Casa Litoral: Casas tropicais por CABRAL Arquitetos

Uma Casa Maravilhosa No Litoral Do Rio Grande Do Sul

NICOLE NUNES – HOMIFY NICOLE NUNES – HOMIFY
Loading admin actions …

E quem nunca sonhou em ter uma casa perfeita no litoral? Apesar de o conceito de perfeição ser algo relativo, por estar associado aos gostos e rotinas de cada um, há alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de projetar e construir uma residência. Levar em conta o entorno no qual a obra será implementada é fundamental, principalmente quando estamos falando de uma casa no litoral ou no campo. 

Quando localizada em meio natural, a casa deve inserir-se com harmonia e equilíbrio na paisagem, seja a partir de formas orgânicas, técnicas construtivas tradicionais, linhas simples e modernas, ou ainda pela escolha de seus acabamentos. Hoje nós vamos visitar uma casa que é o exemplo perfeito para este tema. Localizada no litoral do Rio Grande Sul e sob o comando dos arquitetos do escritório Cabral Arquitetos, este projeto é maravilhoso e traz uma sensação de aconchego completamente associada à natureza.

Quer saber mais? Então venha conosco nesta visita!

Entrada maravilhosa

Começamos o nosso pequeno tour pela entrada da casa, um espaço aberto amplo e confortável que já demonstra os aspectos aconchegantes desta residência. A área de acesso é grande e oferece bastante espaço para quem chega de carro, facilitando o dia-a-dia de quem vai e volta. 

Para complementar, também há uma área protegida, perfeita para receber quem chega, pois protege das intempéries climáticas, como sol ou chuva forte.

Jardim frontal

Ao observarmos a entrada por outro ângulo, é possível visualizar melhor o jardim frontal. A ampla área verde cria uma atmosfera equilibrada e natural, complementando a entrada da casa. Ao mesmo tempo, os arbustos dão certa privacidade ao terraço coberto da entrada.

O paisagismo segue linhas modernas e leva em consideração espécies típicas da região.

O paisagismo mais de perto…

Com vegetação basicamente em tons de verde, o paisagismo busca criar um contraste entre os elementos naturais e os revestimentos das fachadas, feitos com cores mais neutras. Tanto o tijolo aparente quanto a pintura trazem em si tons sóbrios e discretos que são quebrados com o verde da vegetação, ganhando mais vida e integrando-se completamente ao entorno.

Área de estar aberta

Como não podia faltar, as áreas de estar ao ar livre estão completas com o terraço. Como vimos anteriormente, o jardim é amplo e oferece espaço o suficiente para aproveitar o dia ao ar livre. No entanto, é sempre interessante contar com uma área de estar coberta, onde pode-se curtir o dia faça sol ou faça chuva.

Materiais naturais

Para compor as fachadas, diversos materiais naturais foram utilizados. Como vemos, a madeira aparece na estrutura e nos guarda-corpos das varandas, enquanto os tijolos das paredes foram deixados aparentes.

Os ambientes internos

No interior da casa, a sensação de conforto e frescor impera graças o branco total das paredes e forro com os detalhes da estrutura em madeira. No teto, as vigas ficaram aparentes e desta forma contrastam de forma harmônica com o branco dos acabamentos, que inclusive aparece também no caixilho da janela.

Para quebrar com o monocromia do branco, a decoração da sala de estar traz elementos de cores quentes e fortes, como no quadro sobre o sofá e nas almofadas.

Muita madeira

A combinação entre o branco e a madeira escura percorre todo o interior da casa, mas é ainda mais forte neste ambiente com a presença da escada, pois a mesma foi projetada com um guarda-corpo robusto. Ademais, os degraus foram revestidos com o mesmo material tanto nas pisadas quanto nos espelhos.

A vegetação também aparece na decoração como uma solução simples e eficaz para dar mais vida aos ambientes internos!

Gostou do projeto? Conte-nos o que achou!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!