O que não manter quando reformar uma casa velha?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O que não manter quando for reformar uma casa velha? Difícil, pois todo mundo já passou por isso, e o quanto é complicado esse momento, principalmente, em casa com crianças ou animais. Para começar uma reforma, primeiro é aconselhável um planejamento e um cronograma do tempo estimado que você almeja ter sua casa de volta, além do orçamento e o que será mantido durante a reforma. Apesar de você estabelecer um prazo, leve em consideração imprevisto que sempre acontecem, pois este tempo é somente uma estimativa e não uma certeza do término da obra. Afinal, você pode estar com a sua casa caindo aos pedaços e transformá-la em uma linda residência dos sonhos, e para isso demanda tempo. 

Agora se você quer toda reforma num curto prazo, então quando for contratar mão de obra, escolha profissionais que tenham sido indicados por pessoas de sua confiança, caso você prece deixar a sua casa durante o processo da construção. É importante que você faça visita constante para verificar se tudo está ocorrendo como deveria. E a decisão do que manter ou não na casa é sua, mas você pode pedir ajuda para um profissional, assim ele orientará o que é possível manter ou o que é preciso demolir e dar espaço para o novo

Toda mudança requer o máximo de atenção, mas não importa se você mora em uma casa ou em um condomínio, principalmente para quem mora em apartamento é necessário cuidado dobrado: é preciso seguir as regras internas. Antes de você fazer o projeto da reforma da sua casa, vale conhecer as normas, horários, limpeza das áreas comuns e conversar com a vizinhança por causa do barulho, etc. Confira o que não manter na sua casa durante uma reforma. Divirta-se!

Parede específica

Se você tem uma parede específica em pedra ou tijolo, é claro, que você pode mantê-la, e não tem porque derrubar para construir uma nova, pois ela pode ser o diferencial do seu espaço. E durante a reforma todo cuidado é pouco para não danificar a estrutura, assim como os cuidados com a parede, a mobília deve ser coberta – um pano, uma cortina ou manta que não seja utilizada para cobrir os objetos. E você também pode usar plástico para proteger os móveis, assim você evita respingos nos objetos.

Teto alto

O teto, às vezes, pode representar um problema, pois o teto é uma área que mais absorve calor. O pé direito duplo, em vez de criar aquela sensação de desconforto e um ambiente triste, aqui é o gancho para um décor que enche o ambiente de charme, acolhimento e personalidade. A quebra visual se dá pelo lustre pendente que ilumina a sala de estar, além disso, o teto alto é considerado na arquitetura um simbolo de status. Então, se você está construindo sua residência pense em criar ou manter o teto alto, pois a altura do espaço permite excelente circulação de ar externo, nada de passar calor no verão. O escritório Isabela Canaan Arquitetos e Associados, localizado em Nova Lima – MG, arrasa nos projetos! 

Azulejos do século

Durante a reforma, que tal manter ou transformar o que for possível? Ou se você pretende reformar a cozinha, pode ficar com o acesso limitado, ou sem acesso nenhum. Se possível, transfira a geladeira para outro ambiente, assim você evita que ela fique desligada e, além disso, você pode usá-la. Se você quer uma reforma rápida, apenas faça aquilo que seja realmente necessário, por exemplo, se o azulejo é do século passado, uma opção é pintar – não precisa trocar todo o revestimento. Assim, a obra acabará mais rápido, fará você mais feliz e com menos barulho. Ah, o mesmo vale para os vasos sanitários, se estiverem em ótimo estado, não porque trocar. Invista o seu tempo e dinheiro somente naquilo que demanda urgência. 

Projeto de portas e janelas

Qualquer construção de uma nova casa exige um projeto, pois é importante se organizar tanto financeiramente e logisticamente. É preciso saber, com o máximo de antecedência, como cada etapa da reforma será feita, caso você tenha que interditar partes da casa, assim você saberá onde irá dormir durante o período que sua residência esteja passando por melhorias. Além disso, é importante também, saber em qual melhor momento é preciso comprar o material, por exemplo, portas e janelas - evite investir dinheiro no começo em algo que só será usado no final da reforma, assim você terá o controle do que está sendo utilizado. 

Andar antigo

Bom, você decidiu que vai reformar e também o que não vai manter na sua casa. Antes de começar a reforma, é preciso retirar todos os objetos de decoração, assim evita-se que eles se estraguem. E durante esse processo de quebra aqui e ali, foi descoberto um andar antigo e você, claro, decidiu manter o espaço como diferencial em sua casa e transformando em um ambiente aconchegante e perfeito para reunir os amigos e tomar uma taça de vinho.

Vigas Aparentes

As vigas aparentes em uma casa pode ser um diferencial, mesmo que você queira um lay-out mais eficiente, integrar os ambiente e melhorar a ventilação ou a iluminação natural, mas a viga está no seu caminho, paciência! 

Você não poderá sair quebrando a parede, não antes sem ter um laudo técnico para verificar se é possível quebrá-la ou não. A viga é importante para estrutura e segurança da sua casa, mas não desanime, se você não pode quebrar. Ao invés de tentar escondê-la aprende apreciá-la, pois ela dá um toque ao ambiente. Seja feliz com a viga aparente.

Gostou do artigo sobre o que não manter na sua casa velha? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!