8 maneiras de manter a sala quentinha no inverno

Julia Maretto Julia Maretto
Google+
Loading admin actions …

O inverno começou e as temperaturas mais baixas já trouxeram aquele friozinho para dentro de casa. Como no Brasil não estamos acostumados com temperaturas tão baixas, nossas casas geralmente não são tão bem preparadas para o inverno como em outros países frios. 

Mas existem alguns truques de decoração ou mesmo dicas de quando abrir a janela e quando fechá-la que ajudam a manter a casa quentinha no inverno. Às vezes, pequenas coisas, como colocar o sofá próximo do sol, mas que já fazem toda a diferença. 

Confira algumas dicas de como manter sua casa quentinha e aconchegante no inverno. Inspire-se e decore a sua sala de estar para a estação mais charmosa do ano. Afinal, nada como um sofá aconchegante numa noite de inverno. E o melhor, sem gastar muito!

Mantas

Chalé Clube de Campo de São Paulo/SP - II: Salas de estar rústicas por Renata Romeiro Interiores
Renata Romeiro Interiores

Chalé Clube de Campo de São Paulo/SP – II

Renata Romeiro Interiores

sala de estar, assim como o quarto, são os ambientes preferidos das pessoas no inverno. Então vamos às dicas para aquecer sua sala. Use e abuse de mantas na decoração de inverno da sua casa. Elas deixam seu sofá mais aconchegante e são perfeitas para quando você for aproveitar aquela noite de friozinho assistindo filmes e comendo pipoca no sofá. As mantas também são legais porque você pode criar uma decoração bem sua. Elas podem ser dobradas somente em um canto do sofá, como na foto. Ou podem estar sobre o braço do sofá, dobradas em um canto da sala, sobre a poltrona ou, até mesmo, esticadas sobre todo o assento do sofá. Dobre-as como quiser e de acordo com seu humor! 

Iluminação indireta

Apartamento AS: Salas de estar modernas por Beth Nejm
Beth Nejm

Apartamento AS

Beth Nejm

A iluminação indireta, por ser mais intimista, tem o poder de aquecer o ambiente. Ainda mais se for uma iluminação mais amarelada, já que o amarelo faz parte das cores quentes. Outra dica, por exemplo, é criar uma iluminação direcionada com tons amarelos sobre uma poltrona de tecido pesado ou sore uma cháse bem confortável. Aqui nessa foto, projeto da arquiteta Beth Nejm, de Belo Horizonte, uma paleta de cores quentes foi muito bem utilizada, finalizando com o tapete super aconchegante, caloroso e agradável. 

Tapetes

Tapetes são a opção perfeita para o inverno. Primeiro, porque ele vira uma camada de proteção entre o chão e seus pés. Segundo, porque sua textura e toque deixam o ambiente mais confortável e cheio. De preferência os tapetes mais grossos, com tecidos quentes e felpudos, como esse da foto. O tapete serve como uma barreira que evita que o frio do piso e da terra passem para o chão e para a casa, ou seja, servem mesmo como um isolamento térmico. 

Luz solar

Encontre um equilíbrio entre isolamento da casa e circulação do ar. A umidade também deve ser controlada. Por isso, aproveite os dias ensolarados e os locais da casa onde existe maior incidência de luz solar. Uma boa ideia é colocar o sofá nesse local e aproveitar ao máximo o calorzinho do sol deitado tranquilo ou com uma manta. É bom também abrir a janela para que o ar de dentro do apartamento seja renovado e para que a umidade de dentro diminua. Assim, a casa fica mais quentinha. Mas, não se esqueça de fechar as janelas antes da temperatura começar a cair. Assim, você mantém o calor do dia dentro e o frio da noite fora! 

Madeira

A madeira é um elemento de decoração essencialmente quente. Sempre que se usa madeira, cria-se um ambiente caloroso e intimista. Somado ao uso de tecidos em sofá, almofadas e tapetes, sua sala de estar ficará quentinha e aconchegante durante todo o inverno. Na sala da foto, a madeira maciça de uma peça grande ganha espaço e aquece bem o ambiente.

Cortinas

Freguesia do Ó | Decorados: Salas de estar modernas por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Freguesia do Ó | Decorados

SESSO & DALANEZI

Cortinas também são bem-vindas na decoração de inverno. Assim como tudo em tecido, principalmente tecidos mais quentes e pesados. Prefira cortinas mais pesadas e opacas, em toda a extensão da parede. Assim, aquele ventinho frio não tem por onde entrar em sua casa. A dica é manter as cortinas fechadas à noite e abertas durante o dia, para deixar entrar a luz do sol. Se for o caso, deixe apenas as cortinas mais leves e claras ou transparentes fechadas durante o dia. As mais pesadas devem estar abertas. Para as almofadas, uma boa ideia é apostar em tecidos tipo camurça ou veludo.

Tudo pertinho

Ambientes pequeninos também são mais quentes. Os móveis também ajudam a manter o calor. Assim como um bom revestimento de parede, como é o caso da sala de estar da foto. Revestimento tanto na parede da televisão, quanto na parede ao lado. Além disso, o piso em madeira e a mesa de centro em tecido e o revestimento aconchegante do sofá também contribuem para criar uma sala quentinha. 

Cores quentes e fortes

Cores quentes, além de serem mais envolventes, retêm mais o calor. Pense, por exemplo, quando está aquele calor e você sai de roupa preta, ou em carros pretos – são bem mais quentes!! E isso se deve às propriedades físicas das cores escuras. Assim, paredes e móveis mais escuros acumulam mais o calor e a luz solar, garantindo um ambiente mais quente por mais tempo, já que esse calor vai sendo liberado aos poucos. Além disso, as cores quentes, como o amarelo, laranja e vermelho, estimulam nosso corpo como se fosse a luz solar. 

Qual ideia você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!