Deixe sua casa colorida em 2016

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

O ano de 2016 chegou trazendo consigo o verão, muitas cores e frescor a todos os ambientes da casa. Esse espírito caloroso e animado influencia o nosso cotidiano estando presente nas roupas, acessórios e até mesmo na decoração das residências. Ao adicionar detalhes coloridos, a casa ganha vida e charme, deixando a rotina da sua família mais alegre!

Apostar nas cores é a escolha certa para deixar qualquer ambiente mais harmonioso e criar uma atmosfera bem aconchegante. O uso dos diferentes matizes na decoração pode se apegar nas diversas tonalidades de cada um deles. Os tons podem ir desde os mais claros ou delicados até os mais marcantes e imponentes.  

Para uma casa mais colorida em 2016, você pode começar por adicionar pequenos elementos que conversem entre si. Estampas de cortinas ou tapetes mais alarmantes podem ter aliados, como almofadas lisas que sigam alguma das cores presentes nos mesmos. Para evitar exageros e um modelo de décor muito pesado, planeje antes as cores a serem adicionadas e veja se elas fazem sentido entre si. 

Sala de estar, sala de jantar, quarto, banheiro e cozinha: todos esses ambientes podem receber um charme especial com os elementos coloridos e descontraídos. Continue no post e fique por dentro das dicas para embelezar sua casa neste ano que chegou!

Entrada com cor forte

Para deixar a sua casa bem alegre, mas na medida certa e sem cores muito exageradas, é possível combinar móveis neutros com coloridos. Outra possibilidade de trazer cor e charme é dar destaques para objetos como vasos, almofadas, cortinas ou luminárias. Essa opção funciona perfeitamente nas entradas das casas e apartamentos. A entrada de uma residência é como se fosse um cartão de visita, por isso é válido adicionar elementos que tragam charme para este local de forma a encantar as visitas que chegam. Uma ideia atemporal e clássica é apostar no uso de plantas e flores coloridas na decoração do hall de entrada. Os quadros com cores fortes e uma iluminação bem pensada são elementos sempre adequados. O lustre vermelho e imponente tem o papel de trazer cor e graça para a sala decorada pelo escritório Gislene Lopes Arquitetura e Design de interiores.

Contraste

Quando se trata de cores, a palavra de ordem é equilíbrio. Ao optar por um sofá amarelo, como na sala de estar ao lado, uma dica é apostar em móveis que tragam cores neutras para que o destaque fique apenas no sofá de cor mais forte e nos outros elementos menores de mesma cor. Assim, com este contraste entre matizes neutros e fortes, cor mais marcante se torna um ponto de referência no local. No caso de a cor forte aparecer em peças menores, como poltronas ou estantes, é válido fazer mais combinações e investir em outras tonalidades que sejam compatíveis. Almofadas, luminárias e tapetes ajudam a compor o décor. Uma decoração que tenha um contraste aparente sempre vai ser interessante. O contraste entre diferentes tons e cores pode proporcionar movimento, deixando os cômodos mais bonitos e dinâmicos.

Cores vivas em ambientes neutros

Casa  por fondital
fondital

RADIATORE DESIGN COOL – FONDITAL

fondital

Na decoração dos quartos, as cômodas, penteadeiras e cadeiras podem ser os elementos perfeitos para se aventurar com o uso das cores fortes. O mobiliário com design retrô é uma das possibilidades divertidas para trazer um clima animado e jovem para os ambientes. Objetos decorativos e detalhes em verde, turquesa, rosa e roxo são ótimos aliados para deixar o quarto com clima de festa. As cores fluo têm o poder de dar vida aos ambientes monocromáticos ou mais sóbrios quando dão destaque a certos pontos do cômodo devido a força de seus tons marcantes.

Composição balanceada

Casa  por DESISTART
DESISTART

SURFACE

DESISTART

O disco cromático é composto pelas cores primárias, secundárias e terciárias: azul, amarelo, vermelho, verde, laranja, roxo, azul esverdeado, azul violeta, amarelo esverdeado, amarelo alaranjado, vermelho alaranjado e vermelho violeta. O branco, o preto e o cinza são cores neutras. Portanto, elas podem funcionar bem quando unidas as cores mais fortes e vivas em uma composição. Para as pessoas que têm receio de errar na hora de decorar com cores, a dica é utilizar bastante cinza e adicionar algumas cores fortes que combinem entre si. Assim, sua composição ficará balanceada, eliminando a chances de ter uma decoração pesada e cansativa.

Charme inusitado

Casa  por LittleJohn Home
LittleJohn Home

Etagère en bois de palette pour la cuisine

LittleJohn Home

Cozinhas, banheiros e áreas de serviço costumam ser locais bem versáteis e que podem se adaptar ao uso das cores. Além de estes serem ambientes normalmente claros, passamos períodos mais curtos neles. Desta forma, as cores funcionam melhor e fica mais fácil não enjoar dos matizes. Uma maneira prática de trazer cor é usando adesivos nos azulejos brancos ou lisos. É possível encontrar uma variedade de cores e estilos. Adicionar utensílios divertidos, como esta luva de cozinha em formato de coruja pode deixar o cômodo delicado e despojado.

Conversão colorida

Uma maneira prática e eficaz de dar uma cara nova ao ambiente de dormir é pintando as paredes. Pode-se pintar todas elas ou pode-se eleger uma para receber cor. No momento de colorir, escolha cores que você se familiariza e tente evitar as que forem muito fortes, pois essas podem dificultar a hora do sono. O uso do papel de parede é uma possibilidade versátil e adequada para a maioria. Caso o morador da casa canse da cor ou da estampa, esta pode ser substituída de forma simples e prático. 

Quebre as regras

OPEN HOUSE | LUCIANA PENNA : Casa  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

OPEN HOUSE | LUCIANA PENNA

Casa de Valentina

Para ter um ambiente moderno e divertido, as vezes é necessário um pouco de criatividade e ousadia. Não seguir algumas regras tanto à risca pode ser o caminho para ter um ambiente despojado e descolado. Decorações com um toque de imperfeição são muitas vezes mais interessantes, principalmente quando contam com detalhes inovadores nas questões referentes à cor. As cores podem também aparecer em detalhes de pastilhas ou mosaicos nas paredes. Fazer um efeito visual utilizando cores complementares pode deixar o cômodo cheio de energia e com um charme a mais.

Um toque de cor

Portas coloridas: Casa  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

Portas coloridas

Casa de Valentina

Na hora de colocar em prática as harmonias, é preciso levar em conta as proporções do espaço. O ambiente ao lado ganhou toda uma nova cara com a adição da porta em amarelo e com o poster em laranja. Sem estes elementos, este cômodo seria frio e sério. O toque de cor pode quebrar o gelo de um local e deixá-lo com um ar mais intimo. Utilizar detalhes em cores fortes, como amarelo ou vermelho em um ambiente todo claro, vai oferecer destaque, quebrar a monotonia e alegrar a sua casa.

Seja criativo em quartos grandes

Nova chance ao apê: Casa  por Lore Arquitetura
Lore Arquitetura

Nova chance ao apê

Lore Arquitetura

As casas que contam com quartos e cômodos grandes são um convite para a ousadia. Ambientes vastos e largos podem receber diversos detalhes e cores através de artigos decorativos e peças de arte. O fato de ter espaço sobrando faz parecer que o espaço é mais leve e as cores ficam menos pesadas. Paredes coloridas, móveis com color block e posters com matizes que contrastam com o resto vão deixar seu ambiente com uma aparência elegante e cheia de personalidade. Para mais dicas sobre cor nos cômodos, confira Como escolher a cor certa para cada ambiente.

Você pretender deixar sua casa colorida em 2016? Quais destas dicas utilizaria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!