8 dicas para realmente organizar sua casa (e mantê-la assim)

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A organização da casa pode ser muito mais eficaz se você seguir algumas dicas básicas que ajudam na hora de colocar ordem e limpar os diferentes espaços. Comece por arrumar e cuidar de cada ambiente, de modo que ele se mantenha sempre assim.

Depois, faça um checklist, ou seja, uma lista de tarefas a realizar para organizar e limpar a casa e siga-a religiosamente. Também é imprescindível que você doe ou venda tudo de que não precisa mais.

Para manter a ordem, atribua um lugar para cada coisa e, assim, ter sempre tudo à mão. Já para lidar com o apego, crie uma caixa ou armário para aquelas coisas que têm valor sentimental e se atenha a ela na seleção dos objetos.

Não se esqueça de se livrar da papelada, fazendo uma limpa pela casa e destinando o fruto disso à reciclagem. E, se você for do tipo mais organizado ou metódico, pode lançar mão de sistemas de organização de casa bem-sucedidos.

Acompanhe as nossas sugestões e coloque a sua casa em ordem de uma vez por todas.

Arrume e cuide

Não tem como fugir: para organizar a casa, é preciso arrumá-la e cuidar para que ela se mantenha assim. Portanto, continue com os cuidados diários, como passar a vassoura ou o aspirador de pó, tirar o pó das superfícies, arrumar as camas, dispor as almofadas do sofá da sala, lavar, enxugar e guardar a louça, estender as toalhas do banho e todas aquelas pequenas tarefas que proporcionam limpeza e ordem continuadamente. Não se esqueça, menos ainda, de regar e cuidar das suas plantas e flores e, especialmente, de dar toda a atenção às necessidades dos seus animais de estimação. Quem ama cuida – e isso vale para tudo, gente, casa, planta e bicho.

Faça um checklist

Apartamento Alto do Ipiranga: Cozinhas modernas por SP Estudio
SP Estudio

Apartamento Alto do Ipiranga

SP Estudio

Da mesma forma que você faz a lista de compras do supermercado para não se esquecer de nada, faça um checklist das tarefas que você tem cumprir diaria, semanal e mensalmente para dar conta de organizar a sua casa. Quinze a trinta minutos por dia são suficientes para manter a casa em ordem: camas feitas, louça lavada, papéis organizados, plantas regadas, vassoura e panos de limpeza passados, e assim por diante. Outra coisa que funciona é se concentrar em um cômodo diferente por semana, triando coisas e fazendo limpezas mais pontuais. Lembre-se de fazer a faxina mais pesada uma vez por semana, como lavar cozinha e banheiro, lavar e passar roupa, trocar roupa de cama e de banho. Também semanalmente ou uma vez por mês, faça as compras no supermercado e organize os mantimentos nos armários e na geladeira da forma mais prática. Voltaremos a falar sobre isso daqui a pouco. 

Venda o que você não precisa

Para se ter uma casa verdadeiramente organizada, a primeira coisa a se fazer é se livrar de tudo que você não precisa mais. Pegue três caixas – uma para coisas a guardar, outra para coisas a doar e a terceira para lixo – e vistorie cada cômodo da sua casa. Comece e termine cada vistoria antes de passar para o próximo cômodo. Você vai descobrir que tem muitas coisas de que não precisa, mas que podem ser úteis para outras pessoas, como por exemplo roupas, calçados, brinquedos, aparelhos eletrônicos, louças, panelas, toalhas de mesa e de banho, lençóis, cobertores, mantas, livros, revistas e uma infinidade de outras coisas. Se você quer se livrar de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos como geladeira, fogão, liquidificador, TV, aparelho de som, celulares, entre outros, e eles estiverem em excelente estado, você pode até vendê-los por meio de anúncios em sites da internet ou no seu próprio prédio ou em lojas vizinhas. Com o dinheiro ganho, você pode fazer muitas coisas que revertam em bem-estar na sua própria casa.

Dê-se uma recompensa

Todo mundo sabe que organizar e limpar a casa não são atividades exatamente fascinantes e é bem possível que a preguiça e o cansaço conspirem para que elas não sejam feitas com a frequência necessária. Tendo isso em vista, talvez a alternativa seja incorporar o hábito de se recompensar a cada tarefa ou conjunto de tarefas realizadas. Assim, deixar a cozinha limpa toda noite antes de deitar pode valer um episódio daquela série nova que você está acompanhando. E uma megafaxina, daquelas em que se limpam todas as janelas, paredes e portas, certamente vale um belo e longo banho de hidromassagem, com direito a sais de banho, cremes e velas perfumadas. Então, adote essa ideia: dê-se uma recompensa a cada meta vencida da sua checklist, desde que sejam coisas saudáveis (não vale se empanturrar de chocolate!).

Crie uma caixa para coisas sentimentais

Consultório: Escritórios  por Tais Lancates
Tais Lancates

Consultório

Tais Lancates

Nós também sabemos que é muito difícil desapegar-se de algumas coisas. Por isso, faça um pacto com você: mantenha só o que tiver muito valor sentimental para você. Para tanto, crie uma caixa para essas coisas sentimentais. Pode ser também um pequeno armário com gavetas, como este da imagem acima, que faz parte de um projeto de Taís Lancates. Assim, a cada armário, estante e caixa em que você fizer uma triagem, separe cartas, bilhetes, ingressos, brinquedos, cadernos, agendas, objetos de valor sentimental, e acondicione-os nas gavetas do armário pequeno ou na caixa de recordações. Depois, você pode até montar uns scrapbooks com parte desse material como forma de lembrança das mais variadas fases da sua vida. A técnica é divertida e deixa sempre à mão aquelas coisas de que você gosta tanto! 

Destine um lugar para cada coisa

Uma das principais regras da organização de casas é fazer com que cada coisa tenha o seu lugar. Assim, definido o local de cada coisa, fica muito mais fácil manter tudo em ordem e também achar qualquer item. Portanto, tenha estantes para livros, gabinetes no banheiro e na cozinha, armários para roupas, roupas de cama e toalhas, sapateiras, escrivaninhas, aparadores, buffets, mesas laterais, mesas de cabeceira, nichos e prateleiras, entre outros móveis. Cada peça dessas serve para organizar determinadas coisas em um determinado ambiente, facilitando – e muito – a sua vida. Depois de tudo guardado, você vai ver que tem espaço de sobra e que consegue encontrar o que quer que seja, desde que diariamente devolva as coisas utilizadas para os seus lugares específicos. Lembre-se de encontrar cantinhos especiais para chaves e ferramentas para não ter que perder tempo procurando-as. Ensine seus filhos a guardarem seus pertences com a mesma organização e a respeitarem a organização dos outros espaços da casa.

Use sistemas de organização

Se você quer facilitar ainda mais a sua vida, procure utilizar sistemas de organização da casa. Na estante de livros, por exemplo, você pode organizá-los por autor, título, assunto ou gênero, o que vai permitir com que você encontre um exemplar rapidamente. Papéis e agendas podem ser organizados em pastas e caixas- arquivo, de preferência por assunto. Como sistemas gerais de organização da casa, existem pelo menos dois que têm feito sucesso. Um deles, o FlyLady, é de origem americana e usa a organização para ajudar na limpeza da casa. Há uma ênfase na criação e execução de rotinas, como os quinze minutos diários para recolher coisas espalhadas e devolvê-las a seus lugares ou, ainda, a limpeza de um cômodo a cada semana com ações diárias e localizadas. O outro sistema, o dos 5S, é japonês e trabalha com os conceitos de utilização, ordem, limpeza, saúde e autodisciplina, que embasam ações consecutivas na organização da casa. O primeiro passo é o uso de três caixas que se destinam respectivamente ao lixo, à doação e à segunda chance, com a reutilização dos itens desta última caixa por você mesmo ou por outras pessoas, mas isso é só o começo de um processo mais amplo. Procure, pesquise: você vai encontrar outros sistemas de organização da casa e poderá aplicar aquele que mais combina com você.

Jogue a papelada fora

Um modo mais fácil de começar a desatravancar a sua casa e, em seguida, a organizá-la é se livrar da papelada que só acumula pó e forma montanhas em vários ambientes. Pegue uma sacola ou uma caixa e vá de espaço em espaço recolhendo papéis que não têm mais uso: jornais, revistas, extratos bancários, notas de compra, rascunhos, cadernos velhos, listas de compras e afazeres já executados, panfletos, folders, folhetos, calendários antigos, enfim, todo e qualquer pedaço de papel que possa ser destinado à reciclagem, que é um melhor fim para esse tipo de material. Quando tiver feito isso, você vai se sentir mais animado para dar prosseguimento à organização da casa. Para outras dicas sobre organização de casa, leia este artigo

Que dica você acha fundamental para a organização da casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!