7 dicas para um jardim de ervas em um apartamento na cidade

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Se você vive em um apartamento de uma cidade grande, por exemplo, São Paulo, talvez você possa pensar que não é possível cultivar plantas no apartamento, digo, ervas, pois você está enganado. É possível! E não se questione mais, como fazer um jardim de ervas em meu apartamento? É cada vez mais comum a criação de hortas aromáticas em ambientes fechados ou com espaço reduzido. Você pode pegar um vaso de planta, ou até mesmo reciclar garrafas e semear salsa, coentros, manjericão, entre outras hortaliças, pois é um processo muito simples e saboroso. 

Se você tiver um vaso disponível coloque terra para semear – pode encontrar a terra preta em qualquer hipermercado, loja de flores ou até mesmo recolher terra do campo, fica ao seu critério. Além disso, não importa se você tem pouco espaço em seu ambiente, você pode projetar um lindo jardim de inverno e usar vasos na parede vertical ou suspensos no teto. Use sua criatividade, pois nos últimos anos, os jardins de temperos têm sido ideal para quem mora em apartamentos, além de ser perfeito para quem ama cozinhar e utilizar temperos colhidos na hora de preparar a refeição. O jardim de ervas também proporciona uma decoração alternativa e um aroma agradável para seu lar.

É normal ter diversas preocupações na hora de começar o jardim, por exemplo, a quantidade de sol que as plantas irão receber – as hortaliças necessitam, no máximo, cinco horas de luz solar por dia, mais que isso, você pode matar sua plantação, além disso, o lugar ideal para você instalar a hora é na varanda, próximo à janela e tome cuidado com a quantidade de vento na sua plantação – a maioria dos temperos é pouco tolerante às ventanias. Confira como você pode criar seu jardim de ervas em seu apartamento e preparar refeições deliciosas. 

Escolha as ervas que você mais ama

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015: Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Você pode começar escolhendo as ervas que você mais ama para criar seu jardim, e separar os temperos que você mais usa na hora de cozinhar, além de levar em consideração quais deles são mais resistentes ao nosso clima, como: alecrim, manjericão, hortelã, orégano, tomilho, pimenta, salsão, entre outros. Prefira hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, couve, rúcula ou até mesmo frutas de pequeno porte: tomate-cereja, morango, limão – esqueça vegetais de raízes longas, pois não é ideal para cultivar em apartamento. O projeto do jardim de ervas foi desenvolvido pela arquiteta Luiza Soares, especialista em Planejamento Ambiental, em Minas Gerais. 

Use suas limitações de espaço

Mostra de Ambientes de Sete Lagoas - Cozinha Gourmet e Área Livre de Lazer: Jardins modernos por Lider Interiores
Lider Interiores

Mostra de Ambientes de Sete Lagoas – Cozinha Gourmet e Área Livre de Lazer

Lider Interiores

É importante você usar suas limitações de espaço, os vasos podem ser de qualquer tamanho, dependo da área destinada para a sua horta, pequenos, médios ou grandes, além disso, você também pode montar uma linda jardineira, mas é fundamental você separar bem as ervas, afinal cada um requer um cuidado especial. Se você tem uma área com pouco espaço, dê preferência para o jardim vertical ou vasos suspensos – em uma jardineira ou vaso use terra vegetal, areia de construção e adubo, assim você terá uma horta sempre vibrante. 

O ideal é que a jardineira tenha no mínimo três furos para escoar água, mas, claro, tudo depende do tamanho do seu recipiente. Agora que você selecionou as ervas e cuidou do plantio, regue as mudas com o regador e seja feliz com sua hora.

Use pastilhas verticais para economizar espaço

Certamente o que não faltará são opções para você fazer o seu jardim de ervas, por exemplo, use pastilhas verticais para economizar espaço, as bolsavivas, assim você terá um lindo e pequeno jardim de encher os olhos de qualquer pessoa. Os vasos verticais podem ser instalados em qualquer parede do apartamento ou da sua casa. Mas, se a opção vertical não agrada muito você, a sacada, o parapeito ou a varanda podem abrigar perfeitamente a sua horta. As ervas no jardim vertical, podem ser montada diretamente na bolsaviva. Com todos os cuidados, você terá uma linda horta vertical e um agradável aroma em seu apartamento.

Cultive as ervas de forma adequada

Jardins modernos por Cue & Co of London
Cue & Co of London

Open-Plan Kitchen/Living Room, Ladbroke Walk, London

Cue & Co of London

Para você ter uma horta sempre impecável, os temperos precisam ser regados todos os dias – no início da manhã ou no final da tarde. Geralmente, o sol o meio do dia é mais forte, então evite regar a horta, assim você evita queimar as folhas, sempre escolha os horários mais amenos. Além disso, use itens não utilizados para cultivar as ervas, a quantidade de água tem que ser medida de acordo com o tamanho do vaso. Procure cultivar as ervas de forma adequada, e, assim você terá sempre temperos frescos para brincar de chefe de cozinha e surpreender sua família e amigos em um jantar ou almoço especial.

Projete alguns lugares confortáveis em torno do jardim

Para proteger a sua horta é aconselhável que você projete alguns  lugares confortáveis em torno do jardim, pois algumas ervas aromáticas necessitam de um solo solto e poroso, ou seja, certas ervas prosperam mais em terra seca e aberta do que dentro do apartamento em terra pesada e úmida. Proteja o jardim com pequenas pedras e separe cada espécie com caixote de madeira. 

Para você ter uma horta saudável, escolha uma zona do jardim que receba sol e, caso você considere necessário, potencialize as características do solo, apenas acrescente areia para tornar a terra mais solta e os canteiros podem ser de acordo com a sua escolha, seja circular, quadrados, caracol ou espiral, além disso, utilize estruturas para organizar e dividir as ervas. Ah, seria ideal construir seu jardim de ervas mais perto da porta da cozinha – para aproveitar todos os ingredientes frescos que tem à disposição. E sem precisar dar a volta toda pela casa.

Cuide do seu jardim de ervas no verão

Quando o verão chega ele acaba com qualquer plantação, pois altas temperaturas requer cuidados redobrados. Cuide do seu jardim de ervas no verão, pois a facilidade com que crescem a maioria das ervas aromáticas permite que estas possam ser igualmente plantas em vasos que descansam no peitoril da janela, ou pendurados numa varanda. Já foi mencionado que a quantidade de água para regar tem que ser de acordo com o tamanho do vaso, então, certifique-se que o tamanho dos vasos é apropriado ao tipo e quantidade de ervas, pois você pode plantar diversas espécies com a mesma característica no mesmo recipiente.  Observe o crescimento do seu jardim rápido e bonito.

Instale prateleiras para armazenar as ervas

Instale prateleiras para armazenar as ervas, mas você pode ser criativo e utilizar o que você tem na sua casa, por exemplo, um móvel com gavetas. A maioria das ervas ostenta o seu melhor sabor antes de florescerem, por isso, esteja alerta – uma vez que deu flor, as folhas novas surgem pequenas e azedas, não colha! Se a sua plantação começar a florescer na velocidade da luz, corte cerca de um terço, assim ela ganha um novo estímulo para nova produção. Ter um jardim de ervas em casa ou no apartamento é uma possibilidade maravilhosa, e, além disso, você não precisa sair correndo e enfrentar fila para comprar o seu alecrim ou salsa. Invista na sua própria horta de ervas.

Gostou da ideia de ter seu próprio jardim de ervas em seu apartamento?! Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!