SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Procurando apartamento? Fique de olho nestas dicas!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Seja para compra ou aluguel, procurar um apartamento para morar é uma missão das mais complexas. Afinal, trata-se de um investimento não apenas financeiro, mas de uma mudança de ares e de estilo de vida. Por isso, é importante que o apartamento esteja de acordo com as suas expectativas e seja ao mesmo tempo prático, funcional e agradável.

Antes de começar a busca, é importante ter em mente exatamente o que se está procurando. Este talvez seja um dos pontos mais críticos na hora de buscar por um apartamento.  Nestas horas, vale a pena determinar alguns critérios que devem ser estabelecidos como prioritário. Todos sabemos, por exemplo, que o tamanho do apartamento influencia diretamente no preço. Por isso, é fundamental já se ter uma ideia do tamanho do apartamento que se está procurando. Para quem está começando profissionalmente e deseja morar sozinho, uma boa opção é ir atrás de lofts ou apartamento de um a dois quartos, que são perfeitos para acomodar jovens em começo de carreira.

Ainda que as pessoas costumem ter em mãos uma espécie de checklist do que deve ser avaliado na hora de visitar um imóvel, é sempre bom ficar de olho em algumas orientações mais práticas, como a que iremos apresentar neste nosso livro de ideias.

Com estas dicas, temos a certeza de que a busca pelo novo apartamento será um sucesso!

Visite durante o dia

Salas multimídia  por homify
homify

Apartamento Moderninho

homify

Uma das dicas mais válidas é realizar a maioria das visitas, ao apartamento no qual se está de olho, durante o dia, à luz do sol. Isso é importante porque, durante o dia, é possível verificar eventuais detalhes que poderiam passar desapercebidos durante a noite, como problemas de acabamento, manchas na parede ou nos móveis, desgastes nos rodapés ou outros problemas que não seriam visíveis à noite. Priorize apartamentos que tenham uma boa incidência de luz natural, como este da foto.

Outra vantagem é que, durante o dia, é possível perceber o nível de barulho que vem da rua – por isso, é importante programar a visita não apenas durante o dia, mas em dias úteis na semana, quando o trânsito é mais agitado. A visita somente no fim de semana pode dar uma impressão de calmaria que, no fundo, inexiste.

Traga um amigo

Residência Jardim Europa/SP: Salas multimídia  por Renata Romeiro Interiores
Renata Romeiro Interiores

Residência Jardim Europa/SP

Renata Romeiro Interiores

Esta é uma dica das mais importantes. Sempre que possível, traga um amigo junto na hora da visita. A explicação é simples: seja pela ansiedade em fechar negócio ou simplesmente por conta da própria personalidade do interessado, muitas vezes alguns detalhes – sejam do apartamento ou mesmo do negócio – podem passar batidos na hora da visita. Por isso, um amigo é fundamental. Além de ter um olhar diferente e diferenciado, o amigo vai buscar alguns detalhes que talvez não estejam no foco de atenção do interessado naquele momento. Além disso, é sempre bom ter alguém por perto na hora de ouvir as informações sobre a negociação: valores, prazos, normas, exigências. Com um amigo por perto, é mais fácil evitar a tomada de decisões precipitadas das quais é possível se arrepender depois.

Tire fotos

Projeto arquitetônico de interiores para residência unifamiliar. – (Fotos: Luiz Zanoni)​: Salas de estar  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Projeto arquitetônico de interiores para residência unifamiliar. – (Fotos: Luiz Zanoni)​

ArchDesign STUDIO

Com os smartphones e tablets, é possível tirar fotos dos ambientes de forma rápida e com bastante qualidade. Tirar fotos do ambiente ao longo da visita traz diversas vantagens para quem está interessado em um apartamento. Uma delas é o fato de que, pela foto, é possível captar detalhes que talvez não tenham sido observados durante a visita, seja pelo ângulo das fotos ou mesmo pela iluminação do ambiente. Outra vantagem é que a foto permite uma avaliação – em casa – mais centrada e menos imediata. Analisar o apartamento por meio das fotos pode dar uma outra percepção do local. Além disso, permite que o espaço seja mostrado a outras pessoas, que podem sempre ajudar na avaliação e na decisão final.

Veja as condições gerais

Apartamento Campo Belo 02: Salas multimídia  por Karen Pisacane
Karen Pisacane

Apartamento Campo Belo 02

Karen Pisacane

Apartamentos novos normalmente estão em ótimas condições – o que não impede um olhar mais atento, sempre! Já no caso de apartamentos usados, é importante ficar atento às condições gerais do imóvel. Todos sabemos que as imobiliárias têm o cuidado de deixar qualquer imóvel em ótimo estado para a habitação, mas, como dissemos, é preciso atenção a detalhes como desgastes no acabamento, manchas na parede, riscos no piso, problemas hidráulicos ou falhas na eletricidade. Estes problemas, se não forem vistos antes, podem encarecer o custo final. Uma dica importante nesta hora é:  se possível, sempre levar ao local profissionais como encanadores ou eletricistas que possam verificar as condições do apartamento antes de finalizar qualquer negócio.

Confira o tamanho, o preço e os custos adicionais

O valor final de um apartamento é o resultado de um conjunto de fatores, tais como tamanho e preço, elementos de uma mesma equação que não podem ser analisados em separado. Um apartamento localizado em uma região nobre, por exemplo, tende a custar de 30 a 40% a mais do que o mesmo apartamento custaria em uma região mais afastada. Da mesma forma, apartamentos que oferecem espaços gourmet, salão de festas, salão de jogos, piscina, cinema, etc., serão mais caros do que apartamento de mesma metragem em edifícios sem essas facilidades.

Edifícios antigos tendem a ter um custo por metro quadrado menor do que edifícios novos. Se for um apartamento de luxo, com acabamentos sofisticados, o preço pode ir diretamente para as alturas. Todos estes elementos devem ser avaliados antes de se concluir qualquer negociação.

Confira se é um apartamento 'trabalhoso'

Apartamento Campo Belo: Corredores e halls de entrada  por SP Estudio
SP Estudio

Apartamento Campo Belo

SP Estudio

Muitas vezes, é possível encontrar um apartamento grande, espaçoso e amplo por um ótimo preço. Antes de fechar negócio, entretanto, é preciso avaliar como será a rotina de manutenção do apartamento ao longo dos meses. Apartamentos grandes precisam de um cuidado muito maior do que apartamentos pequenos, o que inclui um tempo maior dedicado à limpeza e à manutenção. Escadas, varandas, mezaninos, sacadas, jardins, jacuzzis, piscinas: tudo isso pode parecer uma grande vantagem, mas significa gastos e trabalho extras. Por isso, antes de se entregar a um apartamento com todas estas vantagens, é interessante colocar na ponta do lápis qual será o gasto e o trabalho efetivo com esta manutenção.

Investigue os arredores

Por mais belo e simpático que um apartamento possa parecer – como este belo projeto de Rodrigo Maia Arquitetura + Interiores -, é sempre interessante lembrar que não é apenas o apartamento que deve ser avaliado. É preciso ficar de olho na localização do imóvel em relação a facilidades como pontos de ônibus, mercados, padarias e a escola dos filhos. Outro ponto que deve ser avaliado é a questão de segurança do local – pesquise se há incidência de assaltos ou tumultos na região. E, se você não quer ser incomodado, se afaste de edifícios próximos a bares ou baladas!

Gostou de nossas dicas? Ja está pronto para pesquisar o seu apartamento?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!