SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como ter uma casa livre de estresse?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

O estresse é um problema comum e recorrente para a maioria das pessoas que têm trabalhos de longas jornadas e com muita responsabilidade. Uma jornada profissional agitada unida a uma vida social pouco vivida recheada de contas a pagar e maus hábitos, como comer muitos condimentos, beber e fumar pode acabar levando uma pessoa um pico alto de estresse e nervoso.

Viver em uma cidade grande sempre vai gerar algum estresse de qualquer forma, mas algumas medidas simples e práticas aliviar este sentimento e fazê-lo aparecer com menos frequência em sua rotina. Sua casa precisa de mudanças que vão só trazer harmonia e energias positivas. Além disso, seu ambiente vai ficar mais bonito e organizado com toda essa transformação.

Aprender alguns novos hábitos e aplicá-los na sua rotina diária pode realmente transformar a maneira como você vive e de uma bem maneira positiva. Pela ordem: luz, plantas e decoração são seus aliados. Sua casa deve ser seu refúgio contra o estresse do trabalho e da vida na cidade. Tem de ser o seu ambiente de meditação e descanso, o lugar que em que você chega para relaxar depois de um dia duro. Onde se desconecta e do que gosta de fazer com a família.

Neste post, você ficará por dentro de algumas ideias para deixar sua casa mais relaxante e livre de estresse. Confira nossas dicas e mude sua vida para melhor!

Um ambiente limpo e organizado

OPEN HOUSE | CECILIA E BETO: Sala de estar  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

OPEN HOUSE | CECILIA E BETO

Casa de Valentina

Desordem e má organização são amigas do estresse. Por este motivo é tão importante que seus pertences e artigos decorativos não transformem seu ambiente em um caos. Alguns psicólogos alegam que a falta de organização pode levar a altos níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Nada melhor do que interromper este ciclo de bagunça e mal estar para começar tudo de novo da melhor forma no ano que chega. Comece fazendo uma limpeza para livrar-se de todas aquelas coisas de que você não precisa. Muitas casas são ocupadas por objetos sem utilidade que as pessoas guardam porque pensam que vão usar um dia. Para uma casa sem exageros, é importante ter em mente o que precisamos para viver e para não ocuparmos espaço com aquilo que é supérfluo.

Evite barulhos

Infelizmente, não há soluções definitivas para afastar o ruído de pessoas conversando, música muito alta e carros na rua. Algumas janelas antirruído que podem ser instaladas no interior do ambiente, sem quebrar a parede. Se o ruído for transmitido pelo ar, como gritos e voz alta, vale instalar o revestimento drywall nas paredes ou no teto. O material combina chapas de gesso acartonado com lã mineral. Para minimizar o barulho de um andar para o outro causado pelo andar em salto ou por móveis sendo arrastados, pode-se instalar carpetes ou adicionar tapetes de grossas espessuras. Os revestimentos mais resistentes entre cômodos podem ajudar a isolar o barulho, deixando sua casa menos caótica e mais agradável.

Móveis e artigos que te agradem

Apartamento Santo Agostinho: Sala de estar  por NB Projetos
NB Projetos

Apartamento Santo Agostinho

NB Projetos

Nem todos os elementos da sua sala precisam ser arredondados, mas para ter uma sala fluída e com boas energias circulando, o ideal é que nem todos eles sigam formatos quadrados ou muito rígidos. De acordo com um estudo realizado pelo especialista em Design Sibel Dazkir Seda, móveis sinuosos trazem sensação de felicidade e relaxamento. As linhas retas, são normalmente associadas a frieza e racionalidade. Pode ser entendido que elas geram um certo desconforto e fazem com que as pessoas não queiram ficar tanto tempo nestes locais. Em lugares públicos, os bancos e móveis costumam ser retos. Para o interior da casa, adicione móveis que tenho desenhos que te agradem. O mobiliário desta sala de estar decorada pelo escritório NB Projetos conta com materiais orgânicos e desenhos fluídos. O marrom caramelo do couro funciona muito bem com branco e bege.

Cores favoritas

A escolha das cores é essencial. Cada tom pode fazer você se sentir de um jeito diferente. Alguns têm a capacidade de te deixar mais descontraído. Enquanto outros, podem te deixar mais estressado. No universo da psicologia, estudos apontam que determinadas cores podem reduzir os níveis de estresse, especialmente se elas estiverem presentes em casa. Cores mais chamativas deixam o sistema nervoso em alerta. Portanto, evite cores intensas em quartos nos quais vai se passar muito tempo ou naqueles dedicados ao descanso e ao sono. Azul e cinza reduzem a frequência cardíaca e trazem tranquilidade e calma. Enfim, o mais importante dentro desta escolha é selecionar as cores que mais te agradam e que te fazem sentir bem. Levando em conta o bom senso e a harmonia entre os matizes, é claro.

Velas

Banheiro  por pashchak design
pashchak design

Светлая ванная комната

pashchak design

O uso de velas, incensos, essências para ambientes fazem toda a diferença em ambientes. Esses pequenos detalhes são capazes de fazer muito, oferecendo aromas agradáveis, que climatizam os cômodo. São muitas as opções que permitem adicionar um toque de perfume para a sua casa. Os benefícios são muitos, pois o olfato estimula o hemisfério direito do cérebro. Esses estímulos ajudam a pessoa em questão a se sentir mais feliz e mais realizada. As velas proporcionam uma iluminação muito mais aconchegante do que as luzes diretas. Evite as luzes brancas nos ambientes. Use apenas para a cozinha. As velas podem embelezar seu banheiro, sala de estar e sala de jantar, conferindo charme e um clima de conforto.

Espaço para relaxar

UMA CASA ACONCHEGANTE NO BROOKLYN: Banheiro  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

UMA CASA ACONCHEGANTE NO BROOKLYN

Casa de Valentina

Para completar sua casa livre de estresse, pense em um ambiente que possa ser seu refúgio principal. Um canto para descanso, uma sala para meditação ou um banheiro para relaxar podem ser uma das opções. Seu ambiente pode contar com uma paleta cromática suave e materiais que ofereçam um visual agradável. Uma banheira não é o item mais comum das casas hoje em dia, mas se você tem espaço e disposição para adicionar uma, elas podem ser ótimas aquisições. Para mais dicas de ambientes livres de estresse, confira 7 dicas para um banheiro mais relaxante.

Plantas

Plantas não são apenas detalhes na de decoração de um cômodo. Elas trazem benefícios para a nossa saúde e nosso estado de espírito, aumentando o nível de concentração. Um de seus principais valores é o estresse. De acordo com um estudo realizado na Holanda, a jardinagem é mais eficaz que outras atividades de lazer na luta contra o estresse. Um estudo realizado sobre o impacto visual das flores aponta que as pessoas tendem a sentir-se menos deprimidas e ansiosas ao receber flores, demonstrando maior satisfação com a vida que levam. As flores indiretamente podem auxiliar na convivência entre pessoas em um ambiente e melhoram o relacionamento com família.

Você utilizaria alguma das dicas para ter uma casa relaxante e sem estresse?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!