Casa SMPW - Lab606: Casas  por Joana França

Mais econômica, casa de blocos de concreto ficou muito chique

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Hoje homify apresenta um projeto residencial simples, mas com uma importante lição para nos ensinar. A Casa SMPW, localizada em Brasília, nos ensina que uma casa econômica e de fácil manutenção também pode oferecer o máximo de conforto e funcionalidade, itens primordiais em qualquer ambiente construído. O projeto é dos arquitetos Horia Georgescu e Carlos Café, do estúdio LAB 606.

A Casa SMPW utiliza um sistema construtivo de blocos de concreto estruturais ou alvenaria portante. Portanto, a casa dispensa o uso de pilares tradicionais, uma vez que os próprios blocos de concreto, quando preenchidos com concreto, funcionam como pilares, dispensando assim o uso de madeira para formas. Além disto, os blocos de concreto foram empregados com uma função plástica simples e brutalista, que dispensa o uso de acabamentos como reboco ou pintura. Além das questões econômicas, o projeto também priorizou questões técnicas, como o aproveitamento da luz e da ventilação naturais.

Nós podemos aprender muitas coisas com a arte e com a arquitetura. Isto mesmo, os edifícios nos ensinam. No livro de Stewart Brand, How Buildings Learn, sem tradução em português, podemos aprender algumas lições valiosas que o autor nos transmite através da análise apurada de uma série de edifícios históricos. Que tal aprendermos algo com uma casa contemporânea?

Curioso para conhecer com mais detalhes este projeto simples, mas surpreendente? Então confira mais imagens e mais detalhes desta casa sensacional, com aspecto brutalista, mas com ambientes aconchegantes e cheios de personalidade. As imagens a seguir são de autoria da fotógrafa Joana França.

Fachada posterior

Casa SMPW - Lab606: Casas  por Joana França
Joana França

Casa SMPW – Lab606

Joana França

Na parte posterior da residência, generosos planos de vidro promovem a integração do espaço interno com o espaço exterior. Além da vista para o jardim, o living room e o quarto, situado no mezanino, são inundados de luz natural e se beneficiam também da ventilação natural cruzada. O espaço externo, contíguo à sala de jantar, serve como área de lazer e suporte, para receber amigos e confraternizar em um ambiente aberto, mais refrescante e mais próximo do jardim.      

Garagem

Casa SMPW - Lab606: Garagens e edículas  por Joana França
Joana França

Casa SMPW – Lab606

Joana França

A garagem é contígua à sala de estar e também pode ser usada como espaço de apoio para festas e confraternizações. O acesso principal a residência se dá através da garagem e de uma generosa porta de vidro móvel, que contribui para a ventilação natural cruzada.

Pé-direito duplo

Casa SMPW - Lab606: Cozinhas  por Joana França
Joana França

Casa SMPW – Lab606

Joana França

No interior da residência o pé-direito duplo integra a área de convivência ao mezanino, que acomoda o dormitório. A integração dos ambientes remete a espacialidade de um loft e a uma atmosfera despojada e jovial. Ao contrário das superfícies externas de blocos de concreto aparentes, no interior da residência as superfícies receberam pintura branca. Além disto, painéis de madeira e detalhes coloridos realçam a sensação de aconchego e dão personalidade ao ambiente. Um dos destaques do living room é o mural colorido, situado sobre a bancada da cozinha, que dá um toque de cor e descontração ao ambiente.

Cozinha e sala de jantar

Casa SMPW - Lab606: Salas de jantar  por Joana França
Joana França

Casa SMPW – Lab606

Joana França

Outro destaque do living room é a presença abundante de luz natural que invade o ambiente através de amplos planos de vidro. A cozinha, compacta e funcional, possui armários com portas de madeira na cor branca, paredes revestidas de ladrilhos brancos e bancadas de granito, na cor preto absoluto. A sala de jantar, separada da cozinha por uma bancada, é composta apenas de mesa de jantar, com tampo de granito, de cadeiras na cor branca e um pendente Loon, confeccionado artesanalmente com varetas de bambu e papel de seda. Impossível não se deliciar com a vista para o jardim.

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Sala de estar

Casa SMPW - Lab606: Salas de estar  por Joana França
Joana França

Casa SMPW – Lab606

Joana França

Na sala de estar, um aparador de vidro, com fotos pessoais, dá as boas-vindas aos convidados. O painel de madeira e o tapete na cor bege realçam a sensação de aconchego. As cores neutras predominam no ambiente, que conta ainda com uma mesa de centro, duas cadeiras feitas de palha natural e um sofá na cor bege. A iluminação está embutida no forro de gesso.    

Para obter mais informações sobre projetos de salas de estar extraordinários, leia este artigo.

Dormitório

Casa SMPW - Lab606: Quartos  por Joana França
Joana França

Casa SMPW – Lab606

Joana França

No dormitório, o espaço mais intimista da residência, diversas portas de correr de vidro e caixilhos metálicos, na cor vermelha, descortinam a vista para o espaço externo e ainda trazem a luz natural para o interior do ambiente. Cortinas brancas controlam a luminosidade e garantem a privacidade do ambiente. O piso de madeira e a cômoda de madeira realçam a sensação de aconchego e o frigo-bar de estilo vintage, na cor vermelha, agrega comodidade e personalidade ao ambiente.   

Jardim

Casa SMPW - Lab606: Casas  por Joana França
Joana França

Casa SMPW – Lab606

Joana França

A residência desfruta de um terreno amplo e de áreas livres e verdes generosas, que podem ser utilizadas como áreas de lazer e recreação e de jardinagem. Em um lugar cercado de tanto verde é fácil se desligar da atmosfera e do estresse urbano.

Fachada lateral

Casa SMPW - Lab606: Casas  por Joana França
Joana França

Casa SMPW – Lab606

Joana França

A materialidade marcante da residência é caracterizada pelas fachadas de blocos de concreto que compõem as paredes e a estrutura do edifício. O sistema construtivo com blocos de concreto foi a escolha natural para atender à expectativa do cliente de obter o máximo de economia e facilidade de manutenção. Além da economia com a dispensa das formas de madeira, a obra com blocos modulares de concreto gera menos desperdícios e exige menos tempo. Isto não afetou em nada a qualidade da obra e dos ambientes.

Fachada principal

Casa SMPW - Lab606: Casas  por Joana França
Joana França

Casa SMPW – Lab606

Joana França

De acordo com os arquitetos, o partido arquitetônico da Casa SMPW é materializado pelo encaixe de três volumes cúbicos, que determinam a organização funcional dos espaços. Um volume longitudinal acomoda a escada e as áreas molhadas, outro volume abriga o living room e o quarto e um terceiro volume abriga a garagem. Além dos blocos de concreto, esquadrias e brises de perfis metálicos padronizados, na cor vermelha, complementam a aparência da residência. O brise metálico possui ângulos variados para proteger dos raios solares e ao mesmo tempo proporcionar privacidade à área da sacada, para onde foi prevista um spa com deck e ofurô.

Você construiria uma casa com blocos de concreto modulares?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!