Ideias para o papel de parede do quarto

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Prático, versátil e econômico, o papel de parede é um dos elementos mais interessantes e que funciona para qualquer estilo de decoração, seja ele clássico, moderno ou industrial. Talvez a qualidade mais intensa do papel de parede seja sua praticidade: fácil de ser colocado em qualquer parede, ele pode ser o complemento ideal para quem busca uma personalização bem específica de seu espaço. O papel de parede pode reproduzir estampas, texturas, padrões, fotos, obras de arte, paisagens, fotos e tudo o mais que se puder imaginar e que possa se adequar ao estilo do ambiente. A praticidade do papel de parede se verifica também no momento de sua troca, já que em poucos minutos é possível substituir um papel de parede por outro. 

Na hora de escolher o seu papel de parede, pense nisso: as opções são das mais diversas. Por isso, siga estas nossas dicas para que o papel de parede de seu quarto traduza de forma efetiva a sua personalidade e ainda esteja em harmonia com todo o projeto de decoração.

Mostrando sua personalidade

O quarto de um adolescente é um espaço próprio de liberdade e criatividade. Por isso, nada melhor que o jovem o transforme em uma espécie de declaração de seus pensamentos, de sua personalidade e de seu gosto pessoal, seja na música, no cinema ou nos quadrinhos. Devido à grande variedade de estampas e motivos encontrados nos papéis de parede, é possível ir atrás – e mesmo encomendar – qualquer tipo de tema em que se esteja pensando. Aqui, por exemplo, temos um quarto cuja principal inspiração é o álbum The Wall, da banda Pink Floyd. Projeto do arquiteto Flavio Monteiro, o quarto traz ainda uma combinação bem bacana de tons neutros do muro na parede com alguns elementos em amarelo, criando um espaço que tem uma vibe jovem e uma dinâmica toda própria. 

Escolha o seu esquema de cores

Uma dica importante para o uso do papel de parede é a escolha do esquema de cores. É possível trabalhar com elementos e cores complementares ou, se for o caso, ir fundo nos elementos contrastantes! A escolha é do cliente. Aqui, por exemplo, temos um quarto com um viés claramente tradicional em seu design. Aliado a móveis no estilo clássico, como a poltrona e o criado-mudo, o décor deste quarto investe nos tons leves e quase neutros, estabelecendo a força do ambiente no belíssimo papel de parede com estampas xadrez. Detalhes charmosos como as molduras dos quadros e suas ilustrações fazem deste quarto um modelo de inspiração para todos que buscam uma atmosfera atemporal e ao mesmo tempo sofisticada.

Combine o papel de parede com o mobiliário

papel de parede colorido no quarto do casal: Quartos  por Adriana Pierantoni Arquitetura & Design
Adriana Pierantoni Arquitetura & Design

papel de parede colorido no quarto do casal

Adriana Pierantoni Arquitetura & Design

Outra dica importante para quem vai trabalhar com papel de parede é buscar combiná-lo com o mobiliário, seja nas cores ou na temática. Como vimos anteriormente, móveis predominantemente neutros casam bem com um papel de parede no mesmo estilo. Por outro lado, móveis em cores fortes combinam com um papel de parede mais colorido, de tons mais vivos. Percebam aqui, por exemplo, como a estampa do papel de parede combina de forma harmoniosa com os elementos em madeira dos móveis do quarto, mais especificamente a cabeceira e o criado-mudo. Este é o tipo de ajuste harmônico e inteligente que transforma o seu ambiente em um espaço admirável e repleto de energia.  

Faça uma composição com a cabeceira

Outra proposta bastante interessante é fazer com que o papel de parede entre em harmonia com a cabeceira da cama. Assim como na foto acima, um papel de parede e uma cabeceira em harmonia criam uma peça das mais admiradas. Vejamos, por exemplo, o caso deste quarto da foto - uma residência em Lisboa, Portugal. Com este clima europeu, temos aqui um ambiente dos mais charmosos e elegantes. O décor investe principalmente na combinação entre o branco e dourado, presentes nas roupas de cama e no belo espelho – que referencia tanto o sol quanto a pétala de um girassol. O papel de parede deste quarto exemplar traz como estampa um padrão que lembra tijolos justapostos, e seus tons azuis combinam perfeitamente com o restante da decoração. 

Use um papel diferente em cada parede

Parede e pavimento  por Disbar Papeles Pintados
Disbar Papeles Pintados

Habitacion Fleuri Pastel

Disbar Papeles Pintados

A grande vantagem do papel de parede é a sua praticidade e a possibilidade de ser utilizado da forma que o usuário achar melhor. Uma ideia bem interessante que pode ser trabalhada com o papel de parede é justamente mesclar estampas diferentes dentro do mesmo ambiente. Assim como temos repetido, é possível investir em elementos absolutamente contrastantes ou trabalhar com cores e padronagens complementares, como na foto que ilustra este post. Aqui temos dois papéis de parede que tem o lilás como cor principal: uma de estampa quase floral e outra com listas grossas. Juntos, os dois papéis de parede oferecem uma solução tão elegante quanto bonita, valorizando o ambiente e as delicadas peças do décor. 

Papel de parede no teto

Apartamento Itacorubi Gran Classic 1: Escritórios  por ANNA MAYA & ANDERSON SCHUSSLER
ANNA MAYA & ANDERSON SCHUSSLER

Apartamento Itacorubi Gran Classic 1

ANNA MAYA & ANDERSON SCHUSSLER

Como o próprio nome diz, o papel de parede tem um local bem específico para ser colocado dentro do quarto. Isso não impede, porém, que o papel de parede possa ocupar outros espaços além da parede, tais como portas de armário, espelhos, no chão e até mesmo no teto. Ainda que não seja uma prática comum, colocar o papel de parede no teto pode ser uma boa sacada quando se deseja trazer um pouco mais de cor ao ambiente e todos os espaços estão tomados. Aqui, por exemplo, temo um papel de parede no estilo floral, mais clássico, contrastando com móveis de design moderno, o que cria uma dinâmica toda particular no ambiente. Há que se ter um certo cuidado ao colocar o papel de parede no teto, para que não haja um excesso de temas e cores no quarto, mas, se feita com inteligência, é uma solução das mais interessantes.

Cores, muitas cores

Suíte Rapaz - Casa Cor 2014 Pernambuco: Quarto  por Celia Beatriz Arquitetura
Celia Beatriz Arquitetura

Suíte Rapaz – Casa Cor 2014 Pernambuco

Celia Beatriz Arquitetura

Uma outra solução bastante interessante no uso do papel de parede é trabalhar com elementos de cores fortes, que sejam capazes de trazer uma energia nova ao ambiente. Nesta hora, nada melhor do que ir atrás de um papel de parede que traga elementos vintage à decoração. Dentro desta tendência, é possível buscar inspiração em um dos movimentos artísticos mais populares do século passado: a chamada pop art, que trabalhava com elementos da cultura popular, como quadrinhos de heróis ou espionagem, e objetos do cotidiano – como latas de sopa – para criar obras de arte memoráveis. Aqui, por exemplo, temos uma decoração que investe em tons escuros como preto e o concreto. Para equilibrar essa toada mais neutra, nada melhor do que um papel de parede que reproduza bem colorido e dinâmico, numa verdadeira explosão de cores e personagens! 

Suíte Rapaz - Casa Cor 2014 Pernambuco: Quarto  por Celia Beatriz Arquitetura
Celia Beatriz Arquitetura

Suíte Rapaz – Casa Cor 2014 Pernambuco

Celia Beatriz Arquitetura
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!