gazua com o diâmetro de broca correto e faça nessa tábua orifícios circulares, a intervalos regulares. Fixe no teto e no chão e terá o suporte perfeito para as suas garrafas de vinho!

11. De vidro

E para acabar mostramos-lhe uma prateleira mesmo muito simples de conseguir, mas que pode fazer toda a diferença no ambiente onde cor colocada. Vá ao vidreiro com as medidas de que precisa e peça para lhe cortarem a secção de vidro à medida, depois é só adquirir uns suportes bonitos e terá uma prateleira bem engraçada para uma casa de banho ou para uma cozinha. 

Para realizar estas e mais ideias não deixe de espreitar a nossa loja on line!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista