8 itens indispensáveis em uma cozinha gourmet | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3646:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

8 itens indispensáveis em uma cozinha gourmet

Julia Maretto Julia Maretto
MAISON SAVOYE Adegas modernas por Barbara Dundes | ARQ + DESIGN Moderno
Loading admin actions …

Gourmet significa uma cozinha mais elaborada, uma gastronomia que vai a fundo em todos os detalhes de um prato, desde a sua preparação até à sua apreciação – ou melhor, a hora de H – o momento de comê-lo. 

Essa expressão remete a uma ideia de alta cozinha, uma culinária como arte. A palavra tem origem francesa e quer faz referência a um conhecedor e entendedor de bebidas e iguarias, além, claro, de um provador de vinhos. Ou seja, paladar apurado e prazeres da mesa. 

Com essa ideia em mente, vamos pensar na decoração de um espaço gourmet. Ou seja, um espaço destinado à prática da mais alta gastronomia. Pode ser tanto em uma cozinha propriamente dita ou em um espaço integrado da varanda. Seja como for,o espaço integrado é a dica principal. Para tal, alguns itens são indispensáveis em uma cozinha gourmet. Descubra quais! 

Praticidade

Apartamento Campo Belo 02 Cozinhas modernas por Karen Pisacane Moderno
Karen Pisacane

Apartamento Campo Belo 02

Karen Pisacane

Armários, uma bela geladeira e um piso fácil de limpar, onde a sujeira não fica tão visível nem impregnada são essenciais em uma cozinha gourmet. Além de ser bonita e agradável, a cozinha deve ser prática, pois é um ambiente de trabalho e por onde passa muita gente. Tem que estar sempre limpa. E precisa de facilitar a vida do chefe. 

Churrasqueira e fornos

Para um bom chef gourmet, o fogo é um elemento muito importante. Afinal, é o fogo que prepara nossos alimentos. Para isso, uma cozinha gourmet merece uma bela churrasqueira e diversos tipos de fornos, além do fogão da melhor qualidade possível. Leia aqui, mais exemplos de cozinhas com churrasqueiras, inclusive em apartamentos!

Cooktop e exaustor

As cozinhas com ilhas têm uma característica demais: deixam o cozinheiro próximo dos convidados. A bancada de refeições faz com que o chef não ficar isolado e a preparação da comida seja um grande espetáculo! O fogão aconselhável para esse tipo de bancada é o cooktop. Ele tem apenas a parte de cima dos fogões tradicionais. A parte do forno geralmente tem que ser comprada separadamente e alocada em outro lugar na cozinha. Na cozinha da foto, o forno foi colocado entre os armários. A vantagem disso é que você pode escolher o forno que melhor se adapta ao seu uso. Dessa forma, acabamos comprando um forno melhor e mais moderno.   

Bela mesa de jantar

Uma bela mesa de jantar é indispensável em uma cozinha gourmet. Afinal, depois de preparar o belo prato, nada como um lugar apropriado para apreciar os prazeres da gula! Então, capriche e, com certeza a comida vai ficar ainda mais gostosa!! Essa varanda gourmet da foto é de Diogo Ribeiro Arquitetura e prova que a cozinha gourmet também pode ser uma varanda gourmet!

Bom humor

Bom humor é fundamental! E em qualquer situação e relação. Como cozinhar é um relacionamento com a comida, um fazer onde o chefe de cozinha coloca seus saberes e intenções na preparação do prato, o bom humor é indispensável!! O pano de prato da decoração dessa cozinha é maravilhoso e impagável!!

Louça

Madeira em pauta para um casal que adora receber por Helô Marques Associados Rústico
Helô Marques Associados

Madeira em pauta para um casal que adora receber

Helô Marques Associados

Uma louça fina e de bom gosto ajuda na apresentação do prato. Não se esqueça de que a apresentação também é muito importante na gastronomia. Certos chefes são especialistas nisso. E a louça tem um papel importante para encher os olhos e dar água na boca.

Canto do sommelier

A apreciação de vinhos é uma característica do universo gourmet. Combinar o vinho certo com cada tipo de refeição é uma arte. Por isso, sua cozinha gourmet, merece um cantinho de degustação de vinhos e bebidas. Para isso, além de uma adega para a manutenção correta de cada tipo de bebida, uma sugestão é decorar o ambiente com poltronas confortáveis para os momentos de degustação. Nessa casa foi criado um móvel especial para receber todos os vinhos. Para o ambiente, foi criada uma atmosfera única com objetos no estilo Steampunk. As poltronas são perfeitas para a degustação dos vinho e da mais alta gastronomia. 

Canto da máquina de café

Café também é uma paixão gourmet deliciosa. Ainda mais no Brasil, com a quantidade maravilhosa de cafés espetaculares. Nada melhor do que aproveitar essa riqueza brasileira e criar um cantinho charmoso do café na sua cozinha gourmet. O canto do café dessa foto ganhou até uma parede em lousa, bem no clima de um café charmoso da esquina. Aqui, você pode ousar na decoração. Outra ideia é utilizar os sacos de café com o logo Café do Brasi, por exemplo. Uma bela máquina de café é um charme. Assim fica fácil e mais bonito e gostoso para aprender a diferenciar e identificar distintos aromas e sabores encontrados nos nossos cafés!

O que falta para você ter uma cozinha gourmet em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!