15 Salas Modernas Com Piso Em Desnível (Você Vai Amar!)

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
malu goni Salas de estar rústicas
Loading admin actions …

Ainda que não sejam tão comuns no interior das casas contemporâneas, existem salas de estar com um toque único: desníveis. Se chamou a sua atenção este tipo de piso para a sala, prepare-se para ver o que mostraremos a seguir: 15 maneiras distintas de fazer brilhar este jogo de níveis entre o piso do espaço para o descanso e a convivência e o resto da casa.

São ótimas ideias que dão à sala de estar um toque ainda mais exclusivo e intimista. Com a decoração cercando o espaço desnivelado, cria-se sensação de maior proximidade entre os presentes, o que é ótimo para reunir a família ou os amigos em encontros mais do que agradáveis. 

Além disso, o desnível do piso quando bem aproveitado cria praticamente um pequeno ambiente mais agradável e com personalidade independente. É como se fosse o palco de sua sala, onde todos se reúnem para boas histórias. Portanto, se você tem uma sala de estar rebaixada, não se preocupe, essa pode ser uma ótima vantagem para alcançar decorações ainda mais exclusivas. 

E para saber muito mais sobre isso, siga conosco e confira as ótimas ideias que separamos para você!

O que é piso em desnível

Chamada também de sunken ou conversation pit, as salas de estar com rebaixo foram estios arquitetônicos muito populares entre as décadas de 50 e 70, e voltaram com ainda mais força nos últimos anos. As salas rebaixadas são ótimas para quem busca um espaço mais intimista em meio aos ambientes do lar. É praticamente um ambiente exclusivo em meio aos espaços sociais. Com isso, a decoração ganha requinte e sofisticação, além de excelente valorização. 

As salas de estar com rebaixo podem ser adaptadas em qualquer espaço social, como a sala de estar, a varanda ou até mesmo o jardim da piscina. O desnivelamento acontece como se houvesse sido desenhada uma profundidade no piso, algo como uma cratera de superfície linear, com os sofás sob medida cercando a área que, geralmente, é circular ou quadrada. Dessa maneira, os encostos e almofadas ficam no nível do assoalho, caracterizando um espaço especialmente acolhedor. 

Como escolher o sofá para uma sala com rebaixo

De maneira geral, não é fácil encontrar um sofá padronizado para uma sala com piso rebaixado. Por ser um projeto com características exclusivas, o ideal é que esse sofá seja encomendado direto com um bom tapeceiro, o que nem sempre significa um custo alto, já que muitas vezes esses profissionais conseguem reaproveitar a estrutura de outros móveis para criar um outro completamente novo. 

Além da opção pela encomenda com o tapeceiro, ou um bom marceneiro que constróis sofás, é possível também recorrer ao sofá de alvenaria, quando o mobiliário é construído diretamente na área de rebaixo da sala. Contudo, essa opção traz a desvantagem de não poder remover o sofá desse espaço se houver a necessidade de uma possível mudança. 

O ideal é que o sofá escolhido seja em desenho uniforme, cercando todo o rebaixo da sala e permitindo um pequeno espaço para a transitar dos moradores. Poltronas e pufes podem complementar a decoração, assim como mesas de centro e pendentes ou lustres. 

Abaixo, separamos algumas das mais incríveis ideias de nossos arquitetos para salas com rebaixo. Confira e inspire-se!

1. Ressalte o desnível o máximo que puder

A primeira coisa que você deve fazer é destacar o máximo que puder o desnível. Lembre-se de que ele é o toque autêntico da sua sala. Além disso,  pode causar algum acidente ao se caminhar se não o vemos muito bem.

2. Aproveite para usar vários materiais

Ter um desnível na casa nos dá um benefício que não se pode deixar de destacar: pode-se usar mais de um revestimento no piso. Assim, você tem um piso para a sala e outro diferente para os demais ambientes.

3. Tenha um toque de cor na linha divisória

Use a linha interna do degrau que se cria com o desnível da sala como uma maneira de dar um toque original na decoração. Os azulejos podem ser um bom aliado para este fim.

4. Uma pequena área mais baixa vai muito bem

Não é necessário fazer uma boa parte do piso em desnível, um espaço onde fiquem apenas os seus sofás pode ser mais do que o suficiente. Basta que você olhe para cima para comprová-lo.

5. Um jogo visual muito agradável

Não é a mesma coisa ter um piso completamente contínuo que ter um que tenha dinamismo, não importa se ele esteja só a uns centímetros de profundidade. 

6. Um nível acompanhado de dois degraus

Se você quer um design muito mais sofisticado e especial, acompanhe o desnível da sua sala com dois degraus, para que se veja claramente como foi  pensado esse design.

7. Divida espaços jogando com a profundidade

No piso, você tem a possibilidade de marcar limites para cada ambiente sem a necessidade de usar paredes. De fato, o desnível é uma boa maneira.

8. É uma boa ideia quando a sala fica mais baixa

É visualmente muito agradável o fato de que a sala fique mais baixa que o resto das áreas que compõem o seu projeto. Assim, cria-se uma maior intimidade para aquelas longas conversas.

9. Um desnível considerável

Até agora, mostramos desníveis pouco consideráveis, mas isso não quer dizer que só esses designs sejam possíveis. Também pode-se fazer algo muito mais fundo. mas é claro que se deve considerar outras coisas, como a descida, a decoração, a função etc.

10. O desnível requer cuidados

Pela beleza, já ficou claro que a inovação dos desníveis atrai olhares, mas não podemos deixar de lado a menção dos cuidados. Lembre-se de que entram visitas na sua sala e elas não conhecem o espaço nem a profundidade que ela tem.  

11. O desnível é aliado das casas pequenas

Quando a casa é muito pequena, tudo que signifique praticidade é bem-vindo. Observe como exemplo o design acima: a sala mais baixa ajuda a dar maior intimidade à sala de cima. 

12. Um conjunto de desníveis

Se o que você quer é dinamismo total em toda a sua casa, ou seja, que se suba e desça frequentemente, crie múltiplos desníveis. Comece pela sua sala e depois vá jogando com as profundidades do seu piso a bel prazer. De brinde, fará muito exercício diariamente.

13. O desnível ajuda a limitar o que você põe na sala

Um problema frequente é que, no afã de embelezar a sala, queremos colocar de tudo nela. Por isso, lembremos que o desnível é um aliado, pois a profundidade do piso impedirá que você coloque coisas fora dela, já que visualmente serão excluídas do espaço. 

14. Salas de estar e de jantar bem delimitadas

O ato de combinar em um mesmo espaço a sala de estar e a sala de jantar é algo muito comum, mas às vezes surgem inconvenientes no fato de marcar os limites. Para isso, também pode-se usar um desnível, pois assim se nota de imediato o que é da sala de estar e da sala de jantar.

15. A sala merece ser única

E encerramos com um design que nos demonstra como se destaca o jogo de desníveis no piso da sala. Assim, só nos falta lembrar que a sala é um ambiente que merece especial atenção. 

De qual piso em desnível você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!