Veja como transformar a sua casa em uma mina de ouro.

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Em tempos de crise, nada mais normal que as pessoas comecem a pensar em novas formas de manter seu estilo e a sua qualidade de vida. O alto custo das mercadorias e dos serviços e a inflação que se aproxima cada vez mais faz com que muitos brasileiros apelem para a criatividade na hora de garantir um pouco mais de recursos para as despesas diárias. Em muitos casos, isso se traduz em mais trabalho ou em atividades fora do horário de trabalho, como frilas ou atividades de venda. Uma outra opção muito interessante é transformar a própria casa em fonte de renda – e não estamos falando de venda do imóvel, nada disso. São algumas ideias práticas e até simples de serem executadas que podem trazer algum tipo de receita adicional para a família sem que seja necessário nenhum grande sacrifício.

Neste livro de ideias, você vai aprender como transformar a sua casa em uma mina de ouro e deixar a crise para trás.

Consiga um inquilino

Se você tem um quarto sobrando em casa – como este belo quarto da Espaço do Traço Arquitetura – e está disposto a conseguir algum dinheiro com ele, uma das ideias mais práticas é oferecer este espaço para um inquilino. O aluguel de um quarto bem localizado em uma casa de família pode ser uma ótima forma de reforçar o orçamento caseiro. Alguns cuidados devem ser tomados na hora de oferecer o seu teto a um desconhecido, como verificar a procedência da pessoa e referências pessoais. 

O aluguel de um cômodo pode ser uma boa solução na hora da crise, desde que algumas regras bem claras sejam estabelecidas, de forma que a presença desta nova pessoa não se torne um problema para os moradores. Acertadas estas questões, torna-se uma relação benéfica para ambas as partes.

Transforme sua sala vazia em um comércio

Muitas pessoas possuem salas ou espaços disponíveis dentro de casa. Uma boa ideia é transformar estes espaços em uma espécie de comércio – respeitadas todas as orientações da lei em relação ao uso de espaço residencial para fins comerciais, claro. Acertadas estas questões, resta aos moradores escolher exatamente em que área pretendem investir e atuar. Muitos, por exemplo, costumam transformar este espaço em brechós, vendendo e trocando peças de roupas usadas. Já outras pessoas transformam seus espaços em pequenos comércios de bijuterias ou mesmo em salas para aulas particulares. Outra ideia é transformar sua casa em uma pequena academia. Esta escolha fica por conta de cada um.

Alugue sua garagem

Garagem e edícula  por de-cube
de-cube

Garage Shot

de-cube

Seja em apartamentos, condomínios ou casas, alugar a garagem sempre rende um bom dinheiro para o proprietário. Mas, que fique claro, esta receita vai variar muito a partir do local em que você mora. Se for próximo a pontos de interesse, perto de faculdades, estações de metrô ou estádios de futebol, por exemplo, o valor tende a ser maior. Se há poucas vagas no seu prédio, você pode alugar para um vizinho. Segundo o código civil, o proprietário pode alugar ou vender a sua garagem, se assim o desejar. É preciso, apenas, ficar de olhos nas normas internas do condomínio, que na maioria das vezes permite essa venda ou esse aluguel somente para moradores, proibindo a negociação para não condôminos.

Transforme sua casa em um set de filmagem

Se você tem aquilo que se costuma chamar de 'casa de cinema', por que não transformá-la em um set de filmagem? As produtoras de vídeo estão sempre buscando novas locações para comerciais ou produções como minisséries e filmes. Se a sua casa for aprovada, pode se transformar em um set regular de filmagens. Há sites na Internet nos quais o proprietário pode cadastrar sua residência ou espaços específicos para uso de produtoras. Uma filmagem pode durar desde horas até dias: o valor que o proprietário irá receber varia de acordo com este cronograma. De mais a mais, é uma forma divertida e interessante de transformar o seu lar em um cenário de cinema.

Faça uma venda de garagem

Ainda que não seja muito comum aqui no Brasil, a venda de garagem pode ser uma bela opção para quem precisa se livrar de objetos antigos e ainda deseja faturar algum trocado com isso. Graças à tecnologia, as vendas de garagem se modernizaram e hoje são vistas como eventos que podem ser anunciados e agendados por redes sociais como o Facebook e o Whatsapp. Dessa forma, muito mais pessoas são impactadas pela ação, o que gera um buzz muito forte em relação ao evento. Com o uso das redes sociais, a venda de garagem pode ser divulgada para um público entre 2 mil e 5 mil pessoas. Assim, as chances de dar certo se tornam cada vez maiores. Muitas pessoas costumam organizar vendas de garagem em conjunto – cada um traz o que deseja vender e se estabelece um grande bazar ao ar livre.

Receba um estudante de intercâmbio

CASA MP: Quartos  por Mutabile
Mutabile

CASA MP

Mutabile

Receber um estudante de intercâmbio em casa é uma experiência das mais interessantes. Tanto os estudantes estrangeiros que decidem vir para o Brasil quanto os brasileiros que os recebem são positivos em afirmar que a experiência é enriquecedora e que muito vai além de se comunicar em outra língua. Para participar de um programa de intercâmbio, o proprietário da residência deve preencher um formulário (em sites de universidades ou específicos de intercâmbio), enviar fotos das acomodações e, em caso de interesse, receber uma visita de vistoria das instalações. A família que recebe um estudante de intercâmbio, além da experiência de poder treinar uma língua estrangeira em casa e conhecer novas culturas, ganha uma ajuda de custo referente a café da manhã, jantar e outras despesas como luz, água e Internet, por exemplo.

Faça comida para fora

Se você tem uma mão boa para a cozinha, por que não aproveitar o tempo livre para começar um pequeno comércio de alimentos? Por conta da correria do dia a dia, muitas famílias acabam não encontrando tempo para a preparação de um almoço ou de um jantar. Você pode oferecer um serviço que cubra justamente esse gap dentro da programação familiar, oferecendo tanto comida feita na hora como congelada. Já se o seu forte são as festas, abra espaço para a produção de bolos e outros quitutes como brigadeiros, línguas de sogra ou dois-amores, além de salgados como coxinhas ou bolinhas de queijo. Com uma boa dose de criatividade e bastante empenho, é possível garantir uma receita de respeito com este novo trabalho.

O que achou de nossas ideas para driblar a crise em sua casa? Alguma delas pode funcionar com você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!