Yoga em casa: 6 coisas que você deve saber antes de começar

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

A maioria das vezes é difícil iniciar alguma atividade física em casa, mas não custa tentar, por exemplo, fazer yoga em sua residência, pois a prática acrescentará apenas benefícios para sua saúde, mas, claro, é preciso levar algumas considerações em conta antes de iniciar sua sessão de relaxamento, afinal a vida pede um lugar para relaxar e sentir em paz consigo mesmo. A importância da yoga está em manter uma rotina, ou seja, frequência. É necessário que você inicie no tempo que for possível e com as técnicas que você domina – básica ou avançada: yoga é um caminho, é dia após dia, é atitude, presença e auto-observação, então o primeiro passo é dedicação e um espaço para você ter seu momento de autoconhecimento.

Se você tem uma vida agitada e vive na correria, pare! A yoga é ideal para equilibrar as emoções e a sua saúde. Determina local, hora do dia, crie seu próprio ritual para tal, por exemplo, acorde, tome banho, faça as suas coisas e sente-se para meditar, claro, que você não precisa meditar por 1 hora, apenas 5 minutos por dia, já é uma maravilha, mas, às vezes, o mais importante é a constância da prática e não a marcação do tempo. Procure desenvolver uma rotina ao acordar e antes de dormir. Há a necessidade de parar, de silenciar, ou seja, acalmar a mente e começar o dia de forma positiva.

Com certeza, um dos maiores benefícios da prática da yoga em casa é a capacidade de manter uma sequência de exercícios e meditação. Este, por sua vez, permite que você entre em contato profundo em sintonia com o seu corpo e com a sua mente. Aprenda como preparar o ambiente para praticar yoga em casa e ter uma vida saudável e feliz. Não longe de problemas, mas você acaba aprendendo como gerenciar suas emoções. Então, não se esqueça de antes de começar a prática de observar alguns detalhes e preparar o ambiente na sua casa.

Como escolher o espaço perfeito

Você pode começar escolhendo um espaço perfeito para iniciar sua atividade, mas observe que um ambiente amplo, cheio de ervas, silencioso e com uma iluminação adequada será difícil, pois você mora com outras pessoas e não vai fazer da sua casa um Spa,mas toda atmosfera pode ser levada para dentro da sua casa e criar um espaço com boa energia. Ter um canto, mesmo que você tenha que afastar um móvel para abrir espaço suficiente para seu yoga mat, como são conhecidos, mas mantenha sempre o mesmo espaço para o seu tapete, assim você terá sua mente disciplinada e o seu canto sempre à disposição.

Plantas

É bom que você crie e estabeleça um espaço livre para a prática dentro de casa, ou em outro espaço. Durante a preparação, acrescente plantas no ambiente, mesmo que o espaço seja minúsculo, você pode tirar o tapete e afastar o sofá. Depois de fazer tudo isso – faça desse espaço seu próprio santuário espiritual. A prática de yoga é benéfica para quem deseja manter tudo em equilíbrio.

Sons e cheiros

É claro, que não é fácil, pois como qualquer atividade é preciso manter o foco e a determinação, principalmente, nas primeiras sessões, você pode achar difícil definir uma intenção simples ou não ter ideia de como começar. Uma dica para entrar no ritmo é frequentar um espaço especial para a prática de yoga, conhecer os exercícios, assim você apenas manterá a série de repetições na sua casa. Se você ainda acha difícil se concentrar, experimente, por exemplo, colocar uma música com som do mar, ou piano, acenda velas e incensos, assim você terá um ambiente com sons e cheiros para lhe ajudar.

Iluminação

Depois do espaço escolhido é a hora de cuidar da iluminação, remova todas as distrações e deixe a luz intimista e um ambiente acolhedor. Você cuidou do espaço, afastou tudo o que podia atrapalhar uma levantada de perna ou estender todo o corpo, mas se você está agitada, respire profundamente e escute sua respiração, pois isso pode ser útil para lhe ajudar a concentrar antes de iniciar os movimentos – ouça sua respiração e preste atenção em cada som que o seu corpo emite, mas, nunca esqueça de respeitar o limite do seu corpo. Com a iluminação baixa, velas e incensos acesos, desenrole o seu tapete e comece sua série de exercícios. O projeto foi criado pela arquiteta Sandra Kátia Junqueira, localizada em Goiás. Ela está sempre atenta às tendências atuais, levando cada vez mais ideias de projetos para seus clientes.  

Mobiliário simples e minimalista

Crie um ponto focal para transformar um espaço que você desejar para praticar yoga. O ambiente é seu e você pode fazer e decorar da forma que desejar, por exemplo, coloque uma pequena imagem de Buda na sala, além daquilo que já foi mencionado, como velas, incensos e música, tudo isso para que você tenha um ambiente que transmita paz e tranquilidade. Um local com mobiliário simples e minimalista pode ser perfeito para isso. Você também pode deixar o ambiente sem nada e totalmente livre para sua movimentação.

Clima e ventilação

Espaço definido, iluminação, clima e ventilação tudo perfeito para a sua prática de yoga. No entanto, é bom, ou quase necessário, entrar em um padrão regular, tente praticar no mesmo horário e nos dias que você determinou durante a semana. Uma rotina diária é importante para estabelecer uma estrutura no seu cotidiano. Afinal, não há nada melhor que chegar do trabalho, lançar o seu tapete no chão e começar seu relaxamento depois de um dia exaustivo. Ou, além disso, você pode acordar cedo e começar o seu dia no tapete – aumentará sua energia para aguentar a demanda do resto do dia.

Gostou da ideia de praticar yoga na sua casa? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!