Quando o pátio fica dentro da própria casa!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Existe uma infinidade de maneiras de se construir uma casa, não apenas com diferentes materiais e diferentes terrenos, mas om diferentes estratégias de ocupação, o que normalmente chamamos de tipologia. O tipo de casa com pátio é famoso desde a antiguidade, porém, se perdeu com o tempo e se tornou muito menos popular, principalmente conforme as cidades foram ficando cada vez mais superlotadas e não havia mais tanto espaço disponível para deixar um pátio de tamanho considerável em uma residência. Entretanto, essa casa vai na direção contrária!

Ela nos apresenta uma linda casa onde os ambientes se desenvolvem ao redor de um pátio. Ele não é necessariamente o elemento central ou a peça sem a qual não existiria a casa, mas sim o eixo estruturador sobre o qual os ambientes se organizam, levando a uma disposição dos espaços que certamente seria diferente sem ele. O interessante é ver como essa abertura no miolo do terreno ajuda na circulação de ar e entrada de luz natural, o que seria quase impossível (ao menos com esta eficiência) se ali fosse fechado com um teto, como normalmente acontece com as casas tradicionais. Curta agora esta linda casa que não se conforma com as tipologias comuns e faz questão de inovar para levar conforto e uma melhor vivência aos que nela habitarão! É o escritório Designcubed oferecendo o seu melhor!

Um ambiente aberto

Terraços  por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

O pátio desta casa faz contato direto com vários ambientes desta casa: o quarto e a sala são os principais deles, é neles que o pátio tem maior influência, é nem que o pátio passa a ser uma extensão do interior da casa. Mais do que isso, ele se torna algo como um quintal. Mas, diferente de um quintal, ele está no meio e não atrás, o que o torna especial por conta de todas as características que já citamos aqui e por toda a liberdade par ao ambiente externo que ele proporciona.

Abundante em luz

Salas de estar modernas por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

sala de estar se encontra em divisa direta com o pátio. Além de tudo isto, um de seus longos bancos (mais um diferencial resultante da tipologia desta casa) é o peitoral de uma das janelas que permitem tão grande quantidade de iluminação dentro da residência. A madeira de textura clara que cobre todo o chão do ambiente e as paredes claras na cor branca, fazendo com que a luz seja ainda mais eficiente e o ambiente ainda mai confortável.

Integração

Salas de jantar modernas por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

A sala de jantar é um ambiente contíguo ao ambiente da sala, o que é comum nesse tipo de tipologia habitacional. Ela possui uma saída direta para o pátio e, como se não bastasse essa iluminação natural, existe uma abertura zenital (abertura no teto) que permite mais luz ainda. A pequena mesa de madeira ocupa pouco espáço e é ideal para o ambiente clean que aqui se pretende formar.

De repente muito maior

Quartos  por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

O quarto que podemos ver na imagem acima poderia ser descrito como um quarto padrão, um quarto no qual não acontecem coisas impressionantes e que se assemelha a quartos normais. Mas, como podemos observar à esquerda da imagem acima, o pátio está presente, transformando-o em algo mais complexo e com um senso de liberdade, com um sentimento de expansão muito mais do que um quarto comum pode proporcionar.

Simplicidade e eficiência

Banheiros modernos por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

O banheiro da casa presa pela simplicidade, pela eficiência em atende as necessidades mais básicas de seus moradores sem elevar o preço da construção ou colocar em pauta elementos desnecessários ou caprichos sem utilização. Os ladrilhos e a louça branca apenas contrastam com a bancada cinza e estabelecem um belo padrão sem muita profusão de detalhes.

Cozinha onde se pode comer

Cozinhas modernas por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

Olhando pelo ângulo em que a imagem acima nos mostra a cozinha podemos considerá-la quase como um corredor, onde o seu final é o famoso pátio da casa. Entretanto, uma das cosias mais interessantes a se notar nessa cozinha são as cadeiras colocadas na bancada que faz divisa com a ilha de trabalho. Ali podem ser feitas refeições rápidas sem que ter o trabalho de arrumar uma mesa apenas para isso, podendo-se comer algo saindo direto do forno!

Gostou? Clique aqui e descubra mais projetos como este.

Terraços  por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed
Compartilhe conosco a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!