Como decorar com papéis de parede

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Após algum tempo morando sob o mesmo teto e cercado das mesmas paredes e objetos, surge naturalmente um desejo de mudança e renovação. Mas às vezes desanimamos com a ideia do trabalho e tempo a ser despendido nestas mudanças. Afinal, gostaríamos de transformar a decoração da casa de forma rápida e prática, não é mesmo? Bom, nem todas as mudanças exigem tanto tempo e causam tantos transtornos, como quebra de paredes e sujeira. Hoje em dia, existem soluções mais práticas e limpas, como os papéis de parede, que incorporam novas técnicas e se apresentam de infinitas formas, com texturas, colagens, grafismos elaborados , estampas, efeitos tridimensionais e outras novidades que o tornam um recurso decorativo ainda mais versátil e sofisticado. 

Neste artigo, destacaremos os papéis de paredes com listras e desenhos horizontais, que criam uma sensação de maior alongamento espacial e consequentemente menor altura. Portanto, é um recurso que além de tornar o ambiente mais sofisticado e elegante, contribui substancialmente para deixar o ambiente mais amplo, no seu comprimento ou largura, tornando-o mais espaçoso, ao menos visualmente, e confortável.  

Confira então a seguir dez modelos de papéis de paredes com listras horizontais deslumbrantes que se adequam aos mais diversos ambientes e tipos de decoração, trazendo sempre resultados estéticos belíssimos e surpreendentes.

Intimidade

As listras horizontais, quando criam a sensação de redução da altura do ambiente, tornam o ambiente mais intimista e aconchegante, e, quando criam a sensação de ampliação do comprimento ou da largura, tornam o ambiente mais espaçoso e agradável, especialmente em se tratando de espaços muito pequenos ou desproporcionais em sua relação largura x comprimento. Além de criar estas impressões, os papéis de paredes com listras horizontais, conforme este exemplo, tornam os ambientes sempre mais elegantes e sofisticados. 

Elegância

As listras horizontais também dão uma sensação de movimento e tornam os ambientes mais dinâmicos e despojados. Devido à infinidade de configurações e cores, a escolha do papel de parede deve ser pautada pela necessidade particular de cada pessoa e pelas sensações que se deseja evocar. Neste exemplo, o papel de parede com listras horizontais com dois tons de vermelho cria uma sensação de calor e excitação, tornando-o ambiente mais vibrante e elegante.

Com estampas

Parede e pavimento  por fototapete.de
fototapete.de

Fototapete Melli Mello Giraffe

fototapete.de

Lisos, com texturas, com estampas, discretos ou extravagantes, os papéis de parede mudam instantaneamente o aspecto e a espacialidade do ambiente. As possibilidades são ilimitadas. Neste exemplo, além das listras horizontais preto e brancas, o papel de parede traz também outras figuras e desenhos, como a de uma girafa e duas borboletas, que além de colorirem o ambiente, deixam-o mais descontraído e despojado.

Painel de madeira

Parede e pavimento  por Mister Smith Interiors
Mister Smith Interiors

Planks Wallpaper by Mister smith interiors

Mister Smith Interiors

Uma boa dica para quem deseja transformar a aparência da parede e, consequentemente, do ambiente inteiro é inovar na escolha do papel de parede, pois um desenho ou textura originais podem fazer uma grande diferença no modo de experimentar o espaço. Neste exemplo, o papel de parede imita a textura de uma painel de madeira rústica, tornando o ambiente mais aconchegante e despojado. 

Ziguezague monocromático

Neste exemplo, as listras horizontais do papel de parede em tons de preto e branco adquirem uma forma em ziguezague, criando a sensação de movimento e tornando o espaço da sala de estar mais jovial, sofisticado e dinâmico.

Para obter mais informações de itens essenciais na decoração da sala de estar, leia este artigo

Ziguezague colorido

Como já mencionado, os papéis de parede podem ser utilizados no mais diversos ambientes e combinados com os mais variados estilos de decoração. O modelo com listras em ziguezague do exemplo anterior pode ganhar cores e incrementar a decoração do dormitório. Neste exemplo, o papel de parede com listras horizontais em ziguezague torna o dormitório mais jovial e sofisticado. Além disto, a cor amarela traz mais luz ao ambiente e deixa o mais agradável e descontraído.  

Para obter mais informações de dormitórios, acesse esta seção especial.

Lúdico

Parede e pavimento  por Photowall
Photowall

Nordic folk – Mini Empire- Photowall

Photowall

Uma alternativa às listras horizontais é a utilização de um papel de parede como este, que mantém a sensação de movimento e senso de horizontalidade, mas substitui a repetição e a monotonia das listras por desenhos e figuras lúdicas.

Textos

Outra forma lúdica de repaginar e incrementar a decoração dos ambientes é a utilização de papel de parede com inscrições e textos, que podem desde reforçar a sensação de horizontalidade do espaço e de movimento a colocar o morador em contato com palavras e textos motivacionais e inspiradores. 

Toque feminino

APARTAMENTO 400m2 - AV BOA VIAGEM - RECIFE/PE: Quarto infantil  por ROMERO DUARTE & ARQUITETOS
ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

APARTAMENTO 400m2 – AV BOA VIAGEM – RECIFE/PE

ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

Neste exemplo, o dormitório, projetado por Romero Duarte e Arquitetos, foi todo revestido de papel de parede com listras horizontais coloridas, que realçam a horizontalidade do ambiente e principalmente a delicadeza, devido à escolha de cores de tons suaves. Além disto, a mistura de cores harmônicas cria um plano colorido mais agradável e elegante.   

Detalhe

Obviamente, não é necessário cobrir todas as paredes com papel de parede. Este recurso pode ser utilizado para atrair a atenção para determinada parede e realçar algum objeto. Neste exemplo, um painel de parede com listras horizontais realça a decoração temática do quarto marinheiro e destaca os nichos circulares, que imitam as escotilhas de navios e servem para abrigar objetos decorativos como os ursinhos.

Cenário urbano

Devido à sua multiplicidade de opções, o papel de parede pode servir para trazer uma imagem do cotidiano inspiradora, como neste exemplo, que reproduz com simplicidade uma típica cena urbana, no qual os pássaros se equilibram sobre os fios de eletricidade, uma imagem tão familiar aos cidadãos urbanos, que apesar do ritmo alucinante da cidade, ainda se encantam com a presença e o canto dos pássaros, também já tão bem adaptados ao mundo urbano quanto nós.  

Em qual ambiente da sua casa você aplicaria um papel de parede para incrementar a decoração?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!