20 Dicas De Iluminação Para Transformar A Sua Casa Com Luz

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

20 Dicas De Iluminação Para Transformar A Sua Casa Com Luz

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Paredes  por homify
Loading admin actions …

Todo mundo adora se lançar à decoração da casa, inclusive contratando um profissional da área para criar um projeto perfeito a executar. Mas nem todo mundo pensa na iluminação, pelo menos não na importância que ela tem para a segurança, para o bem-estar e, claro, para a estética da casa.

A iluminação pode resolver vários problemas de segurança tanto dentro quanto fora da casa e, de quebra, ser usada com propósitos decorativos. As soluções com luz podem ser muito originais e agradáveis – e, em muitos casos, bastante simples. Outra vantagem de também chamar um profissional em iluminação para cuidar deste aspecto da sua casa é que ele é capaz de planejar a maneira mais econômica de usar a luz na decoração.

A seguir, reunimos 20 dicas de iluminação que pode ajudar você a incorporar a iluminação profissional na sua casa. Confira! 

1. Criando atmosfera

Paredes  por homify

A iluminação é um elemento poderoso quando se pretende estabelecer uma determinada atmosfera em um determinado ambiente. Nesta sala de estar, por exemplo, ela se concentra em dois focos: um representado por uma fonte de luz na parte superior de uma parede e outro propiciado por uma luminária de piso. A primeira dá destaque a objetos de arte ou cerâmicas e preenche um canto que, sem o foco, ficaria mergulhado em sombras. Já o segundo tem a vantagem de evidenciar a textura na parte superior da parede de pedra, ao mesmo tempo em que ilumina a área do sofá. Os dois pontos são suficientes para se obter um ambiente visualmente confortável e, ao mesmo tempo, para dar um ar intimista e aconchegante. 

2. Para dar destaque

Ainda na sala de estar, a iluminação pode ser embutida no gesso do teto nas mais diferentes formas. No exemplo acima, um círculo iluminado no teto serve para dar destaque a um lustre ou móbile de maneira delicada, mas evidente. O mesmo artifício pode ser usado em nichos na parede em qualquer parte da casa, até no quarto das crianças, onde a luz suave serve para tranquilizá-las sem prejudicar o sono. 

3. Para realçar uma parede

Geralmente, vemos um determinado ponto de um espaço, como por exemplo uma parede com textura ou um mural, ser realçado por luz vinda do alto, mas ela também pode vir de baixo, criando um efeito diferente, mas igualmente marcante. Uma vantagem desses focos embutidos no piso é a de clarear o caminho durante a noite, facilitando a circulação. 

4. Para dar segurança

As luzes na parte inferior da parede ou no chão, portanto, podem ser elementos de segurança. No caso de escadas, por exemplo, elas podem ser colocadas na parte inferior da parede em intervalos regulares ao longo dos degraus, permitindo assim a visualização do caminho e evitando tropeços ou quedas. Além disso, o efeito desses focos baixos é altamente decorativo.

5. Decorando com luz

Decora Líder Belo Horizonte - Quarto da Criança: Quarto infantil  por Lider Interiores,
Lider Interiores

Decora Líder Belo Horizonte – Quarto da Criança

Lider Interiores

Uma forma muito popular nos últimos anos de decorar o quarto, seja ele de casal ou de jovens e adolescentes, é lançar mão de luminárias pendentes em diversas alturas, estrategicamente colocadas acima da cama, como na imagem acima. É simples, barato, bonito e bastante original e criativo. E, novamente, essas luzes criam uma atmosfera suave e peculiar. 

6. Teto brilhante

Aqui nesta sala de jantar, a maneira encontrada para ter a medida certa de luz sem perder a intimidade e a suavidade foi embutir luzes LED no contorno do teto de gesso. Com isso, as linhas do cômodo ficam bem definidas, o que torna o ambiente mais agradável. 

7. Visão precisa na cozinha

Cozinhas  por Hitchings & Thomas Ltd
Hitchings & Thomas Ltd

Blue & Cream Gloss Kitchen, Aberdare, South Wales

Hitchings & Thomas Ltd

Já na cozinha, a iluminação não tem só objetivo decorativo, mas também busca a nitidez e o conforto na hora de preparar os alimentos, evitando inclusive acidentes. A área mais indicada para a instalação de luzes de apoio é a bancada da pia e qualquer outra bancada de trabalho. 

8. Mais luz na cozinha

Também vale muito a pena na cozinha instalar luzes a intervalos regulares sobre a bancada tipo ilha a fim de visualizar perfeitamente os alimentos a serem servidos. No caso dessa bancada servir ainda como área de refeições, a iluminação vinda de cima de maneira suave vai tornar as refeições mais confortáveis e agradáveis. 

9. Cor também é luz

A iluminação não precisa ser feita apenas com lâmpadas brancas ou quentes. Elas podem ser encontradas também em outras cores que podem dar um toque especial no ambiente, geralmente um toque moderno. Na imagem acima, a sala de jantar integrada à cozinha tem seu perímetro delimitado por uma faixa de luz LED lilás no teto. O efeito levemente vibrante e a instalação dialoga com outros focos de luz, como a luminária de teto brilhante acima da mesa. 

10. Padrões com cor

As luzes coloridas também podem criar padrões geométricos altamente estéticos quando aplicadas em uma parede, por exemplo. Esta sala de jantar em estilo moderno ganha originalidade com os focos instalados no meio da parede, pois a luz cria desenhos tanto em cima quanto embaixo. O resultado é uma imagem abstrata com cores tênues, mas muito interessante. 

11. Outros desenhos de luz

O divertido dos focos de luz que criam desenhos geométricos na parede é que esses desenhos podem mudar com o simples reposicionamento dos focos. A parede da imagem acima é exemplo disso: a posição inclinada dos focos cria outros desenhos geométricos com várias cores do prisma. O resultado é um painel de cor e luz muito delicado e moderno. 

12. Escultura de luz

Mesmo os focos brancos podem criar efeitos lindos, de acordo com a disposição deles na parede. A entrada desta casa ganhou elegância e sofisticação com os efeitos das luzes brancas na parede lateral. O jogo de luz e sombra cria desenhos de losangos muito modernos e cativantes. 

13. Realce de texturas

Residência HCF: Casas  por A/ZERO Arquitetura,
A/ZERO Arquitetura

Residência HCF

A/ZERO Arquitetura

Uma das características mais interessantes da luz na decoração é que ela pode ser utilizada para realçar texturas das paredes. Nesta entrada coberta, a parede lateral em pedra recebe focos regulares no alto que projetam suas luzes sobre ela. Ao mesmo tempo em que criam um efeito estético, esses focos garantem a luminosidade necessária para o ambiente, juntamente com as lâmpadas embutidas na cobertura. 

14. Pintura de luz

Focos de luz semelhantes aos anteriores produzem nesta varanda lateral desenhos que parecem pintar a parede de branco a intervalos regulares, assim como iluminar o deck de madeira. O efeito é agradável e original e cumpre perfeitamente o seu propósito estético.  

15. Planejamento e economia

É preciso que um profissional de iluminação seja consultado antes de colocar em prática qualquer ideia, porque ele não apenas é capaz de sugerir projetos personalizados para a sua casa, como também o faz pensando na economia de luz ou no eventual desperdício dela. O terraço acima teve a sua iluminação minuciosamente planejada para unir o objetivo estético ao econômico. Ou seja, luz na medida certa, nem mais nem menos.

16. Luzes entre as plantas

Na área externa, como este quintal, os canteiros junto ao muro de pedra receberam luzes que, posicionadas atrás das plantas, tanto as evidenciam quanto evidenciam a pedra. Simples, mas eficiente. 

17. Luzes aleatórias

Outra maneira de iluminar o quintal é utilizar luzes aleatórias ao longo dos muros, como na imagem acima. O efeito é muito original e bonito, perfeito para quem gosta de um toque de modernidade.

18. Arranjos de luz

Casa Green Hills: Casas  por ARC+ Arquitetura,
ARC+ Arquitetura

Casa Green Hills

ARC+ Arquitetura

Na fachada desta casa, o muro de pedra ganhou um arranjo de luzes e plantas intercaladas, o que dá uma impressão de ordem e simetria em quem o vê. Mais uma ideia simples, mas eficiente.

19. Luzes de preenchimento

Na fachada desta casa, a luz foi pensada não apenas como elemento estético, como também de segurança. Assim, as cobertas da porta de entrada e da garagem receberam luzes de preenchimento no piso e no teto, que eliminam as sombras eventuais. 

20. Toque de cor

Paredes  por homify

Para finalizar, apresentamos a entrada desta casa, que uniu a luz com a cor. O tom amarelado torna a entrada convidativa e a ilumina de maneira suave, se destacando na fachada da casa. 

Você usa a luz para decorar a sua casa? Como?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!