A fachada que não tinha paredes!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Desde que o ser humano construiu sua primeira cabana, sua primeira forma de habitar um lugar feito por suas próprias mãos e não meramente encontrado na natureza já pronto, o intuito era se proteger das intempéries do que o clima poderia trazer e manter longe animais e outras ameaças que lhes traziam risco de vida numa época e que o perigo se escondia atrás de cada árvore ou pedra. Desta maneira aprendemos a nos fechar ao ambiente externo, tudo com o intuito de nos mantermos a salvo, seja na natureza selvagem ou mesmo de outros seres humanos que podiam ser uma ameaça a nossos iguais.

Com o advento das cidades isso tudo mudou, mesmo que lentamente. Passamos a nos sentir mais seguro e aproveitar o ambiente público. Isto até a escalada da violência na sociedade moderna, o que fez com que, mais uma vez, nos escondamos atrás de muros e portões. Desta maneira, trazemos esta linda casa projetada pelo escritório Designcubed para provar que ainda é possível uma bela interação entre o ambiente interno e externo das casas modernas. Sua fachada aberta para um grande gramado dá o tom da residência inteira, permitindo que exista nela uma aura, uma sensação muito agradável da relação entre dentro e fora. Conheça agora esta bela casa que não nos deixa temer a natureza, mas sim abraça-la como nossa irmã!

Aberta para o mundo

Enquanto estamos acostumados com casas que se dizem abrir para o exterior com longas portas e janelas de vidro entre o ambiente externo e o interno, esta casa faz diferente: ela abre uma parede inteira! Nela literalmente não existem barreiras físicas (não apenas visuais) entre a sala de estar de fato e o ambiente aberto. Uma interação sem meias palavras e sem meios ambientes, uma verdadeira obra-prima!

Visto por dentro

Podemos observar ainda melhor essa inteiração quando visualizamos a parede inexistente pelo lado de dentro. Um grande sofá em formato de L delimita o ambiente com sua forte cor e é ainda mais marcado pelas coloridas almofadas que o adornam. Dele pode se ver o verdadeiro espetáculo que é a natureza florescendo do lado de fora enquanto se descansa no conforto de um macio sofá.

A lareira

A abertura na parede, a grande interação com o ambiente exterior não é apenas capricho dos projetistas, o estúdio Dsigncubed, é uma maneira de conseguir que grande quantidade de luz natural adentre o ambiente. Isso normalmente é necessário em países onde a luz do sol é escassa e, coincidentemente, estes são os mesmos países que possuem temperatura muito baixa. Desta maneira a colocação da elevada e linda lareira no ambiente se faz necessária para o total conforto do ambiente, principalmente nos meses mais frios.

O quarto também tem muita luz

quarto é um pouco diferente dos quartos que conhecemos. Ele possui uma cama muito ampla e é cercado por uma janela/porta em L, a qual confere grande quantidade de luz para o ambiente, assim como uma interação muito interessante com o ambiente externo e o seu piso de madeira. O teto em formato triangular também contribui para a iluminação com duas aberturas que incidem diretamente sobre a cama.

Uma sala de jantar diferente do resto

A sala de jantar é bem menor do que os outros ambientes, possui dimensões muito inferiores ao que se esperaria se comprarmos este espaço com os outros da casa. Entretanto, ela é eficiente: uma pequena mesa com quatro cadeiras próximas ao aquecedor da casa (o volume preto atrás da mesa). Uma grande lustre ilumina a mesa, suprindo assim a falta de iluminação natural que acontece durante a noite, ao contrário do período diurno, onde a janela do fundo permite grande entrada de luz solar.

Toques de cor

A cozinha da casa exibe um visual austero, misturando texturas de madeira próximas ao marrom escuro com o branco da bancada, da parede e do teto, bem como com os toque de preto presentes nos pequenos abajures e nos seus soquetes presos ao teto. Porém, o mais interessante são os toques de amarelo nos nichos na parede ao fundo e no quadro que se encontra a esquerda, oq ual exibe grande profusão de cores e quebra a monotonia do ambiente.

Banheira olhando para fora

O banheiro principal da casa é muito curioso. Enquanto alguns dos outros ambientes, como a cozinha e a sala de jantar, exibem poucos elementos, sendo quase que minimalistas, o  banheiro coloca uma maior variedade de tons e, mais interessante ainda, situa uma banheira destacada de qualquer parede em cima de um tapete e bem em frente a uma janela. Uma escolha peculiar e riquíssima!

Finalmente… o lado de fora!

O grande diferencial desta casa é o olhar que se tem sobre o ambiente exterior, então finalmente iremos abordar ele diretamente. Ele possui uma paleta de cores clara, tanto em seu piso de madeira como em seus móveis, a qual combina com as diferentes cores dos telhados, seja o de cerâmica ou o sintético. Um ambiente gostoso para relaxar nos raros dias de sol intenso!

Se você gostou clique aqui e conheça mais um interessante projeto.

Compartilhe conosco a sua opinião também.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!