Como escolher a cor perfeita para pintar a sua casa!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Além da decoração, as cores podem revelar muito sobre a personalidade dos donos. Escolher adequada para a pintura externa e interna da casa, pode ajudar a transformar o ambiente e traz a  a nossa casa  uma sensação de renovação absoluta. 

As cores são parte essencial no nosso dia a dia. Elas permitem distinguir o mundo que nos cerca, tem o poder de nos influenciar e ainda dizem muito sobre a nossa personalidade, estado de espírito, além de nos trazer renovação, palavra super importante quando falamos em decoração. Sentir-se bem na própria casa é imprescindível.

Você não precisa pintar a sua casa de uma só vez, mas que tal começar a pensar em transformá-la através das cores? Independente de qualquer teoria, o importante é ser feliz e se sentir bem dentro do seu espaço. Pesquise, teste, erre, aprenda e divirta-se!

Analise seu gosto pessoal

Para escolher as cores para pintar a sua casa , deve-se levar em consideração o seu estilo próprio e personalidade.  Claro que também é imprescindível prestar atenção no estilo do imóvel e também nas cores das portas, portões, janelas, móveis e decoração. Analise se você gosta do estilo mais clássico e elegante, com cores suaves e delicadas ou se prefere o moderno, com as nuances mais vibrantes, alegres e despojadas.

Faça combinação de cores

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Casas tropicais por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Escolha as cores que vão estampar a sua casa.  De acordo com suas observações, defina que combinações serão mais adequadas de acordo com o estilo escolhido e seu gosto. O mais comum é são cores neutras e off-whites, mas hoje é possível utilizar tintas e texturas em cores infinitas, então fique tranquilo, quando pensar em uma cor que seja fora do óbvio! Como dica para escolha das cores pense: se a construção for moderna e com linhas mais retas, dá para ousar com algumas cores vibrantes. Ou então seja ousado, quebre a a monotonia usando cores mais fortes em detalhes ou partes de paredes.

Técnicas de pintura

Existem algumas técnicas de combinações infalíveis de cor, que podem ser usadas e criar uma combinação interessante para a pintura da sua casa.. É possível usá-las tanto dentro de casa quanto na fachada, ou seja: tom sobre tom, cores contrastantes, cores harmônicas e cores dinâmicas.

Monocromático

você permanece dentro de uma só cor, mas não fica preso a uma tonalidade ou nuance. Como exemplo esta residência desenvolvida pelo arquiteto… .. com pintura na cor pink vibrante  que ganha todo destaque, mas foi utilizado a cor branca em alguns detalhes, como as postas e janelas para contrastar. 

Tom sobre tom

Fachada: Casas modernas por Pau Brasil
Pau Brasil

Fachada

Pau Brasil

Use cores próximas umas às outras. mas antes decida a cor dominante. Outros tons semelhantes , vão ajudar a enriquecer e ressaltar a  combinação com a cor principal.  Escolha uma cor principal  e use as cores vizinhas como complementação. Como neste projeto residencial desenvolvido por Pau Brasil.

Planeje a pintura da casa

Casa Simples e Confortável: Casas rústicas por RAC ARQUITETURA
RAC ARQUITETURA

Casa Simples e Confortável

RAC ARQUITETURA

Para planejar a pintura da casa, antes de mais nada, avalie todas as condições da casa, como estado nos revestimentos, parte hidráulica, etc… Para que não corra o risco de danificar todo o trabalho. Para iniciar a pintura, analise e escolha a melhor técnica e tipos de tinta, específico de acordo com cada parte da casa a ser pintada. 

Uma outra dica valiosa, é testar a cor que será aplicada. Compre uma pequena amostra da tinta e pintem um pouco da parede; não confiem apenas nas cores dos catálogos de tintas, elas são semelhantes ao resultado final, mas tudo varia com a luz que incide sobre a parede pintada. Posteriormente, observem a cor durante o dia, e à noite com iluminação artificial para verificarem se é realmente o resultado idealizado.

Cores opostas

Para criar um efeito e contraste interessante na pintura da casa. Escolha uma ou mais cores opostas para criara um efeito visual harmônico e diferenciado. Como nesta casa, onde a combinação de cores entre o branco e vermelho, deu a residência ares modernos. 

Tendências

Dentre as cores que serão tendências no próximo ano, o azul em tons variados é ótimo para a pintura externa da casa, pois ajuda a criar um local calmo. E nada como uma casa calma para acompanhar uma vida harmoniosa. Na decoração, o azul, é uma cor segura, e agradável aos olhos e sempre cai bem. Esta casa projetada pelos arquitetos da Hecher Yllana, em Porto Alegre

Ambiente interno

Composição de materiais: Paredes  por Studio ML
Studio ML

Composição de materiais

Studio ML

Na parte interna da casa, o tom das paredes deve harmonizar com os móveis e elementos decorativos. Se as cores forem mais fortes, use elementos que não conflitam entre si para que o efeito a pintura na parede, tenha o destaque que merece. Este interior projetado pelo Studio ML, mostra uma combinação em tons azuis que traz modernidade ao ambiente. 

Com quais cores você pintaria a sua casa? Deixe seu comentário. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!