Dicas: 8 melhores técnicas para limpar pisos!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Um piso limpo proporciona um aspecto de casa bem cuidada, mas apenas a limpeza piso diária não é o suficiente com o passar do tempo de uso.
Um fator importante para se contratar profissionais para realizar a limpeza piso é que somente eles saberão as técnicas e produtos indicados na limpeza de cada piso, cada revestimento tem características diferenciadas e precisam ser limpos de acordo com suas especificações. A limpeza piso adequada garante que não ocorra agressões ao revestimento, pisos como pedras naturais precisam de cuidados diferenciados devido a isso a importância de profissionais para a realização do serviço.

Com o passar do tempo, os pisos de pedra, porcelanato, concreto e madeira podem ficar sujos e encardidos. Se você perceber que o chão da sua casa não tem o mesmo brilho de antes e que algumas manchas estão começando a aparecer, está na hora de fazer uma limpeza mais profunda desses pisos.

Um piso limpo faz uma diferença enorme para a sua casa. Há uma grande variedade de produtos de limpeza disponíveis no mercado para deixar seu chão brilhante e com cheiro fresco. 

Confira neste artigo, os produtos e métodos mais apropriados para tratamento de cada piso, para a sua casa se mantenha limpa e higienizada. 

Pisos de madeira

A madeira é um dos materiais preferidos para pisos por ter alta durabilidade e combinar com qualquer decoração. Limpar algo tão valioso quanto madeira de lei pode ser uma tarefa difícil, especialmente se você não tem certeza qual é o tipo do acabamento. Para limpar piso de madeira sem danificar o acabamento, limpe o chão conforme necessário. Embora você deva varrer ou aspirar regularmente para manter o chão livre de poeira e detritos, você deve limpar com água somente quando for realmente necessário. Isso prolongará a vida útil da madeira. O pisos de madeira podem receber uma camada de cera desde que em pequena quantidade. Depois de encerado, o piso deve ser esfregado levemente com a ajuda de uma flanela macia. Se deseja uma limpeza mais profunda, contrate um serviço profissional, ou solicite ajuda nas lojas de produtos especializados. 

Pisos laminados

Apartamento Gabriel Monteiro da Silva: Sala de estar  por Bruschini Arquitetura
Bruschini Arquitetura

Apartamento Gabriel Monteiro da Silva

Bruschini Arquitetura

Pisos laminados são o piso cerâmico é preferência nacional entre os revestimentos disponíveis no mercado. Além de ser versátil e resistente, o material requer limpeza e manutenção simples. Primeiramente, varra o chão com uma vassoura de cerdas macias, depois passe um pano levemente umedecido numa solução de cinco litros de água e uma tampa de desinfetante. Depois finalize com um pano úmido. Está técnica já é o suficiente para uma boa manutenção neste tipo de piso. 

Este ambiente é um projeto dos profissionais da Bruschini Arquitetura. 

Pisos de pedras

O piso de pedras naturais como árdósia ou mármore não suportam produtos muito concentrados. A limpeza com água e um bom detergente neutro é suficiente. Se quiser dar um brilho extra no chão, acrescente três colheres de vinagre branco à mistura.

Pisos de concreto

Banheiros industriais por Loft Kolasinski
Loft Kolasinski

Master bathroom

Loft Kolasinski

Para uma  manutenção adequada nos pisos de concreto, é essencial para manter o concreto limpo e aumentar sua longevidade independente dos tipos de pisos de concreto que você tem em casa. Um esfregão feito com algodão macio é o melhor para limpar pisos de concreto para evitar riscos na superfície, use-o úmido e aplique  detergentes neutro, a seguir, passe um pano mais seco e obtenha um ótimo resultados na limpeza.

Como dica, encere os pisos de concreto a cada três anos para proteger o acabamento e manter sua beleza.

Pisos de resina

O piso de resina tem múltiplas qualidades, são duradouros e higiênicos e também são muito fáceis de limpar. Caracterizados por seu acabamento uniforme, com ausência de juntas. Sua limpeza não requer muitas técnicas, ela se realiza de forma rápida e eficiente, para evitar que se acumule sujeira e bactérias. Já para manter o brilho, recomenda-se o uso de ceras especificas para este tipo de material.

Ladrilhos

Piso de ladrilho é uma opção durável para cozinhas e banheiros e outras áreas da casa que podem ficar molhadas de vez em quando. Com o cuidado adequado, este revestimento pode manter a aparência de novo por muitos anos.deve ser realizada com certa frequência para manter as divisões com azulejos em perfeitas condições e garantir a higiene necessária. Existem produtos específicos para manter os ladrilhos limpos, alguns truques para limpar azulejos e tornar a tarefa mais fácil. Uma escova de dentes pode ajudar a limpar áreas mais difíceis como os rejuntes e cantos, Além disso, você poderá usar uma esponja ou pano para a superfície dos ladrilhos que deverá ir enxaguando à medida que limpe.bom produto para limpar azulejos é o amoníaco, especialmente para os ladrilhos da cozinha que costumam acumular restos de gordura.tenha cuidado ao manusear este produto, já que é corrosivo e poderia irritar os olhos e a pele. Diluí-lo em água, bem como o uso de luvas e ventilar bem o cômodo são dicas indispensáveis.

Pisos claros

Salas de estar clássicas por Lyssandro Silveira
Lyssandro Silveira

Residência A|F – Marina Brasil Arquitetura

Lyssandro Silveira

Os pisos claros, são os maiores vilões da limpeza, porque pela sua cor, é mais fácil detectar a sujeira e naturalmente com o tempo ficam mais encardidos. No caso de pisos como cerâmica, utilizar uma solução com água e sabão e um pouco de água sanitária, já ajudam a limpar a sujeira mais profundamente. Para finalizar, um pano seco é necessário para tirar o excesso da mistura do chão, e evitar que o piso fique escorregadio. 

Este ambiente é fotografado por Lyssando Silveira.

Pisos escuros

Pisos escuros acrescentam um toque de elegância a qualquer ambiente. Para limpar esta superfície sem deixar marcas é uma tarefa fácil quando você usa os produtos de limpeza corretos. O detergente líquido neutro e água limpam bem esta superfícies escuras e deixam um brilho sem marcas. Este é um dos produtos de limpeza ideal para este tipo de pavimento. 

Produtos não indicados na limpeza piso

O que é certo em afirmar é que produtos como água sanitária, ácidos e cloro não são aconselhados na limpeza piso, aliás, de qualquer tipo de piso, são produtos muito agressivos que tiram o brilho de toda a superfície. Existe no mercado hoje produtos diferenciados usados na limpeza piso, um específico para limpeza de pedras, mas, que não é aconselhado o seu uso por conter ácido na sua composição, ele apenas pode ser usado na retirada de concreto ou massas que sujaram o local. O álcool e desinfetantes também apresentam restrições na hora da limpeza piso, o álcool se utilizado com pano inadequado pode transferir a pigmentação para o revestimento, é preciso ficar atento a esses detalhes. Os desinfetantes por sua vez abrem os poros da superfície do piso dando maior oportunidade para a absorção da sujeira dificultando ainda mais o trabalho de limpeza piso. São muitas as restrições de produtos que podem ou não ser utilizados na limpeza piso, por isso em muitos casos somente profissionais são indicados para o trabalho, eles possuem vasto conhecimento e saberão exatamente como devolver o brilho do piso sem agredi-lo. 

Este ambiente é assinado pelos profissionais da Atelie Rua, em Lisboa, Portugal

Gostou das dicas para manter o seu piso em dia? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!