Uma linda casa em preto e branco!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Existe uma infinidade de técnicas e segredos para se fazer um ambiente, que normalmente não possui grandes dimensões, ganhar profundidade e passar aquela sensação de amplitude que tão bem nos faz. É claro que apenas a sensação existe, pois o ambiente continua fisicamente do mesmo tamanho, mas o que de fato importa é o nosso sentimento, as energias que os ambientes nos transmitem, estejam eles mentindo quanto ao seu tamanho ou não. 

Uma dessas técnicas consiste e utilizar duas cores principais em toda a composição do ambiente, de modo que a alternância de ambas e o contraste repetitivo delas faça com que uma se destaque da outra, criando, ao mesmo tempo, harmonia e contraste, num jogo croática capaz de encantar os olhos. Essa alternância não agrada aos olhos apenas no sentido de fazer com eles enxerguem beleza, mas também faz com que eles passem a ver uma profundidade maior entre os diversos planos. A casa que abaixo apresentamos, projetada pelo escritório AR Design Studio, utiliza esta técnica de maneira magistral, fazendo com que os contrastes entre preto e branco de alternem de maneira muito sábia, ampliando os ambientes e conferindo a eles grande beleza e elegância. Portanto venha conosco neste maravilho tour dentro de uma casa que cumpre o que promete!

A fachada e a mistura

Terraços  por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Elm Court

AR Design Studio

Esta fachada traz alguns elementos extremamente interessantes. Ela, em sua maior parte, possui cores claras com o branco predominando. Entretanto, pequenos filetes de preto nas esquadrias fazem com que essas partes ganhem destaque e surjam como um dos principais elementos. A transição que os degraus cinzas fazem para o interior ajudam a não causar um impacto visual muito intenso, principalmente quando notamos que a modernidade da fachada contrasta com o charme do telhado e da chaminé acima.

Flores nascendo do concreto

Casas modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Elm Court

AR Design Studio

Ao lado dos degraus cor de chumbo, se encontram algumas caixas de concreto, as quais ervem como floreiras, um lugar para plantar uma pequena quantidade de vegetação e iluminar a fachada com a sua beleza natural. A escolha foi utilizar lavanda, uma vegetação típica de climas temperados, com sua cor lilás típica, a qual faz um contraste muito interessante com as cores neutras que predominam em toda a fachada desta residência. Este contraste destaca tanto a exuberância da flor quanto a limpeza visual da casa.

Uma sala quase no exterior

Salas de estar modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Elm Court

AR Design Studio

sala de estar desta casa se encontra quase no limiar entre o espaço interno e o espaço externo, usufruindo da grande abertura que existe (praticamente uma cortina de vidro que funciona de forma independente a estrutura geral da casa, permitindo que a janela/porta corra por uma grande extensão). Esta generosa abertura contribui tanto para um clima mais gostoso na própria sala de estrar, trazendo ventilação natural para ela, quanto contribui para o conforto visual e economia de energia com a iluminação natural que abunda o ambiente.

Cozinha em contrastes cromáticos

Cozinhas modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Elm Court

AR Design Studio

Esta cozinha exemplifica de maneira extremamente interessa,te talvez de modo ainda mais eficiente do que a própria fachada, o que comentamos anteriormente sobre o contraste entre as cores branco e preto. A eficiência do ambiente com uma ilha central e uma longa bancada de trabalho é somada a amplitude do ambiente que é ressaltada pelos planos brancos e pretos que se alternam de maneira a criar profundidade e um seno de organização rígida no espaço.

Olhando para o vasto exterior

Salas de estar modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Elm Court

AR Design Studio

Uma curta parede preta contrasta fortemente com o chão e o teto brancos, parecendo quase como um elemento flutuante em meio a toda essa clareza que é ainda mais ressaltada pelo banho de luz natural que entra pelas grandes janelas/portas. É exatamente por essas aberturas que as cadeiras do lado direito da imagem, as quais fazem a ligação harmônica com a parede preta, estão ali: para permitir que em uma gostosa tarde de fim de semana seus moradores possam ali sentar e admirar o que está além do interior de suas residências.

Eficiência embutida

Salas de estar modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Elm Court

AR Design Studio

As residências na modernidade diminuem cada vez mais de tamanho com o passar dos anos por conta da escassez de grandes terrenos e, em alguns casos, da recessão econômica em diversos países. Este não é exatamente o caso desta residência, a qual conta com grande área de terreno, mas toda economia de espaço é bem-vinda e, sendo assim, esta mesa retrátil, mostrada na imagem acima, economiza grande espaço quando não está sendo usada e é prática ao ser utilizada.

Um grande corredor utilizável

Salas de jantar modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Elm Court

AR Design Studio

Normalmente, os corredores são lugares de passagem, onde não se investe muito em beleza, pois ninguém irá ficar ali por mais de alguns segundos, o tempo da passagem. Nesta casa esses corredores foram sabiamente suprimidos para que a circulação seja feita através dos próprios ambientes, como é a circulação feito ao redor da sala de jantar, a qual começa na entrada e atravessa a casa toda, englobando a mesa e o que pode ser considerado como sua circulação lateral.

Se você gostou deste projeto clique aqui e saiba mais sobre grandes projetos de arquitetura.

Compartilhe conosco a sua opinião também.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!