Por que escolher o estilo clássico para a sala de estar.

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Clássico, bonito, estiloso. Pensar em uma decoração que tenha estes adjetivos como principais características no lar é incrível. Facilitar uma combinação que agregue móveis imponentes que valorizam os pequenos detalhes, é trazer para o lar conjuntos perfeitos. O estilo clássico é inspirado na decoração do estilo inglês georgiano e francês dos séculos XVI e XVIII. O estilo é marcado por móveis de cerejeira e mogno, com peças forte e que utilizam muito o estilo cabriolet (curvas), com detalhes ornamentados e estofados macios e confortáveis. Outro detalhe que nos chama muito a atenção neste estilo de decoração é o tamanho dos móveis. Altos e largos, as estruturas demandam espaço e uma boa organização para que o estilo fique com um visual marcante e requintado. As salas de estar são marcadas ainda com quadros com molduras elegantes e tons de dourado e bronze em muitos elementos. Prezar pela referência de luxo e riqueza, trabalhando isto com ornamentos elegantes é algo que faz da escolha deste estilo algo espetacular e único. Ter um cômodo trabalhado com este estilo, certamente fará do seu lar algo incrível e muito elegante. E é pensando sempre em dar o melhor para o seu lar, que trouxemos mais um artigo incrível para tornar a sua inspiração ainda mais criativa.

A sala é o local onde reunimos nossas visitas para boas horas de bate papo e relaxamento. E para relaxar, não há escolha melhor do que escolher móveis que, por tradição, são elegantes e confortáveis: a soma ideal para que a sua sala seja o lugar mais aprazível da casa. Se você é um amante das características de séculos anteriores, também será uma excelente oportunidade de trazer para o seu lar a decoração muito utilizada em filmes clássicos, sempre com muito estilo e que valorizam o romantismo decorativo que envolve o luxo das peças deste estilo. 

Neste artigo você poderá ter a chance de encontrar composições incríveis feitas a partir de ideias sensacionais dos melhores profissionais do mundo. Você poderá passear e entrar em salas de estar maravilhosas em lares incríveis. Prepare-se para vir conosco e ter ideias incríveis para que a sua casa seja renovada de uma forma clássica, incrível e perfeita para que você se apaixone cada vez mais pelo seu lar.

Aproveite!

Tons pastéis

Salas de estar clássicas por Etons of Bath
Etons of Bath

Georgian Country House

Etons of Bath

Uma das características da decoração clássica é a composição do ambiente com cores que trabalham a elegância com equilíbrio no local. Dentre as cores mais usadas para alcançar boas combinações destes conjuntos, é a utilização das cores pastéis na decoração do lar. Esta escolha faz uma soma linda com os objetos clássicos escolhidos para a decoração, bem como outras cores comuns neste estilo, como o dourado e o cobre. Neste projeto, o azul das paredes traz um fundo perfeito para os móveis que estão centralizados na sala de estar. A madeira é visivelmente presente de forma forte na composição com a escolha do piso e em detalhes, como nas janelas e o dourado dos detalhes. Não podemos deixar de mencionar também o maravilhoso teto decorado com cores e desenhos que lembram a época do romantismo, pintado principalmente em casebres dos séculos XVI.

Equilíbrio

Para quem pretende mesclar elementos decorativos do estilo clássico com peças modernas, a opção por equilíbrio utilizando uma cor como principal tema no lar pode trazer uma solução ideal. Neste lindo projeto, podemos notar que a composição do lar com 4 abajures de copa redonda trabalha com perfeição a profundidade do local, tendo o centro composto por um conjunto de sofás de 3 e 4 lugares. Ao redor do espaço, percebemos a escolha por peças metálicas que decoram o ambiente juntamente com os lustres curvados com lâmpadas que imitam velas. Esta escolha por conjuntos clássicos e modernos traz uma funcionalidade incrível ao cômodo, deixando-o perfeito com a delicadeza do tom marrom e a nobreza dos metais. 

Contrastes

Os papéis de parede marcam tanto quanto os outros elementos decorativos no estilo clássico. Você poderá completar o seu ambiente com esta escolha a partir de cores claras e desenhos simples, quase imperceptíveis ou ainda com cores em tom pastel. Esta escolha facilitará o contraste do ambiente com móveis de cores mais vivas, como podemos notar na imagem. A escolha de um sofá em L traz almofadas pequenas e de cores claras com flores. A escolha por uma poltrona em cor vinho com detalhes em branco marca o ambiente e o espaço onde está instalado um grande espelho quadriculado acima de uma lareira decorativa. Estas escolhas além de combinarem muito bem entre si, fazem o conjunto aparecer perfeitamente sobre o piso do local e dão um equilíbrio ótimo à sala. 

Dourado

Como dissemos no início deste artigo, os detalhes dourados estão muito presentes na composição decorativa de ambientes no estilo clássico. Esta escolha era muito comum entre os séculos de XVI a XVIII por denotarem as riquezas e poder da monarquia, principalmente nos casebres onde haviam reuniões políticas entre os mandatários locais. Atualmente o mercado oferece muitas tintas e peças que imitam com perfeição o brilho dourado do ouro. Você pode optar por estas escolhas para chegar em um conjunto como o desta imagem, que trabalha a mesa central com pernas em cabriolet e sofás que fazem um conjunto impecável com o tapete centralizado. 

O marrom é perfeito

A elegância do marrom é uma escolha que funciona muito bem em composições mais clássicas. Escolher esta cor com peças em metal e lustres elegantes é perfeito e traz um brilho incrível ao cômodo. A escolha por elementos arredondados, como nos pratos de porcelana decorativos e espelhos em diferentes tamanhos no corredor da escadaria, traz perfeição no jogo de elementos escolhidos para dar destaque ao ambiente. O lindo ambiente foi perfeitamente decorado pelo Estúdio Pintarolli Miranda: Arquitetura Design e Arte, de Curitiba (PR). 

Uma peça clássica

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Salas de estar clássicas por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

Quer trabalhar o ambiente de forma mais moderna, mas ama o conforto dos móveis inspirados nos clássicos? Opte por uma opção que remeta a este visual. O sofá modernizado, mas com um visual que remete ao encosto dos sofás clássicos compõe perfeitamente este maravilhoso cômodo projetado pela Samara Barbosa Arquitetura, de Curitiba (PR). 

Cortinas

Cortinas floridas são sempre uma excelente opção. E é isto o que percebemos neste conjunto florido utilizado neste cômodo em cores claras e móveis neutros. Perfeito, leve e bem escolhido. 

Quadros

Projeto Arq. Gustavo Camargo: Salas de estar clássicas por BRAESCHER FOTOGRAFIA
BRAESCHER FOTOGRAFIA

Projeto Arq. Gustavo Camargo

BRAESCHER FOTOGRAFIA

Por fim, chegamos a este elegante ambiente projetado para ser o clássico do início do século XX. Utilizando um sofá de couro e um grande número de quadros, o local ganha charme e conforto singular para que o aconchego seja incrível. O ambiente foi composto pela Braescher Fotografia, de Porto Alegre (RS).

Qual destas salas ficaria perfeita na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!