12 Ideias Maravilhosas Para Aplicar No Corredor Externo De Sua Casa | homify 12 Ideias Maravilhosas Para Aplicar No Corredor Externo De Sua Casa

12 Ideias Maravilhosas Para Aplicar No Corredor Externo De Sua Casa

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
P11 ARQUITECTOS Casas modernas
Loading admin actions …

O corredor exterior para entrar em sua casa é parte do que você quer mostrar às visitas que estão chegando, ele é o cartão de visitas da sua casa. Quando você mesmo está chegando em casa, quer ser recebido em um corredor externo que seja o mais agradável possível, com simplicidade e beleza.

Vamos mostrar a você 12 ideias de soluções que pode adotar e modificar para aplicar em seu corredor exterior, tanto na entrada na entrada de sua casa quanto nos fundo e laterais, ajustando às dimensões e características de seu espaço. Com estas inspirações, poderá fazer algo que seja original e único para a sua casa!

Circulação mínima

Os corredores externos de casas geralmente são criados de duas maneiras. A primeira delas é proposital, na entrada, e o corredor é um caminho a ser percorrido para chegar em casa. A segunda é quando o corredor está na lateral ou nos fundos da casa, gerando uma área que, na maioria das vezes, é residual, ou seja, não tem um uso específico e fica meio abandonada.

Essas casas com corredor lateral ou nos fundos provavelmente foram construídas respeitando um recuo exigido pela prefeitura municipal. Isso pode variar muito de lugar para lugar, mas se o morador ou moradora quer construir uma parede que possua janelas, tem obrigatoriedade de deixar um recuo de 1,20 ou 1,50cm do terreno vizinho. É esse distanciamento que acaba gerando o corredor externo estreito.

Como o corredor externo de casas geralmente é assim estreito, é importante ficar atento à área mínima de circulação. O recomendado é que é exista uma passagem de pelo menos 80cm para que o trajeto seja confortável. Sendo assim, em um corredor lateral de casas de 1,20m de largura, o que for colocado ali – bancos, horta, canteiro, floreira – deve ter no máximo 40cm.

1. Com a elegância do mármore

Este espaço no exterior é muito simples, só tem como detalhe esta grande floreira construída com o mesmo material da da parede. Neste caso é um material que imita mármore, mas você pode fazê-la usando o mesmo revestimento que tem na parede exterior de sua casa: ladrilhos, pedra, parede lisa. 

iluminação no corredor externo é outro detalhe que você não deve deixar de lado.

Além de revestimento, o mármore com o acabamento flameado ou jateado também pode ser utilizado como piso corredor externo.

2. Com uma espreguiçadeira para quando cansar

Este espaço exterior é amplo e tem uma bancada ao final. A solução buscada para esse espaço foi colocar uma espreguiçadeira e alguns detalhes que o tornam quase parte da entrada da casa. Para deixar ainda mais original é possível colocar mais móveis e detalhes que lembrem o estilo da sua casa. Te damos uma ideia, mas a criatividade não tem limites.

3. Um simples espaço com plantas

Neste projeto, a simplicidade do corredor é suavizada pelas plantas, de um lado só. É preciso pouca manutenção, especialmente para essa planta (espada de São Jorge), e não ocupam um espaço grande da entrada da casa, sendo perfeito para acrescentar verde em locais menores.

Essa ideia de corredor externo com plantas pode ser utilizada tanto nos corredores de chegada em casa – como é o caso desde projeto – como nos laterais, criando um jardim corredor externo.

4. Corredor largo com verde em ambos os lados

Neste grande corredor, as laterais estão descobertas e possuem algumas plantas ornamentais, que permitem suavizar a entrada com a cor verde intensa. 

O teto cobre exatamente o piso que leva à porta principal, com boa iluminação em todo o caminho.

5. Completamente descoberto

Se a entrada de sua casa tem um corredor externo completamente descoberto, aproveite para cultivar plantas que necessitem de sol –  e com flores – deixando-o ainda mais bonito. Esta é uma forma de fazer a entrada de sua casa um lugar especial, uma parte interessante de sua residência, que não passe despercebida.

6. Aconchegante

A ideia de corredores externos decorados com plantas é incrível! Nesse espaço residual ao lado de um apartamento, foi instalada uma bancada com banquetas, um banco para descanso e uma mesinha de apoio lateral. 

Nesse projeto, existem algumas janelas de banheiro e também uma porta para corredor externo, por onde acontece o acesso ao novo espaço de lazer. Para tornar o espaço mais aconchegante, foi aplicado revestimento no muro e instalado um piso de porcelanato de imita madeira. Se você pretende ter um espaço parecido com esse, sempre é indicado colocar um piso que lembre espaços de jardim, como pedras, materiais que imitam madeira ou deck de corredor.

7. Parcialmente fechado

Neste projeto arquitetônico, este interessante corredor é parcialmente fechado ao longo das escadas, que existem para corrigir o desnível que existe entre a entrada e a casa. 

Portas na lateral dão acesso a um depósito, uma solução para guardar objetos que não se usam com frequência: itens de jardinagem, malas entre outros.

8. O branco se impõe

Neste grande espaço, o branco está nas paredes e piso. A pérgola é bastante neutra em um cinza bem claro. Como vimos em outros projetos, são as plantas que dão um toque de cor a este espaço exterior. 

Além de amplo, ele é bem iluminado e tem plantas de a ambos os lados, com uma pequena palmeira em um vaso ao lado da porta que é um elemento bem marcante nessa decoração de corredor externo.

9. Uma pérgola de cobertura

Esta solução para um espaço externo é muito versátil. Com uma pérgola, você pode cobrir e proteger a entrada de sua casa, permitindo que a luz passe filtrada, mas ainda protegendo da chuva.

A pérgola pode ser mais ou menos transparente, dependendo de seu material e design. Existem diversas opções de pérgolas para consultar antes de escolher pela sua. As plantas ao lado dão, mais uma vez, um toque especial ao ambiente.

10. A sobriedade

Muita luz, cores sóbrias e apenas uma planta para humanizar esta entrada. A cor preta forma parte do desenho, com textura na parede do fundo. A janela do piso ao teto também tem um design diferente, já que o vidro está em uma quina, permitindo visão total ao exterior, sem nenhum elemento visual atrapalhando.

11. Inspiração tropical

A decoração desse corredor estreito externo é muito simples e deu um ar super tropical. As plantas estão tanto no chão quanto na parede e o piso recebeu apenas pedrinhas brancas com placas de pedra.

Esse espaço é a prova de que com poucas modificações é possível ter mais um ambiente muito aconchegante na sua casa.

12. Teto, pérgola, parede e espaço aberto

Esse corredor externo coberto leva os visitantes e os moradores até a porta de entrada. A pérgola de um lado do teto permite que as plantas, junto a parede, recebam luz, chuva e cresçam belas e saudáveis.


Dicas para um corredor externo decorado

caminho lateral Studio² Jardins modernos
Studio²

caminho lateral

Studio²

Não importa as suas peculiaridades – sempre há uma solução para a decoração de corredor lateral externo a fim de deixá-lo mais bonito, agradável e convidativo. Quer ver?

Jardim vertical fica lindo no corredor externo! Mas cuidado com as proporções: corredores estreitos pedem suportes e plantas mais discretos. Mas se o corredor lateral externo for mais largo, invista em um jardim vertical exuberante. Para corredores laterais mais descontraídos, uma ideia simpática e gostosa é uma hortinha vertical com ervas fresquinhas e saudáveis.


Escritório Jardim CP Paisagismo Jardins modernos
CP Paisagismo

Escritório Jardim

CP Paisagismo

Outra possibilidade charmosa é plantar, no pé do muro, hera, trepadeiras com flores. Pense no perfume inconfundível do jasmim nas noites quentes. Árvores frutíferas de menor porte também são uma ideia literalmente deliciosa.

Residência Contemporânea Studio² Casas modernas
Studio²

Residência Contemporânea

Studio²

O corredor externo de casas pode receber ainda canteiros em madeira natural ou grandes vasos coloridos. Outras sugestões para o muro são madeira ripada sem frestas e/ou em pedra filetada clara; ou madeira ripada com frestas como suporte de plantas e vasinhos. Já a pintura em cores fortes vai alegrar e destacar as plantas. Por fim, para um corredor externo coberto, o pergolado em madeira é imbatível! 

Qual corredor externo combina mais com sua casa?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!