11 Modelos De Prateleiras E Nichos Para Cozinhas Pequenas

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
: Chez Caro, Mmaverick Arquitetura Mmaverick Arquitetura Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Pensar na composição e decoração de uma cozinha nunca é uma tarefa fácil, porque há muitas opções a escolher. Mas principalmente quando o espaço é reduzido, o planejamento precisa ser feito com mais cuidado, para garantir que tenha lugar para tudo, sem apertos.

No entanto, não é preciso cair no desespero. Hoje em dia, o mercado oferece uma diversidade de modelos de mobiliários funcionais e otimizados para pequenos ambientes. Alguns que são verdadeiros esconderijos de onde não imagina-se sair uma portinha para armazenar de tudo um pouco, sem ocupar o espaço funcional da cozinha.

Então, de modo geral, a melhor opção é investir em uma mobília planejada. Como complemento, também vale apostar na instalação de prateleiras e nichos que ajudam a organizar e a decorar a cozinha.

Afinal, a cozinha deixou de ser aquele lugar apenas para preparar as refeições ou tomar o cafezinho da tarde, agora é uma área social e aberta para a interação. Por isso, esse livro de ideias traz para você 11 modelos de nichos para cozinha e de prateleiras, sugeridos pelos designers de cozinha da homify, para tornar esse ambiente ainda mais bonito e funcional no dia a dia. Confira.

1. Nichos decorativos para cozinha

O primeiro exemplo é um dos mais tradicionais, em que o armário aéreo da cozinha conta com pequenos nichos decorativos. Normalmente esses espaços quadradinhos servem para colocar vinhos, mas é claro que você pode utilizar para outras finalidades.

2. Prateleiras para cozinha pequena

Nesse modelo de cozinha, o armário aéreo tem um espaço superior que pode ser usado como prateleira, pois está a uma boa distância do teto. Nesse caso, por ser alto, é ideal para o armazenamento de utensílios que não são usados com muita frequência, ou mesmo para dispor os seus objetos decorativos.

3. Prateleira de madeira para cozinha

Veja que lindo, organizado e funcional esse projeto de cozinha. O armário aéreo ocupa toda a parede, e abaixo dele há uma prateleira de madeira para o micro-ondas e outros utensílios do dia a dia. O uso de prateleira tende a deixar o visual mais limpo, por ser um móvel mais simples do que o nicho.

4. Prateleira para cozinha pequena em diferentes posições

Outra ideia interessante para cozinha pequena é dispor mais de uma prateleira. Especialmente quando não há armários aéreos, as prateleiras podem ocupar mais paredes e servirem como decorativo também. Claro, nesse caso precisa escolher melhor o que vai colocar sobre elas, para manter o visual organizado e agradável.

5. Armário aéreo com portas de vidro

Esse móvel é um misto de armário aéreo com cristaleira, pois suas portas transparentes permitem ver o que está disposto nas prateleiras internas. Então é uma ótima ideia se você gosta de manter as louças organizadas e aparentes. Veja que a organização é fundamental quando os utensílios ficam à mostra.Outro ponto de destaque nesse aéreo é a haste inferior colocada para pendurar utensílios. É mais um detalhe simples, porém que acelera muito o serviço na hora de cozinhar.

6. Prateleiras em painel de madeira

Nessa cozinha, as prateleiras colocadas em frente ao painel de madeira são mais decorativas. Nesse caso é preciso ter bastante espaço de armazenamento na parte de baixo, como é o caso desse bonito projeto. Veja como harmoniza muito bem o branco da fórmica, o mármore e a madeira, deixando a cozinha sofisticada e muito prática.

7. Nichos para cozinha com porta

O nicho costuma ser aberto, sem porta, mas não é regra. Você pode querer armazenar louças ou temperos e preferir que não fiquem à mostra. Mesmo assim é uma forma de decorar sem usar armários aéreos tradicionais, retos.

8. Prateleira de madeira para cozinha com iluminação especial

O visual dessa cozinha orgânica mudou completamente com as fitas de led posicionadas embaixo das prateleiras. Veja como tudo fica mais harmonioso e acolhedor. Esse é um detalhe simples, prático e barato que pode transformar a sua cozinha.  

9. Nichos para cozinha pequena e prateleiras para dois ambientes

Nessa cozinha o armário aéreo é diferente, com quatro portas. Como são todas grandes, fica mais prático ter dois pequenos nichos logo abaixo para facilitar o uso de temperos no preparo das refeições. Essa cozinha conta ainda com prateleiras ao lado do balcão que faz a divisória com a sala, sendo que de um lado ficam os objetos de uso na cozinha, e do outro, objetos decorativos da sala. Um só móvel com mais de uma função.

10. Prateleiras embaixo da pia da cozinha

Se você gosta de cozinhas mais abertas, sem muitas portas nos armários, aqui está uma boa ideia. As prateleiras podem ficar embaixo da pia ou de uma bancada. Nesse caso, como não há portas para proteger os alimentos, invista em potes herméticos de vidro que garantem a preservação dos mantimentos e ajudam a manter o visual mais bonito e organizado.

11. Armário de cozinha com nicho

Por fim, uma cozinha alegre, colorida, que mesmo sendo pequena, recebeu cores vibrantes e continuou leve. Abaixo do armário aéreo fechado, há três nichos, sendo dois deles com portas, mas que parecem outro móvel dentro do nicho por causa do design diferente. Aproveitar o espaço das paredes é uma ótima ideia quando a cozinha é pequena.

12. Prateleira pequena

Entre tantos tipos de prateleiras para cozinha, às vezes as mais simples são suficientes para acomodar as necessidades. É o caso dessa prateleira pequena que organiza pequenos potes para temperos que auxiliam as aventuras culinárias.

Portanto, se você tem a ideia de criar um compartimento adicional simples e prático, olhar para uma pequena prateleira pode ser a grande solução.

Quer mais dicas para uma cozinha funcional? Confira nossa página sobre cozinhas embutidas!


13. Prateleiras e nichos funcionais

E que tal essa cozinha que contempla nicho para cozinha? Elegante, prática e perfeita por ocupar pouco espaço em cozinhas pequenas, a combinação de prateleiras e nichos funcionais é uma forma eficiente de atender pequenas necessidades, além de ajudar a manter a cozinha mais elegante e moderna.

Quer saber como encontrar as melhores opções para decorar a cozinha? Converse com nossos designers de interiores que atendem online!

14. Prateleira de madeira para cozinha, bancadas e muito mais!

Gostou dessas ideias para organizar melhor sua cozinha? Então aproveite sua visita e inspire-se muito mais! Confira estas 14 ideias para bancadas de cozinhas em projetos maravilhosos para ver e se apaixonar!

Gostou das ideias para renovar a sua cozinha pequena com nichos e prateleiras?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista