De casa caindo aos pedaços a lar fabuloso

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

De casa caindo aos pedaços a lar fabuloso

Julia Maretto Julia Maretto
Casas  por FGMarquitecto
Loading admin actions …

Muitas pessoas acreditam que uma casa recuperada e reformada possui mais alma do que uma casa nova e moderna. Uma casa reformada dá uma sensação bem maior de um lar. É o que acontece, principalmente nos casos de casas centenárias reabilitadas. 

As casas centenárias conservam têm características opostas bem fortes. Por um lado, são um valioso testemunho do passado: as formas de viver, os tipos de casas e arquiteturas. Por outro lado, são lugares a serem reutilizados, pois ainda guardam características necessárias para a vida moderna. Ou seja, ainda podem ser utilizadas muito bem para a vida moderna.

Com esse lema na cabeça, o arquiteto Fernando García Molino, da FGM Arquitecto, segue reformando e dando novos significados e novas vidas para casas antigas e velhas. Seu lema é: vida nova para as casas velhas.

Venha junto com a homify conhecer o projeto de recuperação de uma casa em Chelva, Valência.

Antes: a fachada abandonada

O sonho do arquiteto, morador de uma cidade pequena na Espanha, é reativar casas abandonadas. Principalmente por causa da crise espanhola, muitas cidades têm ficado com casas abandonadas ao léu, sem ninguém. 

É o caso dessa em Arrabal de Chelva, há muito tempo abandonada, sem ninguém, que estava em péssimas condições, quase caindo aos pedaços. A estrutura estava se deteriorando. As paredes infiltradas com umidade, as vigas de madeira se despedaçando.

Depois: a fachada recuperada

O branco da nova fachada se destaca. Atá a rua ganhou nova vida com a reforma dessa casa. A diferença entre o antes e depois é gritante, como podemos ver nessa foto de Ben Lustenhouwer.

O branco típico do estilo espanhol, somado à nova sacada criada na fachada não só são surpreendentes, como também iluminam muito bem o novo lar. 

Antes: a cozinha

A cozinha antes da reforma estava realmente em um estado deplorável. O estado das paredes era horroroso. Não havia mais revestimento nas paredes. Muitos lugares estavam quebrados e literalmente caindo. Mas o arquiteto percebeu que essa cozinha poderia virar algo inesperado!

Depois: cozinha toda reformada

A nova cozinha manteve o estilo com vigas de madeira aparentes. As paredes e pisos foram todos recuperados. A bancada e os armários ganharam novas estantes, mas tudo mantendo um estilo rústico. Prova disso são os armários abaixo da pia e a escolha por azulejos azuis claros. 

Depois: sala de estar eclética

Uma curiosidade do projeto é que os próprios proprietários participaram trabalhando na reforma, trabalhando  sala de leitura. E esse é o tomo de toda a decoração da casa: um ambiente intimista cheio de história. O importante é criar uma decoração aconchegante com muita história para contar. Por isso, a manutenção de grandes portas de madeira escura, a mesma madeira das vigas estruturais do teto. 

Depois: quarto

O quarto ficou bem prático e simples. Ao gosto dos moradores. A estrutura da cama em madeira clara não compete com o ponto alto desse quarto: o teto ondulado típico da arquitetura espanhola. Paredes onduladas aconchegantes para um sono mais tranquilo. 

Antes: o teto

O teto não possuía forro algum e o revestimento das paredes, já por natureza irregulares, estava em péssima situação. Aqui, o arquiteto teve que intervir muito rápido e com maestria. 

Depois: sala de estar no teto

A solução encontrada foi criar um forro de madeira rústica, mas em cor clara para o teto. Isso aproveita bem o pé direito alto do cômodo e cria um mezanino espaçoso. Aqui, optou-se, em contraste com as paredes irregulares mantidas no quarto, por refazer as paredes, agora lisas e modernas. 

Depois: mezanino encantador

Por ser um cômodo no teto, em estrutura 360°, pode-se criar vários ambientes em um só. Nesse canto, um charme só. Uma pequena lareira com poltronas de diversos estilos criam um ótimo canto para relaxar e curtir noites de friozinho. Interessante também a ideia de usar uma luminária no meio das poltronas, bem baixa, quase na altura da lareira. 

Gostou da transformação?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!