Apartamento de um quarto: veja como decorar com charme e estilo!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Apartamentos pequenos são uma tendência cada vez mais em voga nos dias de hoje. Seja por questões práticas ou econômicas, as imobiliárias lançam a cada semana apartamentos cuja área útil varia entre 40 a 70 metros quadrados. Para quem está começando a vida profissional, ou está se mudando para a cidade por conta dos estudos, os apartamentos pequenos se estabelecem como uma das escolhas mais óbvias dessa fase da vida. Além da facilidade na hora da compra ou do aluguel, apartamentos pequenos são essencialmente mais fáceis de se manter – os custos adicionais como luz, água e condomínio são menores – e o investimento em decoração não é tão alto. Isso não impede, porém, que os apartamentos pequenos possam ser também elegantes e charmosos como os imóveis maiores. Neste nosso livro de ideias, vamos conferir algumas ideias simples e práticas para tornar a decoração de seu apartamento pequeno um motivo de orgulho para o morador e de admiração para as visitas.

Planeje o que fazer com o espaço

O primeiro passo para deixar o seu pequeno apartamento tão bonito como este da foto, projetado pela Carolina Mendonça – Projetos de Arquitetura e Interiores Ltda., é planejar com calma o que fazer. A partir de um planejamento claro e preciso, as decisões sobre o que fazer com o espaço saem de forma mais natural e tranquila. Nestas horas, a presença de um profissional da área é fundamental. Ele vai saber como organizar melhor os espaços, dará sugestões de móveis, materiais e reformas que se fizerem necessárias. Um profissional qualificado é capaz de transformar até o menor dos espaços em um ambiente charmoso, elegante e aconchegante.

Procure por mobíliário de cor clara

Mais do que uma regra, a escolha de móveis claros para apartamentos pequenos tem seu fundamento nas sensações e no funcionamento das cores na decoração de interiores. Móveis claros ampliam a sensação de amplitude e tornam o espaço mais leve, o que é fundamental quando se fala em espaços reduzidos. Como podemos ver neste apartamento localizado no Flamengo, no Rio de Janeiro, os móveis em tons claros trazem uma sensação de frescor e leveza ao ambiente. A combinação de tons leves nos objetos de madeira e no tapete criam um clima de aconchego e familiaridade, que é reforçado por diversos elementos coloridos como as almofadas e os objetos de decoração.

Divida o espaço com peças de decoração

Apartamentos pequenos usualmente contam com sala de jantar e sala de estar em um mesmo cômodo, sem divisões aparentes. Um truque bem interessante para quem deseja estabelecer uma divisão clara entre estes dois ambientes, mas sem separá-los completamente, é fazer com que determinadas peças do décor façam este papel. Veja, por exemplo, a sala que ilustra este tópico. A divisão do espaço se dá a partir de dois elementos claros e distintos. O espaço da sala de estar é marcado pelo tapete felpudo, que estabelece os limites deste espaço. Já o espaço da sala de estar é marcado por esta bela peça que é a estante, uma peça ao mesmo tempo imponente mas sóbria. Assim, os dois espaços ganham seus limites de forma sutil e elegante.

Uma dose de personalidade

MM apartment: Salas de estar industriais por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MM apartment

Studio ro+ca

Mais do que um espaço reduzido, o apartamento pequeno é uma oportunidade para que você possa inserir elementos bem específicos que traduzam a sua personalidade. Assim, aproveite o espaço para colocar elementos de decoração que tem a ver com você. Se você gosta de filmes, coloque pôsteres nas paredes da sala. Se você gosta de esportes, coloque elementos decorativos relacionados ao tema, e assim por diante. Invista nas cores com que você simpatiza. Aqui, por exemplo, temos uma sala que traz, em sua essência, a personalidade do morador, que pode ser vista desde o OK em neon amarelo ou o sofá de tons rosas. Percebam, neste espaço, a ótima divisão entre a sala de estar e televisão e a sala de jantar. O apartamento ainda se beneficia de uma janela ampla e que deixa a luz entrar de forma natural, iluminando todo o ambiente.

Escolha móveis multifuncionais

Apartamento colorido e pequeno no Alto da Lapa: Salas de estar ecléticas por Alma em Design
Alma em Design

Apartamento colorido e pequeno no Alto da Lapa

Alma em Design

Um dos segredos da decoração para ambientes pequenos é saber aproveitar os móveis de forma prática e funcional. Já que não há muito espaço, é preciso pensar nos móveis além da função estética, usando-os, eventualmente, para armazenas objetos que pertencem a outro local. Aqui, por exemplo, temos uma cristaleira de ar vintage que, além de sua função padrão, serve para armazenas peças de uso diária e ainda funciona como um elemento de contraste em relação ao estilo moderno da decoração. Na hora de decorar um apartamento pequeno, criatividade é fundamental. É importante lembrar que todo espaço pode e deve ser aproveitado de forma inteligente.

Cuida da iluminação

Assim como os móveis claros, é importante ficar de olho na iluminação do apartamento pequeno. Um apartamento pouco iluminado ou iluminado de maneira incorreta pode gerar uma sensação de opressão e de claustrofobia. Por isso, pense sempre num projeto de iluminação que valorize os espaços, trabalhe sempre com janelas amplas e abertas. No caso das lâmpadas, pense em um projeto com spots ou leds colocados diretamente no gesso: além de elegantes, trazem aquela atmosfera de suavidade e amplitude que os espaços pequenos tanto necessitam. E mais: com este projeto de luz indireta, seu apartamento fica ainda mais aconchegante e familiar.

Pense nas visitas

Apartamento Vila Nova Conceição: Salas de estar modernas por Marcella Loeb
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

Não é por que o seu apartamento é pequeno que as visitas devam ficar mal acomodadas ou em pé. Ainda que a restrição do espaço seja um problema a ser resolvido, é possível pensar em diversas soluções para que suas visitas fiquem à vontade em seu novo espaço. Uma das ideias principais é pensar em sofás amplos e confortáveis – desde que, claro, não ocupem todo o espaço da sala. Distribuir banquetas e cadeiras de madeira pelo ambiente também ajuda, além de dar um ar de despojamento e ecletismo ao espaço. Vejam, por exemplo, a sala aqui da foto: o sofá confortável é complementado pelas cadeiras amarelas de madeira e pelo tapete felpudo – mais um espaço sempre disponível para os amigos.

Gostou de nossas dicas de decoração? Mande sua sugestão ou opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!