Salas de estar aconchegantes

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
AO apartment, Studio ro+ca Studio ro+ca Salas de estar clássicas
Loading admin actions …

Nesse momento em que vamos atingir as temperaturas mais baixas de todo o ano, especialmente nas regiões sul e sudeste do país, não existe nada melhor do que se recolher no aconchego de nossas casas. Seja para ver filmes em baixo das cobertas, para noites de jogos entre amigos, para tomar um chá quentinho sentado no sofá ou simplesmente para jogar conversa fora, o lugar mais propício para relaxar e ficar quentinho é a nossa tão querida sala de estar. Uma sala de estar aconchegante é o coração de qualquer casa, especialmente quando o clima lá fora não está cooperando. Na hora de montar a sua casa nova, não deixe de pesquisar e investir em elementos que possam ajudar ainda mais a trazer essa sensação de aconchego para o centro de seu lar: sofás confortáveis, móveis de madeira, lareira, almofadas, cobertores, aparelhos multimídia, etc. Quando dedicamos atenção e carinho no projeto de um espaço, podemos colher frutos incríveis através de bons momentos no futuro!

Outro ponto importante quando se trata de criar uma sala de estar aconchegante para a sua casa, é prestar atenção na iluminação à ser instalada no espaço. Nós podemos mudar radicalmente o clima de um ambiente ao alterar a sua iluminação, por isso também acaba sendo importante investirmos em abajures, luminárias, lâmpadas com iluminação regulada e velas de todos os tipos.

Como sabemos que não podemos viver só de teorias, vamos ilustrar à seguir tudo o que estamos querendo te dizer! Para uma sala de estar mais aconchegante, quentinha e relaxante, inspire-se aqui!

Estofados

Na hora de planejar e dar vida à uma sala de estar aconchegante, não podemos esquecer de investir em um dos principais elementos e que mais trazem conforto à qualquer ambiente: os sofás! Possuir um sofá grande, macio e de qualidade é um dos principais itens a serem adquiridos para que um cômodo exale conforto. No exemplo da foto, temos uma sala de estar aconchegante criada pelos arquitetos do Studio Ro+Ca. Puffs e cadeiras criativas ajudam a compor a decoração, também servindo para ampliar os momentos relaxantes. Tons neutros também podem fazer bastante diferença na hora de criar esse tipo de cômodo!

Iluminação

Como já citamos na introdução, a iluminação instalada em um cômodo pode mudar radicalmente o clima do ambiente. Essa sala de estar da foto por si só já nos passa uma sensação de aconchego, por conta dos estofados, peças de madeira, carpete e cortinas, mas o toque final fica por conta do grande abajur posicionado em um dos cantos do espaço. A luz quente faz dessa sala de estar um lugar perfeito para passar os dias mais frios do ano. O projeto é do time da Casa de Projetos.

Pequenos

Cômodos pequenos já carregam algo de aconchegante em sua própria estrutura. Essa sala de estar, projetada para um espaço de menores dimensões, alia o aconchego ao bom gosto. Os móveis moldados ajudam a aproveitar todos os metros quadrados disponíveis, dando vida à um ótimo exemplo de sala de estar para espaços pequenos. O projeto é da Casa 2 Arquitetos.

Lareira

Quem não sonha em ter uma lareira dentro de casa para ajudar a driblar os dias mais frios do ano? Nesse exemplo, podemos o impacto desse recurso na hora de trazer uma sensação de aconchego à um espaço. Hoje em dia, também é possível encontrar modelos móveis e modernos de lareiras. Na foto, uma sala de estar criada por Renata Romeiro Interiores.

Madeira

A madeira é um dos materiais que mais traz a sensação de aconchego à um ambiente. Nessa sala de estar, diversas estruturas carregam o material, incluindo o pavimento, escada e móveis. A autoria do projeto é da Espaço do Traço Arquitetura.

Composição

Uma composição aconchegante também pode carregar estofados estampados e que se comunicam diretamente, através das cores e texturas, com os demais elementos do espaço, gerando harmonia e unidade. A sala de estar aconchegante da foto foi criada pelo Espaço Gláucia Britto.

Multimídia

Para aqueles dias frios e chuvosos, nada melhor do que possuir em casa uma boa estrutura para receber noites de filmes com os amigos e familiares. Sofás confortáveis, uma tela grande, boa iluminação e carpete macio fazem dessa sala de estar um exemplo de aconchego! O espaço foi criado por Lucia Navajas – Arquitetura e Interiores.

E aí? Preparado para as temperaturas baixas? Caso queira continuar sua pesquisa, você pode conferir mais salas de estar clicando aqui!

Para você, o que mais traz aconchego à uma sala de estar?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista