Como cobrir sua fachada em pedra

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Você vai reformar ou construir sua casa e o uso de pedras decorativas é algo que tem se tornado cada vez mais frequente nas fachadas das casas. E você pode incorporar o revestimento em pedra sem temer, pois fica lindo e cheio de charme. A utilização desse tipo de material, além de deixar o projeto atual, ainda contribui para a estética do seu lar, claro, se você deseja dar uma cara nova a sua casa ou se ainda está em fase de construção, o artigo de hoje traz ideais de como você pode usar a pedra na fachada da sua casa, assim você terá a moradia do seu sonho - discreta e moderna, mas com muita personalidade!

O próprio nome já diz: personalidade – usar pedras no projeto arquitetônico é uma opção divina de personalizar a entrada da sua residência, esse artifício agrega informação de qualidade sem ocupar espaço, além disso, há diversos estilos para você combinar com a proposta do seu projeto e a mistura de material. A sua casa será valorizada no mercado, e caso você decida vendê-la conseguirá um ótimo valor, pois você tem um item decorativo de bom custo-benefício.

É claro, que talvez isso pode representar no seu orçamento um custo elevado, mas depois de instaladas a manutenção é muito baixa, além disso, a pintura é dispensada. Hoje, existe uma variedade disponível no mercado, pois a escolha do material para a construção da sua fachada são amplas. O bom de tudo isso é que você pode encontrar o formato, cor e padrão que combine com o seu projeto e com o estilo da sua decoração. Agora, confira como cobrir sua fachada em pedra.

Definir a área de superfície

Antes de colocar mão à obra, é necessário definir a área de superfície que será revestida em pedra, o uso de pedras decorativas na parte de fora do lar já não é novidade no projeto arquitetônica, além disso, é também possível usar o revestimento na parede interna e criar um ambiente estilizado, porém o uso interno apenas precisa ser comedido, de modo que um ou outro ambiente receba a decoração em pedra, assim nada fica muito carregado. O projeto da foto foi desenvolvido pela arquiteta Beth Marques, especializada em criar espaços personalizados. Ah, os formatos mais utilizados em muros e fachadas são filetes e mosaicos, mas, além desses, há diversidade de estilos, formas e padrões, tudo dependerá do seu gosto.

Estilo da fachada

O estilo da fachada é o que você irá escolher para revestir a área escolhida. Nesse projeto a fachada do sobrado recebeu pedra em tom marrom claro, mas apenas em alguns pontos, usando  a cor branca na pintura da parede, assim criou um visual leve e elegante.

O recurso do revestimento também pode ser inserido no exterior da sua casa, mas, como foi mencionado sempre em pontos distintos. Na foto, a pedra está disposta em diferentes pontos desta casa moderna, e a pintura clara da parede e do teto realça a grande abertura da janela. O estilo da fachada nesta casa ficou diferenciado e clean.

Moldando os cantos

A pedra é uma opção para quem deseja causar grande impacto na fachada e você pode moldar cada canto da sua propriedade com a mistura de matéria-prima, por exemplo, tijolo e o estilo da pedra que você escolheu. Ao usar a pedra na parte externa da sua casa, o ideal é sempre mesclar com a pintura, janelas e portas grandes, pois isso deixa seu lar sofisticado e com destaque na medida certa. Devido a sua coloração forte e escura, não é muito recomendado usar tons escuros de tintas, a menos que o seu estilo seja super moderno e a decoração seja parcialmente com grandes aberturas de vidro. Claro, que tudo depende do seu gosto.

Escolha a pedra direita

Comece escolhendo a pedra direita para decorar a fachada da sua residência. A pedra tem diversos estilos, como foi mencionado, e costuma ser usada de forma mais rústica e em formatos grandes, normalmente nos muros, mas cada vez mais é utilizado nas paredes externas. As cores cinza, marrom e amarelas são as mais comuns no mercado e, dependendo do seu projeto, o resultado poderá ser incrivelmente elegante. Claro, que é preciso tomar cuidado para não exagerar e deixar tudo na mesma tonalidade, pois poderá deixar sua casa com cara antiga e ultrapassada. Então, escolha a pedra direita antes de fixá-la na parede ou muro.

Acabamentos e retoques finais

Casas modernas por Loyola Arquitectos
Loyola Arquitectos

Fachada Principal

Loyola Arquitectos

Este estilo de pedra mescla cores diferentes, além de seguir a padronagem de tijolinho, ou seja, você pode ousar na mistura de elementos. Em verdade, esta pedra é mais usada em calçadas e, em muros, além de ser encontrada na coloração: cinza, amarela, branca e rosa. E você precisa ficar atento ao acabamento e retoques finais, pois fachadas com ardósia fileteada é moderna e imponente e isso deve ao fato da sua cor escura mesclado com a pintura rosa claro. A sua tonalidade combina com projetos ousados e contemporâneos, mas se sua casa não segue essa linha, mesmo assim, você ainda pode usá-la para criar detalhes diferenciados.

Custo final

Casas modernas por IURO

O custo deste tipo de revestimento pode ser variado, pois depende do estilo da rocha utilizar, ou seja, da pedra. É preciso pesquisar o preço no mercado, pois se a ideia é mudar o ambiente, mas com o uso do revestimento está fora do seu orçamento, uma ideia é usar porcelanato – pisos e azulejos que imitam as rochas, assim você mantém o estilo de pedra no seu projeto arquitetônico. O custo da aquisição e instalação é um ótimo investimento, pois a manutenção é praticamente zero, afinal você não terá custo com pintura e, além disso, o efeito é lindo. O preço das pedras decorativas é calculado por m². Vale o seu investimento e ter uma fachada diferenciada.

E aí? Gostou de como cobrir sua fachada de pedra?! Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!