10 melhores ideias sobre design de interiores

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apartamento Jardim Apipema, Escritório de Arquitetura e Interiores Janete Chaoui Escritório de Arquitetura e Interiores Janete Chaoui Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Decorar uma casa tem tanto de intuição como tem de técnica! Com uma boa intuição a técnica torna-se mais secundária, mas quando o sentido estético não é o mais apurado é a técnica que ajuda a que as coisas corram bem, evitando que a sua casa se torne um desastre da decoração.  

Na parte da intuição não podemos podemos resolver tudo, é algo com que se nasce ou que se vai aprendendo a ter, melhorando à medida que se aplicam as técnicas. E nessa aprendizagem cá está a homify para o ajudar!  

Hoje selecionamos algumas ideias de design de interiores, com algumas técnicas simples, para melhorar a decoração de sua casa. Venha descobri-las ou redescobri-las!

Instalar cortinas

Liefde voor je raam, Vadain Vadain Salas de estar modernas Acessórios e Decoração

As cortinas são elementos essências na maior parte das casas, sobretudo ara quem vive em apartamentos de zonas residenciais e precisa muito de preservar a sua privacidade e intimidade. E claro, depois vem o lado estético das cortinas, que podem transformar radicalmente o estilo de uma divisão… Aliás uma maneira rápida de mudar a casa de um dia para o outro é mudar as cortinas! 

Mas além da óbvia questão da escolha destes elementos têxteis há também a maneira correta de o fazer! Se tem um teto baixo, como é tão vulgar nos apartamentos atuais, evite a todo o custo colocar o varão da cortina logo acima da janela. Se colocar a cortina do teto até ao chão vai conseguir criar um sentido de verticalidade mais pronunciado, fazer com que o pé direito do espaço pareça maior e o teto mais alto. Fazer o contrário vai criar um efeito contrário que pode encolher o seu espaço!  

Veja o exemplo da foto, do gabinete VADAIAN: – o varão está colocado rente ao ângulo da parede com o teto, e é um elemento que torna toda esta espetacular sala mais ampla e mais luminosa!

O posicionamento dos candeeiros de teto

Este é um pormenor que parece não ter grande importância, mas que à semelhança do caso das cortinas, vai fazer uma grande diferença: – Os candeeiros de teto suspensos colocados acima de mesas de refeições devem guardar uma distância de 75 a 80 cm do tampo desta! 

Menos do que esta altura vai tornar-se um estorvo às refeições e ao convívio, além de ficar bastante inestético. Se colocar o candeeiro muito alto ele vai diluir-se na decoração, deixando de ter tanto impacto visual, ao mesmo tempo que pode estar a desperdiçar fluxo luminoso.

Colocando tela, molduras ou outros elementos nas paredes

Vai colocar telas, molduras com fotografias, gravuras ou outros elementos nas paredes? Calma, não se precipite e tire bem as medidas! Se for colocar um elemento único certifique-se de que este fica a 145 cm do chão até à base deste. Se colocar dois faça a medida anterior coincidir com o meio do espaço entre eles e se forem mais faça esta altura até ao meio da peça central! Razões para este valor? Simples, desta forma a maioria das pessoas vai ter uma visão adequada da peça, ou conjunto de peças, de decoração e vai conseguir mais harmonia e simetria no espaço. 

Ah e não se esqueça de deixar mais ou menos 75 cm do móvel até ao quadro, se o for colocar acima de um sofá ou de uma consola!

Decore com onúmero três, ou com elementos em número ímpar!

Três flores, três prateleiras, três molduras, três globos no candeeiro suspenso… O número três é grande aliado do design de interiores, mas se não é bem o seu número pode sempre usar qualquer outro desde que seja ímpar! 

Porquê? Não é superstição, simplesmente decorar com números ímpares permite-lhe pôr um ou mais elementos em destaque, e afastar-se assim da simetria total, quebrando a monotonia, dando mais interesse visual ao conjunto decorativo.

Os tapetes!

Tapete moderno para sala. homify Salas de estar modernas Lã Laranja Acessórios e Decoração

Os tapetes devem ser colocados um pouco sob os sofás e as cadeiras, criando recortes, para conseguir um aspeto mais coeso, e uma ligação mais harmoniosa dos elementos, no conjunto!

Distribuição dos elementos no espaço

A distribuição dos móveis no espaço, bem como as suas proporções, são aspetos a ter em conta quando estiver a mudar a mobília de lugar ou a remodelar! 

Quanto às proporções o melhor é tentar adequar bem as medidas dos seus móveis ao espaço disponível, pois um móvel enorme num espaço pequeno, além de ser desproporcional, vai torná-lo ainda mais pequeno O contrário pode tornar o seu espaço vazio e desinteressante.  

Quanto à distribuição é importante encontrar um esquema harmonioso, espalhando os móveis em U, em L, em roda, mas sempre evitando combinações de cores a fazer pandã, conjuntos todos do mesmo estilo e formato, ou aglomerações demasiado impositivas aos olhos, e lesivas à circulação!

O poder da iluminação

O poder da iluminação é imenso! 

Uma luz amarelada, quente, pode tornar um espaço mais acolhedor, mas também mais escuro, não sendo muito adequada para sala de estar ou espaços de trabalho.  

Uma luz demasiado intensa, branca e fria, vai tornar o espaço mais luminoso, mais limpo e arejado, mas também mais frios e cirúrgico, pouco adequado para um quarto onde se pretende relaxar.  

Um foco de luz pode ao mesmo tempo destacar um elemento que lhe agrade particularmente e desviar as atenções de outro que pretende que passe despercebido. 

Pode utilizar a luz para conseguir efeitos visuais muito apelativos.  

Tanto potencial apenas com a luz! Se entrar com a estética de candeeiros e luminárias então, já imaginou?  

Quer saber mais sobre este tema? Quando acabar este artigo leia também ’Ilumine a sua casa! Ideias eficazes para cada espaço!’.

Escolhendo os acabamentos para a pintura

O acabamento da tinta que reveste as suas paredes reveste-se de muita importância! 

Um acabamento liso fica bem em qualquer superfície, mas é especialmente adequado para os tetos por ser fácil de limpar. O acabamento casca de ovo, ligeiramente rugoso é perfeito para as paredes da sala de estar ou de jantar, ou para o quarto, mas é péssimo para cozinhas e casas de banho por ser de difícil higienização. O acetinado, ou impermeável, é perfeito para os locais de muita utilização e de limpeza frequente, como lavandarias, cozinhas ou casas de banho. 

Acabamento brilhante, só em móveis lacados, não use nas paredes!

Escolha um estilo e tente manter-se fiel, mas não exagere

Escolher um estilo para a sua casa é um compromisso a médio prazo, a não ser que seja daqueles amantes da decoração, tão dedicados que a mudam a cada mudança de humor! Então quando escolher um estilo tente manter-se fiel a ele, evitando comprar itens que sejam chocantemente contrastantes, a não ser que seja essa mesma a sua intenção. Se assim for, é preciso algum cuidado com o equilíbrio e a harmonia sob pena de ficar com um estilo completamente estapafúrdio, sem nexo!

Crie conjuntos, áreas ou cantinhos

homify Corredores, halls e escadas modernos Cômodas e estantes

Uma dica de decoração muito interessante, que os designers de interiores usam bastante, é a criação de núcleos funcionais e decorativos, dentro do conjunto da decoração em geral! Não percebeu? Nós explicamos! 

Um cantinho de leitura, um átrio de entrada na sala (quando a entrada se dá directamente para esse espaço), uma bancada de bricolagem na cozinha… Estas são algumas das ideias que pode fazer. Ouse fazer ligeiras diferenças de estilo para estabelecer as fronteiras ou use barreiras físicas, como biombos ou os próprios móveis!  

Ficou entusiasmado com estas ideias? Descubra tudo o que é preciso para as levar a cabo na nossa loja on line!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista